• 27/09/2018

A previdência privada é a melhor opção para investir no futuro dos filhos ou netos?

previdencia privada para filhos

Ao formar uma família ou tendo estabilidade financeira é natural pensarmos quais seriam os melhores investimentos para o futuro financeiro dos nossos filhos e netos? Nesse artigo analisaremos a opção por previdência privada.

A previdência privada

Por anos a poupança ou a compra de imóveis eram as principais opções de investimento adotadas ao pensar nos filhos e netos. Com um mercado de capitais pouco desenvolvido, muita gente via esses investimentos como as únicas opções acessíveis e de baixo risco para esse investimento de longo prazo. Hoje em dia o produto com muita evidência para atender a essa demanda são as previdências privadas que, originalmente, são investimentos de longo prazo com vantagens tributárias. Apesar disso, as taxas exorbitantes cobradas pela grande maioria dos planos de previdência fazem com que esse investimento perca o seu apelo de longo prazo.

As taxas de carregamento e administração da previdência privada não condizem com a rentabilidade necessária para um investimento de longo prazo. Essas taxas acabam por corroer a rentabilidade dos investimentos, o que impacta fortemente no valor da reserva.

É comum uma família investir em três ou quatro planos de previdência diferentes, um para cada membro da família. É um erro, pois acaba-se pagando taxas superiores, por conta dos valores iniciais serem baixos. O ideal é que os recursos de todos sejam aplicados num único plano de previdência (desde que ele tenha baixa taxas e boa rentabilidade) para obter melhores taxas e, consequentemente, melhor rentabilidade.

O que fazer nesse caso?

A postura da Par Mais no que diz respeito às opções para investir no futuro dos filhos e netos é orientar os nossos clientes para incluí-los nos próprios investimentos. Ao investir, uma pessoa procura investimentos com uma boa relação de risco-retorno, gestores de qualidade, taxas condizentes com as de mercado, entre outras questões. Esse deve ser o mesmo racional utilizado para os investimentos da próxima geração, buscando assim maximizar a rentabilidade da reserva que você guarda para os seus filhos e netos da mesma forma que você busca maximizar a sua.

Existem várias alternativas de investimento de longo prazo que valem não apenas para os seus filhos, mas também para você.

Investir em NTN-Bs, ações e fundos mais arrojados como os multimercados tendem a valer a pena o risco maior no longo prazo. Além disso, nenhum desses investimentos tem taxa de carregamento, resgate ou outros abatimentos que penalizem o seu rendimento caso você decida buscar uma outra alternativa.

Mesmo se você for avesso a risco e prefira investimentos menos voláteis, existem alternativas viáveis como o Tesouro Selic, fundos de renda fixa, CDBs e LCIs. Esses são investimentos de baixo risco e baixa volatilidade que em muitos casos tem rendimento mais atrativo do que planos de previdência privada.

Ponto de atenção

Outro ponto com o qual devemos ter cuidado é a disponibilidade desse dinheiro para os jovens. Muitas vezes o dinheiro fica disponível muito cedo e a reserva de anos acaba sendo gasta em um prazo muito mais curto que o esperado. Investindo em títulos de renda fixa com vencimentos diferentes você pode criar uma reserva a ser disponibilizada aos poucos. Outra alternativa seria a compra de títulos de longo prazo que pagam cupons, ou seja, disponibilizam uma renda periodicamente, mas pagam o principal em um prazo mais longo.

É importante também investir na educação financeira dos jovens. Discernir quando e como gastar o dinheiro não é tarefa fácil mesmo para adultos, quem dirá para crianças e jovens, portanto educar sobre a relevância de sempre ter algum dinheiro guardado e como criar o hábito de poupar é também de suma importância.

Conclusão

A previdência privada, em muitos casos, não é a melhor opção para investir no futuro dos filhos e netos. As taxas excessivas cobradas pela maioria dos planos inviabilizam a previdência privada como investimento de longo prazo. Nós sugerimos incluir esse investimento junto com os seus próprios, adotando o mesmo critério que você usaria ao investir a sua própria reserva. No geral, observamos que investindo dessa forma é possível obter um rendimento superior ao de vários planos de previdência.

VAMOS ANALISAR O SEU PLANO DE PREVIDÊNCIA
E VER O QUE É MELHOR PARA VOCÊ

Exclusivo para planos de previdência do Banco do Brasil – Bradesco – Caixa – Itaú – Santander

Resumo
A previdência privada é a melhor opção para investir no futuro dos filhos ou netos?
Nome do artigo
A previdência privada é a melhor opção para investir no futuro dos filhos ou netos?
Descrição
A previdência privada, em muitos casos, não é a melhor opção. As taxas excessivas cobradas pela maioria dos planos inviabilizam a previdência privada. Essas taxas acabam por corroer a rentabilidade dos investimentos, o que impacta fortemente no valor da reserva.
Autor
Nome do editor
Par Mais

CATEGORIAS BLOG

CATEGORIAS BLOG

Deixe seu comentário