Wealth management: o que é e quais os benefícios?

  • 21/01/2022
Página inicial - Blog - Wealth management: o que é e quais os benefícios?

O wealth management é um serviço de consultoria combinado com outros serviços financeiros com o objetivo de facilitar a vida de pessoas e famílias que possuem grandes fortunas. 

Para o serviço, é feito o levantamento do patrimônio do cliente e realizada a coleta de informações sobre o perfil de risco e objetivos, para que seja traçada uma estratégia personalizada que atenda as necessidades de cada caso. 

Entenda neste artigo o que é o serviço, suas estratégias e como ele pode proporcionar tranquilidade e organização financeira.

O que é wealth management

Wealth management é um serviço prestado por consultorias que envolve a administração e manutenção de grandes fortunas. 

O foco do wealth management – também chamado de gestão de riqueza – não é apenas na aplicação do dinheiro e na gestão dos ativos financeiros, mas sim na administração do patrimônio como um todo, abrangendo as áreas jurídica, contábil, fiscal e de investimentos. 

O trabalho é realizado sempre com visão sistêmica, considerando todos os fatores e respeitando os objetivos e perfil de risco do cliente.


Estratégias do wealth management

O objetivo do wealth management é facilitar a vida do cliente. Para isso, algumas estratégias são adotadas pelas consultorias:

Análise da situação financeira

O primeiro passo é realizar uma análise e entender a situação financeira do cliente. Nesta etapa são discutidos os objetivos de curto, médio e longo prazo, a tolerância a riscos e estratégias para melhoria do padrão de vida da família.

Gestão de investimentos

Aqui são analisadas as melhores opções de investimento, considerando o perfil de risco, os objetivos e o momento de vida do cliente. 

Family Office 

O family office auxilia o cliente nas tomadas de decisões diárias e ajuda a melhorar a gestão da fortuna da família como um todo, envolvendo gestão profissional dos ativos, planejamento sucessório, eficiência tributária, entre outras questões.

Assessoria fiscal, jurídica e contábil

Aqui é feita a apuração de todos os impostos, com análises e estratégias para redução da carga tributária, sempre com base nas leis vigentes. Além de análises e consultorias sobre processos judiciais e administrativos que podem ocorrer.

Gestão de riscos

Nesta etapa, são analisados os riscos em que a pessoa está exposta e são indicadas as soluções mais adequadas para que o cliente fique assistido em qualquer eventualidade. 

Private banking x family office x wealth management

Esses três serviços podem ter algumas semelhanças, mas não são iguais. Veja as principais diferenças entre eles:


Private banking: 

Consiste em serviços bancários e financeiros para clientes com grandes volumes de aplicações financeiras. Esses clientes costumam receber atendimento diferenciado e alguns benefícios – como investimentos exclusivos, produtos com maior remuneração, consultorias e ofertas especiais de crédito – que clientes de varejo não possuem. 

Family office:

Também focado em famílias de alto poder aquisitivo, o serviço consiste em uma assessoria completa, englobando além de investimentos, questões como análise patrimonial, planejamento tributário e sucessório, levantamento de produtos de proteção – como previdência e seguros – dimensionamento do padrão de vida familiar, empoderamento dos herdeiros, entre outros.

Wealth management

Além de oferecer assessoria completa para famílias com grandes patrimônios, também engloba serviços de consultoria, planejamento e gestão, abrangendo as áreas jurídica, contábil, fiscal e de investimentos. Ou seja, um serviço ainda mais completo para quem quer cuidar corretamente do seu patrimônio. 

Tipos de Wealth

Os serviços podem ser divididos em diversas categorias, sendo os dois principais:

  • Family wealth management – Que tem o foco em toda a família, o que torna o trabalho um pouco mais complexo.
  • Private wealth management – focado em apenas uma pessoa, com o objetivo de otimizar o patrimônio do indivíduo

A importância do wealth management

O wealth management é um serviço para aqueles que se preocupam com a preservação e crescimento do patrimônio. 

É por meio dele que o cliente terá um diagnóstico da situação atual, além de um estudo completo sobre seus ativos financeiros.

Ele é usado para identificar desarmonias no acúmulo de ativos, ajudar nas decisões sobre as obrigações financeiras e alertar para os pontos críticos, especialmente quando existem riscos envolvidos.

É por meio do wealth management que o cliente terá sustentação ou melhora do padrão de vida, reduzirá os passivos e tributos e terá o patrimônio e os ativos financeiros alinhados aos objetivos, o que proporciona tranquilidade e organização financeira.

Wealth Management Tech

A wealth management tech realiza o mesmo serviço que a wealth management, com a diferença de fazer uso intensivo da tecnologia para oferecer as melhores soluções relacionadas às finanças. 

Dessa forma, os processos são automatizados, o que aumenta a eficiência no atendimento e oferece agilidade e segurança para os clientes. 

Conclusão

O serviço de wealth management oferece para os clientes que possuem grandes fortunas um diagnóstico da situação financeira atual, envolvendo não apenas a gestão de ativos financeiros, mas também questões como análises, assessoria fiscal, jurídica e contábil, planejamento sucessório e gestão de riscos. 

Resumidamente, é um serviço completo para quem busca a preservação e crescimento do patrimônio com organização, agilidade e segurança. 

Conheça o serviço de wealth management da ParMais:

Nossos artigos