Objetivos financeiros – Antes de investir você precisa definir um

  • 06/09/2018
Página inicial - uso consciente - Objetivos financeiros – Antes de investir você precisa definir um

objetivos financeiros

Para muitas pessoas, ter uma poupança e guardar dinheiro para o futuro é um grande desafio. Na sociedade atual em que vivemos o apelo para consumir é enorme, então esse impulso é completamente compreensível. Uma das maneiras de criar o hábito de guardar dinheiro e investir é estabelecendo objetivos financeiros.

1º Passo – Definir um objetivo financeiro claro e um prazo

Uma boa maneira de começar é estabelecendo um objetivo claro e de preferência com um prazo pré-definido.

Você sempre quis fazer um curso no exterior? Deseja reformar a sua casa? Quer dar a entrada em um imóvel ou talvez comprar um carro?

  • O objetivo quem deve definir é você, mas ele deve ser algo factível, que você consiga alcançar.
  • Depois de definir o objetivo, avalie quanto ele custa e quanto tempo você precisaria guardar o seu dinheiro para conseguir alcançá-lo.
  • O valor mensal que você se comprometer a guardar deve ser algo que caiba no bolso sem que você precise recorrer ao cheque especial, um cartão de crédito ou algum outro tipo de dívida.
  • Caso essa seja a sua primeira tentativa, sugerimos um objetivo de prazo não tão longo, como 1 ou 2 anos. Uma viagem ou a troca de um carro sem necessitar de financiamento seria algo nessa linha.

Caso você já tenha o hábito de guardar algum dinheiro, pode definir um objetivo mais arrojado, como a compra de uma casa ou de um negócio próprio ou até mesmo uma renda complementar para quando desejar parar de trabalhar.

2º Passo – Comece a investir para o seu objetivo financeiro

O segundo passo é provavelmente o mais difícil, que é o de juntar efetivamente o dinheiro.

Talvez nos primeiros meses não seja tão fácil e exija uma adaptação. Você provavelmente vai ter que frear o seu impulso de gastar um pouco mais em uma refeição ou em uma roupa, mas lembre-se que isso é para um objetivo específico, que você quer muito e vai alcançar se tiver força de vontade.

Se em um mês específico você não conseguir guardar exatamente a quantia planejada não se preocupe. Tente guardar um pouco mais no outro mês para compensar. Além disso é possível que você tenha alguma renda extra que te propicie adiantar seus investimentos. Guardar uma parte do 13º salário, do salário de férias ou de alguma outra renda pode te ajudar a cumprir o seu objetivo com ainda mais rapidez.

3º Passo – Invista o seu dinheiro com consciência

Quanto mais longo for o prazo do seu objetivo, mais risco poderá ser tomado, potencializando assim os seus rendimentos. Caso o seu objetivo seja de curto ou médio prazo, o risco dos seus investimentos deve ser menor. Lembre-se sempre de escolher um investimento aderente às suas necessidades. Caso o seu objetivo seja uma viagem em 1 ano, por exemplo, você não poderá comprar um LCI cujo prazo de resgate sejam 3 anos.

4º Passo – Desfrute do seu objetivo

A ideia inicial de estabelecer um prazo serve para dar um horizonte temporal, algo que facilite visualizar o objetivo sendo cumprido. Sendo assim, caso você tenha planejado guardar dinheiro e cumprir o objetivo em 2 anos, mas ao final do prazo ainda não tem dinheiro suficiente, não desanime, pois, você provavelmente estará mais próximo do objetivo do que estava anteriormente. Quanto mais disciplina nos gastos você tiver, mais rapidamente vai alcançar o objetivo.

Depois disso vem a parte mais fácil, que é desfrutar. Aproveite o fruto do seu esforço e depois volte a se planejar para alcançar um novo objetivo.

Depois dessa primeira experiência você pode talvez até se aventurar estabelecendo objetivos simultâneos. Talvez você queira poupar para complementar a sua aposentadoria enquanto junta um dinheiro para comprar a sua casa. Isso tudo vai depender apenas da sua capacidade de poupança e quanto mais tempo você tiver até o objetivo, mais o dinheiro vai trabalhar para você e te ajudar a cumpri-lo.

Conclusão

Objetivos financeiros são muito importantes pois eles motivam as pessoas a poupar e investir. Estabelecendo um objetivo claro, bem definido e com um prazo, você tem uma chance maior de alcançá-lo do que se tentasse guardar dinheiro sem um objetivo pré-estabelecido. É importante decidir por algo que caiba no bolso, que seja factível, para que não haja frustração. Crie a sua poupança e invista com consciência para o seu objetivo ser alcançado.

 

Onde você está, aonde quer chegar?
Nossa função é tornar sua jornada mais rápida e mais rentável. Escolhemos com você os investimentos que precisa, alinhados às suas necessidades. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 1

       

Últimas publicações