Consultoria Financeira – o que é e como funciona?

  • 11/05/2021
Página inicial - Vida financeira - Consultoria Financeira – o que é e como funciona?

O serviço de consultoria financeira consiste na avaliação e organização das finanças. Ele oferece soluções e define estratégias para ajudar na tomada de decisões para alcançar os objetivos.

Neste artigo, vamos explicar o que é uma consultoria financeira e quais as suas áreas de atuação.

O que é consultoria financeira?

A consultoria financeira ajuda a organizar as finanças e na tomada de decisões. O serviço consiste na avaliação da situação financeira da pessoa, família ou empresa e busca as melhores soluções e estratégias para alcançar os objetivos.

Ao buscar uma consultoria financeira, você conta com profissionais de diversas áreas para analisar, planejar e traçar as melhores estratégias financeiras e de investimentos, de acordo com seu momento de vida e necessidades.

Antes de escolher uma consultoria financeira, busque saber se os profissionais que serão contratados trabalham alinhados aos seus objetivos e sem conflitos de interesses. Dessa forma, você tem certeza que eles estarão buscando o que é melhor para você.

Áreas de atuação da consultoria financeira

Uma consultoria financeira pode atuar em três áreas:

  • Consultoria pessoal ou familiar;
  • Consultoria empresarial;
  • Consultoria de investimentos.

Consultoria financeira pessoal ou familiar

Este tipo de consultoria pode ser individual ou familiar. Nela, o consultor financeiro pessoal é responsável por avaliar e organizar a vida financeira dos clientes para que eles alcancem os objetivos financeiros da melhor maneira possível, sempre buscando por estratégias alinhadas ao momento atual de vida.

Em uma consultoria financeira pessoal ou familiar, são abordadas seis áreas:

1 – Planejamento de rendas e despesas

Aqui, o principal é levantar minuciosamente a vida financeira da pessoa. Com essas informações, é possível entender o fluxo de rendas e despesas, o comportamento do indivíduo ou da família e, assim, planejar as estratégias a serem adotadas para possíveis ajustes. Nesta etapa também são definidos os objetivos financeiros.

Saiba mais: Planejamento financeiro: você precisa elaborar o seu!

2) Gestão de ativos e investimentos

Em uma consultoria pessoal, também são analisados, comparados e indicados os melhores caminhos a seguir em relação aos investimentos financeiros, sempre alinhados ao momento de vida e aos objetivos de curto, médio e longo prazo, indicando a melhor estratégia de investimento para cada um deles.

3) Planejamento de aposentadoria

Quando temos clareza dos objetivos, conseguimos traçar metas que impactarão na aposentadoria. Por isso, nesta fase, é feito o dimensionamento do capital necessário para gerar renda para o futuro.
Para isso, é considerado um orçamento estimado, analisando o INSS e – se for o caso – a previdência privada e é definido um plano para que a pessoa saiba exatamente o que fazer para ter o padrão de vida desejado quando decidir parar de trabalhar.

4) Planejamento sucessório

Aqui são pensadas estratégias para organizar e agilizar o processo de sucessão de bens, ou seja, com quem ficará a herança ou patrimônio que a pessoa construiu. Nesta fase, tudo é pensado de acordo com os objetivos e a estrutura familiar para proteger o patrimônio, evitar brigas familiares e diminuir os custos com impostos e advogados.

Conheça nosso guia de planejamento sucessório

5) Planejamento tributário

Para o planejamento tributário, são avaliados os impactos dos impostos no trabalho e também na vida financeira. Com base nas leis vigentes, são pensadas em estratégias para diminuir o peso dos tributos sobre as receitas. Além disso, analisando a declaração de IR, é possível verificar se há concordância nos dados ou se a pessoa está exposta a riscos.

6) Gestão de riscos e seguros

Nesta etapa, são analisados os riscos em que uma pessoa está exposta e são indicadas as soluções mais adequadas para que ela e sua família fiquem assistidas em qualquer eventualidade.

Por exemplo: uma família em que apenas o marido ou esposa possuem renda, com filhos e pouco patrimônio acumulado. Essa família estaria totalmente desprotegida na falta do principal provedor, caso não possua um seguro de vida.

Saiba mais: guia de seguros

Consultoria financeira empresarial

Na consultoria financeira empresarial, são analisados, de forma imparcial, o atual momento da empresa e os pontos fortes e fracos. Assim, é possível identificar as oportunidades de melhoria e montar uma estratégia de fortalecimento da empresa.

A consultoria financeira empresarial atua nas seguintes áreas:

1) Planejamento estratégico financeiro

Nesta fase, é feito um diagnóstico da situação financeira da empresa e os objetivos são definidos.

São apresentadas estratégias para alcançar resultados levando em consideração a capacidade da empresa e o cenário econômico no qual ela está inserida. Além disso, as variáveis que podem afetar os resultados esperados são avaliadas, possibilitando ao gestor ter ferramentas – relatórios e informações – para a tomada de decisões.

2) Valuation

É realizada a avaliação financeira da empresa para estimar o seu valor real ou o valor mais próximo da realidade possível.

De forma resumida, é um processo que combina várias metodologias para definir quanto a empresa vale, e, se for o caso, prepará-la para a venda.

3) Análise de viabilidade financeira

Essa análise é feita para identificar o retorno do investimento por meio do levantamento de dados, elaboração de cenários, cálculo do payback e taxa interna de retorno.

Assim, antes de investir na expansão ou em uma futura empresa, você conta com esse serviço como suporte para a tomada de decisão,

4) Consultoria financeira e administrativa

A consultoria financeira e administrativa está relacionada à administração dos recursos financeiros da empresa, atuando no controle das despesas, na definição dos centros de custos e estruturação de regimes de caixa e competência. Além de definir políticas de capital de giro, distribuição de lucro e estrutura de capital.

5) Reestruturação

A reestruturação busca reduzir a carga de trabalho dos diretores e facilitar o dia a dia de trabalho com propostas e implementação de melhorias nos seguintes setores da empresa: administrativo, financeiro, tributário, modelo societário, gestão de equipe e planejamento financeiro estratégico.

6) Gestão de recursos financeiros

Essa parte da consultoria identifica as melhores opções de investimentos para os recursos da empresa e realiza a gestão desses recursos, controlando diariamente aplicações e resgates. O objetivo é maximizar os ganhos financeiros por meio dos melhores produtos de investimentos e das melhores taxas de remuneração.

Consultoria de Investimentos

Esta área busca os melhores investimentos e rentabilidades para o patrimônio do cliente, tanto pessoal quanto empresarial.

Além disso, a consultoria mapeia e monitora constantemente o cenário macroeconômico e as novas oportunidades, além de ser responsável por gerir e acompanhar diariamente as aplicações dos clientes, diminuindo custos, tributos e melhorando a sua rentabilidade.

Nesta área, geralmente o trabalho é realizado por wealth managements – gestão de patrimônio – que são responsáveis por administrar o patrimônio das pessoas de maneira inteligente e com gestão ativa, rebalanceando a carteira de forma constante e com movimentos estratégicos e táticos, buscando a melhor relação entre risco e retorno.

Somos a primeira wealth management tech do Brasil. Entenda!

É aqui também que é definido o perfil de risco do investidor, para que os investimentos estejam sempre alinhados aos objetivos e momento de vida.

Na ParMais, desenvolvemos a BIO Financeira, um algoritmo próprio que ajuda a definir a melhor estratégia de investimentos.

Com a BIO financeira, além do perfil de risco, analisamos a sua vida como um todo, considerando o momento atual, seus objetivos e sua capacidade financeira e patrimonial. Assim, indicamos a estratégia de investimento mais adequada para as suas necessidades e indicamos também o valor ideal para a reserva de emergência.

Quer saber como está a sua BIO Financeira? Clique aqui!

Conclusão

As finanças pessoais e empresariais possuem diversos setores que merecem atenção. Cada um deles abrange etapas importantes a serem trabalhadas para obter sucesso e alcançar os objetivos desejados.

Por isso, uma consultoria financeira profissional é tão importante. Ela muda a forma como você administra seus recursos e toma suas decisões financeiras. Ela pode trazer resultados muito positivos, pois sabendo gastar, otimizando e protegendo os recursos e investindo melhor, a rentabilidade aumenta e fica mais fácil atingir os seus objetivos.

Além disso, delegar a responsabilidade das suas finanças a um profissional sem conflito de interesses dá mais segurança e liberdade para você focar no que realmente importa para a sua vida.

Com uma boa consultoria financeira, a sua relação com o dinheiro tende a prosperar, tanto na sua vida pessoal quanto empresarial.

Quer ter uma consultoria financeira personalizada?

Deixe seu comentário

Comentário(s): 24

       
  1. bom dia preciso saber como fuciona a consultoria de investimento precos e alguns outros detalhes

    1. Heder, bom dia!
      Ficamos felizes pelo seu interesse.
      Um dos nossos especialistas entrará em contato com você.
      Sucesso!

  2. De certeza que foi uma óptima aula, quando se trata de finanças a Parmas tem tudo que precisamos.
    Agradeço pelo conteúdo e continuem assim.

    1. Que bom que gostou do conteúdo!
      Agradecemos por ser nosso leitor e convidamos para conhecer nosso blog, com mais de mil artigos. Se quiser ficar por dentro do cenário econômico e saber mais sobre investimentos, assine gratuitamente o podcast semanal do nosso gestor Alexandre Amorim.
      Sucesso!

Mais comentários

Últimas publicações