Bem-estar financeiro: saiba o que é e conheça os benefícios

  • 18/02/2022
Página inicial - Blog - Bem-estar financeiro: saiba o que é e conheça os benefícios

O bem-estar financeiro está ligado a cumprir plenamente as obrigações financeiras e se sentir seguro em relação ao dinheiro. 

Para alcançá-lo, questões como controle financeiro, objetivos, tranquilidade e liberdade financeira devem ser levadas em consideração. 

Entenda neste artigo o conceito de bem-estar financeiro e os benefícios que ele pode trazer para a sua vida. 

O que é bem-estar financeiro?

O bem-estar financeiro consiste em ter segurança e confiança em relação ao dinheiro e conseguir cumprir os compromissos de todos os meses sem grandes esforços ou preocupações. 

Ele influencia em todas as áreas da vida, pois quando as finanças estão organizadas e em dia, fica mais fácil lidar com imprevistos, traçar novos objetivos e ter liberdade para fazer escolhas. 

Bem-estar financeiro está ligado com ganhar muito dinheiro?

Não necessariamente. Ou seja, ganhar bem não significa que a pessoa terá bem-estar financeiro, pois está ligado com a organização e planejamento das finanças. 

Vamos usar como exemplo duas pessoas que ganham o mesmo salário. 

Uma delas gasta sem controle nenhum e é comum fechar o mês no negativo para manter o padrão de vida, muitas vezes entrando no cheque-especial, recorrendo a empréstimos ou pagando a fatura mínima do cartão de crédito.  

A outra pessoa, com o mesmo salário, consegue pagar todas as contas em dia e ainda poupa para os objetivos, mantendo um padrão de vida confortável. 

Neste exemplo, podemos dizer que a pessoa que tem as contas organizadas e planeja o futuro possui bem-estar financeiro. 

Tranquilidade e equilíbrio

A tranquilidade e o equilíbrio financeiro são alcançados quando a pessoa consegue organizar as contas, poupar para o futuro e alcançar os objetivos. E isso somente é possível com um bom planejamento e controle financeiro. 

Como vimos no exemplo, não é a renda que define o bem-estar financeiro. Existem pessoas com grandes salários que passam por dificuldades, enquanto outras, com renda mais baixa, conseguem alcançar o equilíbrio nas contas e ter tranquilidade. 

Benefícios do bem-estar financeiro

Alcançar o bem-estar financeiro traz benefícios importantes para a sua vida. Veja os principais: 

Controle financeiro

Você controla o seu dinheiro, e não ao contrário. Ter um controle financeiro traz a tranquilidade de que suas obrigações serão cumpridas e que você terá recursos para passar o mês inteiro. 

Não causa estresse e conflitos

O controle e planejamento financeiro afetam diretamente a sua saúde mental e seu humor. Quando se tem as finanças organizadas, diminuem as preocupações com dívidas, com imprevistos e em manter o padrão de vida, o que evita muita dor de cabeça e até mesmo brigas entre familiares. 

Liberdade financeira

Você tem o poder de controlar as suas finanças e pode realizar escolhas de acordo com o que realmente importa e faz sentido para você. Isso faz com que você aproveite a vida sem culpas. 

Não se apavora com gastos imprevistos 

Criando e mantendo uma reserva de emergência você está preparado para passar com mais tranquilidade por alguma situação inesperada. Tendo uma reserva, não é necessário recorrer a empréstimos bancários ou pagar a fatura mínima do cartão de crédito. Além disso, a reserva ajuda a diminuir o transtorno emocional ao lidar com adversidades.

Gestão de patrimônio e de riscos

Tendo clareza da sua situação financeira, fica mais fácil visualizar o futuro e buscar por soluções que irão facilitar a sua vida, como contratar um seguro de vida, escolher um plano de saúde ou realizar um planejamento sucessório. 

Mais fácil de alcançar os objetivos 

Com as finanças organizadas, fica mais fácil definir metas e prazos, poupar e fazer investimentos para alcançá-las. Pode ser que demore um pouco para conquistar tudo o que pretende, mas o fato de se sentir no caminho para realizar o que deseja eleva os níveis de bem-estar financeiro. 

Conclusão

Estar com as finanças em dia e organizadas provocam o chamado bem-estar financeiro, que é aquele sentimento de tranquilidade e segurança quando o assunto é dinheiro. 

Entre os benefícios, podemos listar a diminuição do estresse, a liberdade de escolhas, a tranquilidade para passar por situações adversas, melhor visualização do futuro e facilidade para alcançar os objetivos.  

Comece hoje mesmo a organizar as suas finanças para conquistar o tão sonhado bem-estar financeiro e ter uma vida mais tranquila. 

Nossos artigos