Sua conta
  • 03/05/2019

O que é rebate?

Início / Investimentos / O que é rebate?
o que é rebate

Rebate é a palavra que descreve a “comissão” que uma gestora paga para quem distribui um fundo de investimento. Todos os fundos de investimentos possuem uma taxa de administração, que serve para pagar os profissionais envolvidos na operacionalização e um percentual desta taxa de administração (que pode variar de 15% a 35%) é pago aos distribuidores. Geralmente os bancos e as corretoras são responsáveis por distribuir os fundos de investimentos.

O investidor não percebe o pagamento desta “comissão” porque a taxa de administração é cobrada diretamente no fundo e a rentabilidade do fundo também já vem descontada dessa taxa.

Atualmente é possível devolver o rebate dessa taxa de administração nos Fundos Exclusivos e para as carteiras de investimentos com Fundos de Fundos (FICs). E quando se devolve o rebate a taxa de gestão da carteira de investimento fica menor e, consequentemente, os investimentos rendem mais.

Diferença dos Gestores x Agentes autônomos

  • Os Gestores trabalham para os seus Clientes, que são os investidores, e são remunerados por eles através de uma taxa de gestão. São compradores de investimentos.
  • Os Agentes autônomos trabalham paras as instituições financeiras a que são vinculados e são remunerados por rebates e spreads (comissões). São vendedores de investimentos.

Diferentemente dos Gestores, os Agentes autônomos são remunerados pelas “comissões” recebidas das instituições financeiras e, justamente por isso, não podem dar consultoria nem recomendar investimentos aos seus clientes.

O que isso significa?

Os órgãos reguladores consideram que os profissionais que recebem comissão estão sujeitos ao que se chama de “conflito de interesses”, ou seja, poderia ter o estímulo de vender produtos que paguem mais comissão e não necessariamente fossem os mais adequados ao cliente.

Já os Gestores, por serem remunerados exclusivamente pelos clientes, não é influenciado por esse estímulo. Tem total liberdade de escolha e não sofrem com o conflito de interesse.

Resumindo

Ser remunerado diretamente pelos clientes investidores é uma prática (modelo de negócios) moderna que torna a relação entre investidor e gestor mais transparente e com mais confiança.

Cada vez mais os investidores querem um serviço qualificado e customizado às suas necessidades. “Investir sem custo” significa “pagar sem transparência”! Mas esse modelo está com os dias contados, já que, felizmente, as opções de empresas que adotam esse novo modelo de negócios, como o da Par Mais estão se disseminando no mercado brasileiro.

Resumo
O que é rebate?
Nome do artigo
O que é rebate?
Descrição
Rebate é a palavra que descreve a “comissão” que uma gestora paga para quem distribui um fundo de investimento.
Autor
Nome do editor
Par Mais

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×