• 25/05/2018

Quanto rende o CDI hoje?

Ao falar sobre investimentos você já deve ter ouvido uma série de vezes que a poupança é um péssimo investimento e que existem diversas alternativas melhores que ela. Geralmente indicam-se investimentos indexados ao CDI, que devem obter uma rentabilidade líquida maior que a poupança. Afinal quanto rende o CDI hoje? Será que a poupança realmente não vale a pena em nenhum caso? Nesse artigo falaremos um pouco sobre isso.

O que é o CDI?

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário e na verdade não é um ativo financeiro, mas sim um indexador para diversos títulos de renda fixa. O CDI tem um comportamento muito semelhante à taxa Selic, como pode ser visto na comparação dos índices no gráfico abaixo.

grafico cdi x selic

O CDI é muito importante na remuneração de títulos bancários e por isso serve de referência para a maior parte dos investimentos em renda fixa. Por causa disso é muito comum ver ativos que tem o seu rendimento atrelado ao CDI ou que usam o CDI como meta a ser batida. Exemplos disso seriam o CDB de um banco que paga 90% do CDI, um fundo cuja meta seja bater 103% do CDI, entre outros casos. Para entender mais sobre o CDI, leia esse artigo.

Mas afinal quanto rende o CDI hoje?

Como foi falado anteriormente, o rendimento do CDI está muito atrelado ao da taxa Selic. Ela atualmente está nas suas mínimas históricas e rende 6,50% ao ano conforme definido na última reunião do COPOM. Apesar de 6,50% ao ano não parecer muito, a inflação também está baixíssima, o que faz com que o rendimento real do CDI não seja tão baixo quanto parece.

Um investimento atrelado ao CDI rende mais que a poupança?

O CDI já teve um rendimento muito maior do que o de hoje. Para se ter uma ideia, um investimento que rendesse 100% do CDI rendeu 14,00% em 2016, mais que o dobro da taxa atual. Quando o CDI estava em um patamar assim tão alto era muito difícil que um fundo atrelado ao CDI, por pior que fosse a sua rentabilidade, perdesse nesse quesito em comparação à poupança.

bradesco onix simples rf

Lâmina – Bradesco Ônix Simples RF

Com uma rentabilidade nominal tão alta muitos investidores não se importavam com a cobrança de taxas altas, mas o cenário já não é mais o mesmo. Veja por exemplo o fundo que o Bradesco oferece aos seus correntistas pessoa física, o Bradesco Ônix Simples. Ele é um fundo com mais de 1,2 bilhão de reais de patrimônio e mais de 150.000 cotistas. A sua intenção é ter uma rentabilidade que acompanhe a variação do CDI.
Veja, no entanto, que esse é um fundo que possui uma taxa de administração altíssima, de 2,00% ao ano, incompatível com o seu nível de complexidade. Para se ter uma ideia, se o fundo tiver um rendimento bruto de 100% do CDI a cobrança de uma taxa de 2% ao ano significa que mais de 30% da rentabilidade do fundo fica para o Bradesco! Essa é uma das razões pela qual a sua rentabilidade alcança, em 12 meses, apenas 73,8% do CDI.

Utilizando o aplicativo “Rendimento do CDI” da Par Mais é possível simular o rendimento líquido em reais desse fundo em comparação com a poupança em diferentes períodos. Veja os resultados abaixo:

Veja que o resultado do investimento no fundo Ônix Simples do Bradesco seria pior que o investimento na poupança. Além da taxa, a principal razão disso é que o rendimento obtido pelo fundo é tributado pelo imposto de renda, enquanto a poupança é isenta.

App “Rendimento do CDI”

Este novo aplicativo disponibilizado pela Par Mais calcula quanto rende o CDI hoje e pode ajudar você na escolha do melhor investimento. Com ele é possível calcular o rendimento em reais, já líquido de imposto de renda, de vários investimentos de renda fixa. Às vezes pode ser confuso verificar se vale mais investir em títulos isentos de IR que pagam um pouco menos (como a poupança, LCI/LCA e debêntures incentivadas) ou títulos que pagam um percentual maior do CDI mas tem incidência de IR. A app da Par Mais permite que você faça essa comparação de maneira bastante simples e rápida.

Conclusão

A poupança tem um rendimento baixo mas dependendo da situação pode, ainda assim, fazer sentido. Investimentos resgatados em menos de 30 dias tem a incidência de IOF da qual a poupança é isenta. Além disso, com a baixa do CDI, fundos que pagam um percentual baixo do CDI podem render menos que a poupança.
Ao se tratar de investimentos dificilmente existem verdades absolutas, o que precisa ser feito é pensar e avaliar se determinado investimento faz sentido para o investidor. Para investimentos de longo prazo que não necessitam de liquidez, o investimento na poupança realmente não é adequado. Apesar disso, ter uma parte da sua reserva de segurança em um investimento líquido como a poupança pode fazer sentido já que você não será penalizado por resgatar os valores que possui nela. A Calculadora do CDI da Par Mais pode ser usada para calcular o quanto rende o CDI hoje, o que deve ajudar na sua avaliação.

 

Onde você está, aonde quer chegar?
Nossa função é tornar sua jornada mais rápida e mais rentável. Escolhemos com você os investimentos que precisa, alinhados às suas necessidades. Clique aqui.

Resumo
Quanto rende o CDI hoje?
Nome do artigo
Quanto rende o CDI hoje?
Descrição
Ao falar sobre investimentos você já deve ter ouvido uma série de vezes que a poupança é um péssimo investimento e que existem diversas alternativas melhores que ela. Geralmente indicam-se investimentos indexados ao CDI, que devem obter uma rentabilidade líquida maior que a poupança. Afinal quanto rende o CDI hoje?
Autor
Nome do editor
Par Mais

CATEGORIAS BLOG

CATEGORIAS BLOG

Deixe seu comentário

    • Ana Cristina Gonçalves Da Silva Pereira
    • 13/09/2018
    Responder

    Quanto rende 5.0000