Quanto rende o CDI hoje?

  • 02/12/2021
Página inicial - Investimentos - Quanto rende o CDI hoje?

O CDI hoje – que rende cerca de 9,25% ao ano – certamente é um dos indexadores de investimentos mais conhecidos do mercado financeiro. 

Ele serve para determinar o rendimento de diversos tipos de investimentos e seu rendimento está muito atrelado ao rendimento da taxa Selic, que está em 10,75% ao ano.

Entenda neste artigo o que é CDI e qual a importância deste indexador para os investimentos. 

O que é o CDI e Selic?

O CDI – Certificado de Depósito Interbancário – é um título emitido pelos bancos a fim de “emprestar” dinheiro para outros bancos que terminaram o dia no negativo. A taxa é estabelecida diariamente com base nas operações de emissão de depósitos entre bancos.

Como é calculado o CDI?

Funciona assim: no final de todos os dias úteis as instituições financeiras precisam zerar o caixa. É uma regra do sistema de compensação bancária.

Na somatória de todas as movimentações dos correntistas em cada dia – cheques, TEDs, DOCs, depósitos, etc. – há instituições que ficam com a conta no vermelho, e outras no azul.

Então, para fechar a conta, as instituições em que “sobrou” dinheiro emprestam para aqueles em que “faltou”. A taxa de juros cobrada nestas operações entre bancos é semelhante à taxa Selic.Na verdade, o termo técnico para esta taxa é DI Over  ou CDI over e a sigla se refere aos títulos emitidos para que estas operações ocorram, mas convencionou-se chamar de CDI também as taxas adotadas. Além disso, essas taxas diárias possuem valores muito pequenos, por isso elas são divulgadas de forma anualizada.

O que é a Taxa Selic?

A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.

Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

O Certificado de Depósito Interbancário tem um comportamento muito semelhante à taxa Selic, como pode ser visto na comparação dos índices no gráfico abaixo.

Ele é muito importante na remuneração de títulos bancários e por isso serve de referência para a maior parte dos investimentos em renda fixa.

Por causa disso é muito comum ver ativos que tem o seu rendimento atrelado ao CDI ou que o usam como meta a ser batida.

Exemplos disso seriam o CDB de um banco que paga 90% do CDI, um fundo cuja meta seja bater 103% do CDI, entre outros casos.

O CDI vale a pena? Entenda a influência nos seus investimentos

Um investimento atrelado ao CDI rende mais que a poupança?

Quando se fala em investimentos, você já deve ter ouvido que a poupança não é um bom investimento – principalmente com a taxa de juros baixa – e que existem diversas alternativas melhores que ela.

Geralmente indicam-se investimentos indexados, que devem obter uma rentabilidade líquida maior que a poupança.

O CDI já teve um rendimento muito maior do que o de hoje. Para se ter uma ideia, um investimento que rendesse 100% do CDI, rendeu 14% em 2016.

Quando o CDI estava em altos patamares, era muito difícil que um fundo atrelado ao CDI, por pior que fosse a sua rentabilidade, perdesse nesse quesito em comparação à poupança. 

Com uma rentabilidade nominal tão alta, muitos investidores não se importavam com a cobrança de taxas altas, mas o cenário já não é mais o mesmo e o valor das taxas deve ser um ponto de atenção na escolha dos investimentos.  

Ferramenta Rendimento do CDI ParMais 

Às vezes, pode ser confuso verificar se vale mais investir em títulos isentos de Imposto de Renda que pagam um pouco menos – como a poupança, LCI/LCA e debêntures incentivadas – ou títulos que pagam um percentual maior do CDI, mas tem incidência de IR.

Pensando nisso, criamos uma ferramenta onde é possível simular o rendimento líquido em reais desse fundo em comparação com a poupança em diferentes períodos. Veja os resultados abaixo:

Essa ferramenta calcula quanto rende o CDI hoje e pode ajudar você na escolha do melhor investimento. Com ela, é possível calcular de maneira simples e rápida o rendimento em reais, já líquido de imposto de renda, de vários investimentos de renda fixa.

Conte com a ferramenta da ParMais para auxiliar a escolher as melhores opções de investimento para você. 

Faça sua simulação aqui

Nossos artigos