O que é mercado financeiro?

  • 07/01/2016

 

o que é mercado financeiro

O que é mercado financeiro?

O mercado financeiro é um ambiente que reúne um conjunto de instituições, entre tomadores de recursos e investidores, permitindo a negociação de produtos financeiros, como títulos públicos, ações, fundos de investimentos, entre outros. Os intermediários surgem como os responsáveis por promover o encontro entre estes agentes.

Quem são os investidores? Aqueles que possuem recursos sobrando. Essas pessoas precisam de um investimento para aplicar seu dinheiro.

Quem são os tomadores? Os que precisam de mais recursos do que possuem. De formal geral, precisam pegar empréstimos com terceiros.

o que é mercado financeiro

Os intermediários e a dinâmica do mercado financeiro

Os intermediários constituem a essência dos mercados financeiros, pois sem eles não haveria encontro entre os tomadores e os investidores. Porém, cada intermediário geralmente cobra uma taxa sobre as operações em que está envolvido.

Por isso, é preciso tomar cuidado para não ter seu suado dinheiro corroído por taxas de corretagem e administração, entre outras. São exemplos de intermediários: bancos, corretoras de valores mobiliários, financeiras, cooperativas de crédito, entre outros.

Para entender o que é mercado financeiro e como funciona sua dinâmica, confira o seguinte exemplo: o investidor procura o banco em que é correntista e investe parte do seu dinheiro em um CDB, indicado pelo seu gerente. O tomador, por sua vez, procura o mesmo banco e solicita um empréstimo. O banco então empresta para o tomador cobrando uma taxa superior à taxa de remuneração do investidor.

Confira nosso guia completo e veja como declarar seus investimentos no imposto de renda!

Principais instituições do mercado financeiro brasileiro

A organização e funções das diversas entidades do mercado financeiro brasileiro compõem o Sistema Financeiro Nacional. Com o propósito de apresentar o que é mercado financeiro, confira os principais órgãos e entidades que compõe o mercado brasileiro.

Banco Central do Brasil

É responsável por executar as normas e diretrizes expedidas pela Conselho Monetário Nacional (CMN). O Banco Central tem entre suas principais tarefas:

  • zelar pela quantidade de moeda disponível na economia;
  • manter as reservas internacionais em níveis adequados;
  • emitir papel moeda;
  • receber os famosos depósitos compulsórios dos bancos;
  • autorizar o funcionamento de todas as instituições financeiras, entre outros.

Comissão de Valores Mobiliários

É responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de capitais no Brasil. A CVM é essencialmente um órgão fiscalizador, mas também executa a função de fomento à aplicação de valores mobiliários (ações, debêntures, entre outros).

Instituições financeiras

São consideradas entidades operadoras do Sistema Financeiro Nacional. Em geral são os bancos comerciais, bancos de investimentos, a Caixa Econômica Federal e as cooperativas de crédito. Também incluem-se nas instituições financeiras as bolsas de valores, sendo que no Brasil temos apenas uma bolsa: a BM&FBovespa.

Subdivisões do mercado financeiro brasileiro

Atualmente, o mercado financeiro brasileiro possui uma certa complexidade e diversas instituições envolvidas. Para compreender melhor o que é mercado financeiro brasileiro confira os detalhes de algumas das principais subdivisões presentes em sua estrutura.

Mercado bancário

O banco é a instituição mais popular do mercado financeiro brasileiro. Devido a sua enorme abrangência na vida dos brasileiros, o banco também figura entre as instituições mais importantes.

Na prática, os bancos segmentam sua atuação pela renda e patrimônio aplicado em produtos financeiros do banco. Essa segmentação normalmente se dá em: private bank; alta renda e varejo.

Na teoria, além do melhor atendimento, o cliente private terá acesso a produtos diferenciados, com menores taxas administrativas e maior rentabilidade. Porém, tome muito cuidado ao deixar seu dinheiro no banco!

o que é mercado financeiro

Mercado de câmbio

Trabalha com a negociação de moedas estrangeiras e reúne as pessoas interessadas em movimentar tais moedas. No Brasil, os bancos e corretoras de câmbio atuam como intermediários.

Quem tem interesse no mercado financeiro de câmbio? De forma simplista, em um país existem aqueles que produzem mais do que a procura do seu país e aqueles que produzem menos que o seu país precisa. Para esses casos, respectivamente, haverá exportação e importação.

Tanto os que exportam quanto os que importam possuem interesse nas variações cambiais, podendo realizar operações no mercado financeiro para se protegerem, por exemplo.

Mercado de ações

O mercado de ações no Brasil gira em torno da BM&FBovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). No Brasil temos apenas uma bolsa, a qual é responsável por organizar o mercado financeiro de ações para que sejam realizadas as negociações entre aqueles que querem comprar e aqueles que querem vender ações.

Uma ação é a menor parcela do capital social de uma empresa. No mercado de ações existem duas principais subdivisões:

  • mercado primário: quando as ações de uma empresa são emitidas diretamente ou por meio de uma oferta pública;
  • mercado secundário: quando ocorre uma de titularidade das ações. O mercado secundário é onde os investidores compra e vendem suas ações para outros investidores.

Mercado de derivativos

Como o nome induz, derivativos são contratos que derivam de outros ativos. São exemplos os mercados de futuros, de opções e de swaps, entre outros. No mercado de futuros, por exemplo, os agentes econômicos podem proteger seus produtos contra as oscilações de preços. O mercado de opções, por sua vez, permite que investidores protejam seu capital investido em ações.

Considerações: o que é mercado financeiro?

Este artigo mostrou o que é mercado financeiro brasileiro, com exemplos práticos. Os intermediários são peça fundamental, como bancos e corretoras de valores mobiliários. Além disso, no Brasil o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários possuem papel relevante para a execução das políticas econômicas brasileiras e fiscalização do mercado financeiro, respectivamente. Por fim, o mercado financeiro brasileiro atualmente possui uma estrutura complexa, com subdivisões, como é o caso do mercado de ações, de derivativos, de câmbio e bancário.

.

Par Mais – 08.07.2016

A Par Mais Empoderamento Financeiro tem um propósito claro: fazer com que as pessoas mudem sua relação com o dinheiro para alcançar a liberdade e serem mais felizes. Os especialistas da Par Mais desenvolveram um método que visa tornar qualquer pessoa capacitada a ter o controle das suas finanças. Conheça os nossos serviços. Clique aqui.

Resumo
O que é mercado financeiro?
Nome do artigo
O que é mercado financeiro?
Descrição
Nossos especialistas descrevem neste artigo o que é o mercado financeiro. Entenda sua estrutura e as opções de investimentos.
Autor
Nome do editor
Par Mais

Deixe um comentário

 

Mais do blog

Veja todas