Como evitar fraudes e golpes em cripto?

  • 04/02/2022
Página inicial - Blog - Como evitar fraudes e golpes em cripto?

Com a ascensão do mercado de ativos digitais, com altas valorizações e tecnologia promissora, é comum também aparecerem pessoas mal intencionadas que se aproveitam para aplicar golpes em cripto. 

Mas não pense que apenas as criptomoedas são alvo de esquemas fraudulentos, pois todos os ativos e produtos financeiros podem se tornar vítimas de um golpe.   

Pensando nisso, criamos este artigo que explica o que são pirâmides financeiras, fala sobre golpes em cripto e demais produtos financeiros e dá dicas de como se proteger desses esquemas. 

O que é um esquema de pirâmide?

Segundo a ABEVD (Associação Brasileira de Vendas Diretas), um esquema de pirâmide financeira inicia com um estelionatário elaborando uma estratégia de marketing para vender a ideia de “ ganhar dinheiro fácil”. Os investidores são convencidos a fazer pagamentos únicos com a promessa que esse dinheiro voltará com ganhos extraordinários em pouco tempo. 

À medida que novas pessoas entram no esquema e realizam os pagamentos, os investidores que entraram primeiro conseguem visualizar alguns ganhos.   

Com isso, os mais antigos são estimulados a convidar mais pessoas para ganhar dinheiro fácil. Para isso, são oferecidos benefícios e comissões para quem recrutar novos investidores. 

Quando a base da pirâmide para de crescer e percebe-se que não existe benefício final, ela desaba. 

Resumidamente, é o mesmo dinheiro que percorre toda a cadeia do esquema e, quando não entram mais novos investidores, o sistema colapsa e a maioria dos investidores acabam perdendo os valores que foram investidos.  

Características das pirâmides financeiras

  • Prometem ganhos altos, com pouco ou nenhum risco
  • Os primeiros investidores são remunerados com os recursos dos novos investidores
  • Oferecem vantagens para os primeiros investidores, que ganham mais do que os que entram depois
  • Os investimentos do esquema não possuem registro em entidades reguladoras.
  • Não há comprovação efetiva de que o dinheiro realmente está aplicado em algum produto 
  • As estratégias de investimentos são difíceis de serem comprovadas
  • Os valores mais elevados geralmente sofrem atrasos de pagamentos

Todo golpe financeiro é uma pirâmide?

A pirâmide é a estratégia mais utilizada pelos golpistas, porém, existem outros tipos de golpes no mercado financeiro. 

Um deles é o de falso profissional, onde os golpistas criam empresas completas, com sistemas de cadastro, presença física e funcionários imitando grandes instituições. Há também aqueles que se passam por consultores financeiros, assessores de investimentos ou representantes. 

Porém, é comum essa empresa criada pelos golpistas não ter vínculo nenhum com bancos e corretoras. Ela apenas utiliza a marca e autorização de órgãos reguladores de forma forjada ou usa o nome de um parceiro. Tudo isso para enganar os investidores. 

Portanto, esteja sempre atento ao que está sendo oferecido e busque pesquisar a empresa e o profissional antes de fazer investimentos. 

Como evitar golpes em cripto e outros ativos?

Veja abaixo algumas dicas para identificar um golpe em cripto ou outros investimentos. 

  • Desconfie de ganhos rápidos e altos e fique atento às promessas de retorno garantido. 
  • Não forneça seus dados pessoais para plataformas digitais que você desconheça ou não esteja acostumado a usar. Cuidado com corretoras falsas quando for fazer a compra de criptomoedas, procure sempre pelas principais plataformas de vendas do ativo, que já são consolidadas no mercado. 
  • Proteja seu celular e computador, utilizando antivírus para você se proteger de acessos perigosos na internet.
  • Busque informações sobre as pessoas envolvidas na empresa que pretende investir, como quantas são, a formação, experiência e histórico em outras empresas. 
  • Quando o investimento não oferece explicação de onde vem seus rendimentos, não deixa claro os riscos ou você precisa trazer mais pessoas, provavelmente é um esquema de pirâmide.
  • Não existe “o algoritmo super eficiente que desenvolvemos”
  • A conta na corretora deve ser aberta no nome e CPF do cliente. Ou seja, os valores só entram ou saem da conta da corretora em transferências de mesma titularidade. Se os seus recursos forem enviados para outro CPF, desconfie.
  • Busque auxílio de profissionais qualificados e com experiência no mercado para descobrir quais os melhores produtos de investimentos para você. 

Se o seu objetivo é fazer investimentos tradicionais, conte com a ParMais para buscar as melhores opções de investimentos e soluções financeiras, adequadas aos seus objetivos e momento de vida. 

Mas se pretende entrar no mundo das criptomoedas, conte com o Mercado Bitcoin, a maior corretora de moedas digitais da América Latina e a única exchange nacional a figurar entre as 25 mais confiáveis do mundo, de acordo com o Blockchain Transparency Institute (BTI).

Golpes com Bitcoin 

Recentemente foram descobertas diversas fraudes envolvendo criptomoedas no país. Inclusive, você já deve ter ouvido falar que o Bitcoin é um tipo de pirâmide financeira. Porém, essa informação é falsa, pois a criptomoeda é um ativo digital registrado em um banco de dados compartilhado e que possui sua própria regulação tributária.

Veja na tabela abaixo um comparativo das principais características do Bitcoin e das pirâmides financeiras. 

BitcoinPirâmide Financeira
Retornos não garantidosRetornos garantidos
VolatilidadeRetornos constantes
Código abertoEstratégias secretas
Sem moedas pré-mineradasVantagem para os primeiros investidores
Saque fácil 24 horas por diaDificuldade para sacar o investimento

O que fazer em caso de suspeita de golpe?

A prática de pirâmide financeira e outros golpes financeiros configura crime contra a economia popular, de acordo com a Lei nº 1.521. 

Caso você se depare com um caso de golpe financeiro, a orientação é fazer denúncias no Ministério Público ou para as Polícias Federal e Civil. 

Além disso, o investidor também pode buscar o auxílio de um advogado para avaliar a necessidade de entrar com ações indenizatórias ou precisar de tutela de urgência para tentar reaver os valores investidos. 

Conclusão 

Os esquemas de pirâmides financeiras podem ter diversos formatos diferentes, por isso, é preciso muito cuidado e atenção aos detalhes.

Antes de investir o seu dinheiro, busque se informar e ter conhecimento da instituição que está oferecendo os serviços e sempre desconfie de promessas de ganhos altos e rápidos, seja em investimentos tradicionais ou ativos digitais. 

Nossos artigos