Investimentos inteligentes

  • 20/08/2019
Página inicial - capital - Investimentos inteligentes
Investimentos Inteligentes

Investidores podem ter objetivos e perfis de risco bastante diferentes entre si. Isso tem a ver com diversas questões, como a idade, composição familiar, emprego, aversão a risco e outras particularidades de cada um.

Ao investir, a rentabilidade é o principal “chamariz” e com razão, afinal esse é o objetivo por trás do ato de investir. Um investimento inteligente, no entanto, não se baseia somente nisso e tem muito a ver com o momento de vida, perfil de risco e objetivo de investimento de cada pessoa.

Como realizar investimentos inteligentes?

Um investimento inteligente nada mais é que um investimento que esteja alinhado e adequado com a sua vida. Sendo assim, primeiramente, antes até de começar a investir, o ideal é saber como está a sua BIO Financeira: esta ferramenta baliza o seu momento de vida, sua capacidade financeira/patrimonial e seu perfil psicológico frente aos riscos de investimentos.

Para iniciar, é importante formar uma reserva de emergência. É ela que será o “amortecedor” da sua carteira, permitindo que você faça resgates ou movimente algum dinheiro no caso de emergências, sem precisar vender investimentos de longo prazo em um momento inoportuno.

Montando um portfólio para investimentos inteligentes

Depois de saber como está a sua BIO Financeira, o próximo passo para realizar investimentos inteligentes é estabelecer objetivos.

Com eles você terá um norte e uma motivação maior para guardar. Estabeleça objetivos de curto e longo prazos e ajuste o risco desses investimentos de acordo com o seu prazo.

Porém, montar um portfólio eficiente e equilibrado não é tarefa fácil, por isso a ajuda de um profissional, como um especialista em investimentos, pode valer muito a pena. Ele ajudará na montagem de uma carteira de investimentos diversificada, que tenha uma baixa correlação e seja eficiente na sua relação de risco/retorno.

Finalmente, estudar e conhecer as diferentes estratégias e particularidades do mercado de capitais também é bastante importante para realizar investimentos inteligentes.

O entendimento disso melhora a percepção do potencial de cada investimento e de como ele pode se adequar e agregar na sua carteira. Isso é especialmente importante em momentos adversos, no qual agir por impulso tende a ser prejudicial no cumprimento dos objetivos estabelecidos.

Estratégias de investimento

Estabelecer uma estratégia para o seu portfólio e diversificar o seu risco são questões essenciais na montagem de uma carteira de investimentos inteligentes.

Ao investir, existem diversos ativos e estratégias possíveis que podem ser adotadas e combinadas de acordo com o seu perfil e objetivos.

Abordamos as principais na SÉRIE ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTO:

Conclusão

Investimentos inteligentes são aqueles que se adequam ao seu momento de vida, capacidade financeira/patrimonial, perfil de risco e objetivos. Isso varia de pessoa para pessoa, mas é importante estabelecer os objetivos de curto e longo prazo.

Busque diversificar o seu risco e avalie a contratação de um especialista em investimentos para ajudar na composição do seu portfólio e estabelecer uma estratégia de investimentos.

Nossos artigos