O que é uma gestora de investimentos?

  • 11/06/2021
Página inicial - Investimentos - O que é uma gestora de investimentos?

Uma gestora de investimentos é responsável pela administração do patrimônio das pessoas de forma inteligente e adequada ao perfil de investidor de cada um.

Ela deve escolher as melhores opções de investimento do mercado e montar um portfólio personalizado, sempre de acordo com os objetivos e momento de vida atual.

Entenda neste artigo o que é uma gestora de investimentos e como ela pode facilitar a sua vida.

O que é uma gestora de investimentos?

Também conhecidas como wealth management – gestão de patrimônio – as gestoras de investimentos atuam no mercado financeiro administrando o patrimônio das pessoas.

Essa gestão pode ser por meio de fundos de investimento – com características bem definidas para cada público alvo – e/ou carteiras administradas, onde o investidor aplica o recurso e a gestora realiza a análise e a alocação nos melhores investimentos, buscando o melhor retorno, de acordo com o perfil e estratégia do cliente.

Além disso, a gestora também tem o papel de acompanhamento desses investimentos, podendo rebalancear os ativos, reduzindo ou tomando riscos, de acordo com o momento do mercado ou de vida do cliente.

A gestora deve pensar na sua carteira de investimentos com foco na maximização de resultados e diminuição das perdas.

Veja aqui um exemplo de gestão eficiente dos investimentos.

Atuação no mercado financeiro

Uma gestora de investimentos pode ser considerada uma representante da pessoa no mercado financeiro. Ou seja, de acordo com o planejado e em conjunto com o cliente, ela irá tomar decisões, mas o patrimônio dela não passará por dentro da gestora.

O recurso fica sempre em plataformas de investimentos com o cadastro realizado com os dados do investidor.

A gestora possui apenas permissão para gerir esses esses recursos de acordo com a estratégia já construída e validada com o cliente, sendo todo o processo auditado pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

Geralmente, uma gestora de investimentos é remunerada por uma taxa cobrada diretamente do cliente – a taxa de administração – o que diminui bastante as chances de conflito de interesses, pois a escolha dos produtos é feita com base nos objetivos para atingir a rentabilidade esperada.

Neste caso, quanto mais o cliente ganha, mais a gestora de investimentos ganha também.

Diferença entre gestora e banco

Os bancos possuem bons e variados produtos, mas geralmente eles são oferecidos apenas para os setores privates, ou seja, para quem possui grandes fortunas.

Já as gestoras possuem acesso a praticamente todos os produtos do mercado e podem escolher as melhores opções, independentemente de onde o produto está distribuído e do valor que você tem investido.

Outro detalhe é que no banco pode haver conflito de interesses, pois a remuneração dos gerentes é por meio de comissões dos produtos vendidos.

Dessa forma, pode acontecer de as indicações de produtos não serem feitas com base nos objetivos do cliente para atingir a rentabilidade esperada.

Como uma gestora de investimentos pode facilitar sua vida?

O mercado oferece diversas opções de investimentos, porém, nem todos os produtos estão disponíveis para todas as pessoas.

Ao optar por uma gestora de investimentos, você terá acesso a praticamente todos os produtos do mercado, de diferentes fontes de distribuição e com rentabilidade mais competitiva.

Fazendo uma analogia com outras profissões, podemos dizer que uma gestora age de forma parecida com um nutricionista ou um personal trainer, pois todos eles traçam um plano com você e indicam os melhores produtos e caminhos para ajudar a alcançar seu objetivo. Além disso, as gestoras oferecem segurança e tranquilidade aos investidores, pois sempre são fiscalizadas pelos órgãos reguladores do mercado e devem estar de acordo com as regras.

Outra facilidade que uma gestora de investimentos oferece é que você não precisa se preocupar com a gestão dos seus investimentos, pois há uma equipe especializada fazendo isso por você.

ParMais Gestora de Investimentos

Somos uma gestora de investimentos independente e nosso principal objetivo é administrar e gerir o patrimônio dos clientes para ajudá-los a atingir suas metas.

Realizamos a gestão de ativos das carteiras dos clientes não só comprando ou vendendo ativos, mas desenvolvendo também a melhor estratégia para os objetivos financeiros.

Entregamos uma gestão ativa, identificando a hora certa de entrar e sair de um produto, de acordo com o momento do mercado ou momento de vida da pessoa.

Um dos nossos diferenciais é deixar o cliente sempre ciente das movimentações da carteira, informando o que está sendo feito, mesmo se o cliente não participe ativamente das trocas de produtos

Como somos uma gestora independente, temos a liberdade de incluir na estratégia diversos tipos de ativos.

O maior risco que se tem é na escolha desses ativos para compor a carteira. Por isso, a seleção dos produtos é feita de forma criteriosa pelo nosso comitê de investimentos, que define quais produtos incluir, manter ou excluir das estratégias.

Realizamos também uma análise de compliance e um dos critérios que não abrimos mão é de manter contato com os gestores e time de gestão das casas dos produtos que escolhemos trabalhar.

Como somos uma empresa com o DNA em finanças pessoais, trazemos o planejamento financeiro no momento de montar uma carteira de investimentos, entendendo não apenas o perfil psicológico do cliente, mas também analisando o momento de vida, capacidade financeira e patrimonial e objetivos.

Focamos no cuidado e no acompanhamento, sempre atentos às oportunidades que surgem no mercado e atuando ativamente em momentos de cenários de estresse, rebalanceando a carteira quando necessário para proteger o patrimônio do cliente.

Em resumo, entregamos praticidade, segurança e diversificação.

Quer conhecer nosso serviço de gestão de patrimônio?

Deixe seu comentário

Comentário(s): 4

       
  1. muito bom o esclarecimento sobre investimento em fundo imobiliários. consegui tirar muitas duvidas sobre como investir em fundo. obg.

    1. Jeronimo, boa tarde!
      Que bom que gostou do conteúdo!
      Agradecemos por ser nosso leitor e te convidamos para conhecer nosso blog, com mais de mil artigos. Se quiser ficar por dentro do cenário econômico e saber mais sobre investimentos, assine gratuitamente o podcast semanal do nosso gestor Alexandre Amorim.
      Sucesso!

    1. Karoline, boa tarde!
      Que bom que gostou do conteúdo. Muito nos honra ter você como leitora.
      Sucesso!

Últimas publicações