O que é e como fazer uma boa gestão de patrimônio

  • 11/08/2020
Página inicial - Vida financeira - O que é e como fazer uma boa gestão de patrimônio
Gestão de Patrimônio - Uma pessoa no alto de um gráfico com uma luneta

O que é Gestão de Patrimônio?

O serviço de gestão de patrimônio consiste em fazer um diagnóstico da atual situação financeira do cliente, da família ou do indivíduo, realizando um estudo completo sobre a composição do patrimônio, ou seja, dos ativos financeiros, imóveis, veículos, itens de decoração, joias, bens pessoais, coleções, obras de arte, dívidas, entre outros.

Para uma boa gestão, alinhada com os objetivos do indivíduo, é preciso traçar estratégias, sempre com uma visão sistêmica, otimizando tempo e recursos.

Importância da gestão de patrimônio

Ao iniciar a gestão de patrimônio, deve-se considerar os direitos da pessoa, família ou empresa, ou seja, os recursos disponíveis (bens), bem como os recursos a receber ou direitos adquiridos, e também os passivos ou obrigações, que são as dívidas, os impostos, parcelas de empréstimo e financiamentos, entre outros.

A gestão tem a função de identificar desequilíbrios relacionados ao acúmulo de ativos, auxiliando nas decisões sobre as obrigações e alertando para os pontos de atenção, principalmente para os riscos envolvidos.

Em uma empresa, ajuda a alcançar objetivos estratégicos, como a manutenção do patrimônio, ajudando no crescimento ou diminuindo o patrimônio para aliviar as despesas e simplificar a administração.

Já na família, a gestão de patrimônio é feita para manter o padrão de vida dos membros, ajudar com objetivos, como por exemplo, pagar a faculdade dos filhos e também para proporcionar vida confortável para as próximas gerações. Além disso, a gestão de patrimônio pode ajudar uma pessoa a ter uma aposentadoria tranquila, sem preocupações financeiras no futuro.

Gestão qualificada do patrimônio

Independente do tamanho, gerir um patrimônio não é uma missão simples. Contar com profissionais qualificados e que entendem os seus objetivos e interesses é muito importante para ter uma boa gestão de patrimônio e manter o padrão de vida quando você decidir parar de trabalhar. Contadores, advogados e principalmente planejadores financeiros são parceiros nessa jornada.

Impactos da gestão

É bem comum, ao longo da trajetória profissional, as pessoas gradualmente conquistarem rendas maiores e, consequentemente, elevarem o padrão de vida na mesma proporção. Nestes casos, a gestão de patrimônio ajuda a visualizar o impacto que esse novo padrão de vida terá no futuro da pessoa.

Em uma empresa, a gestão do patrimônio resulta no balanço patrimonial, que oferece clareza sobre a situação financeira da empresa.

Serviços relacionados à Gestão de Patrimônio

Vários são os profissionais ou entidades que podem auxiliar na gestão patrimonial. Os serviços relacionados à gestão patrimonial podem ser divididos em categorias.

Bancos

Nos bancos, os profissionais irão lhe apresentar os produtos disponíveis e auxiliar em processos básicos. Neste caso, não há uma consultoria exclusiva. Caso o investimento seja alto, pode ocorrer uma atenção maior e ter um gerente de conta.

Consultores de investimento

Os corretores e consultores de investimento, na maioria das vezes, apresentam um atendimento mais próximo e produtos com melhores condições que os bancos.

Private bank

O private bank também é oferecido por bancos, mas o diferencial dos bancos comuns é um serviço exclusivo e personalizado.

Wealth management

Também chamado de gestão de riqueza, o wealth management é prestado por consultorias para clientes que se preocupam com a preservação e crescimento do patrimônio. Neste caso, o foco não é apenas na aplicação do dinheiro, e sim na administração do patrimônio como um todo, sempre com visão sistêmica de acordo com os objetivos financeiros do cliente.

Se engana quem acredita que esse serviço é para quem tem muito dinheiro. Na ParMais, conseguimos atender clientes com investimentos a partir de R$8 mil reais, com a ajuda da tecnologia e profissionais qualificados.

Consultorias

Há diversas empresas de consultorias e elas podem ser especializadas em determinados setores do mercado. Por isso, antes de escolher uma consultoria é importante definir seus objetivos relacionados ao patrimônio e procurar pela empresa que melhor atenda aos critérios estabelecidos.

Family Office

Consiste em uma assessoria completa para as famílias, englobando além de investimentos, questões como análise patrimonial, planejamento tributário e sucessório, levantamento de produtos de proteção, como previdência e seguros, dimensionamento do padrão de vida familiar, empoderamento dos herdeiros, entre outros.

Conclusão

O serviço de gestão de patrimônio consiste em fazer um diagnóstico da situação financeira, realizando um estudo completo sobre os ativos financeiros do cliente.

Um plano de gestão tem como objetivo dar sustentação ou melhorar o padrão de vida familiar, do indivíduo ou da empresa, reduzindo os passivos e tributos e alinhando os objetivos aos ativos financeiros e patrimônio, deixando a situação financeira organizada e trazendo tranquilidade.

Para realizar a gestão de patrimônio, é importante que profissionais qualificados, com diversas especialidades, como finanças, contabilidade, investimentos, legislação e planejamento tributário, estejam na equipe.

Nossos artigos