Perfil de risco: como determinar o seu?

  • 20/04/2021
Página inicial - Blog - Perfil de risco: como determinar o seu?

Conhecer e respeitar o perfil de risco do investidor é um dos primeiros passos para começar no mundo dos investimentos. É por meio da análise deste perfil que é possível determinar a tolerância ao risco que o cliente suporta em sua carteira de investimentos.

Mas não basta apenas saber se o perfil de risco do cliente é conservador, moderado ou arrojado. É preciso ir além para uma orientação adequada e de acordo com os objetivos.

Neste artigo, vamos falar sobre perfil de risco, como é analisado por assessores e gestores e como fizemos esta análise na ParMais.

Perfil de risco - Um pinguim num balão voando sobre o mar cheio de tubarões.

Perfil de risco: gestores x assessores x ParMais

Cada uma dessas instituições financeiras tem uma forma de atender e chegar ao perfil de risco do cliente:

Gestores

No caso dos gestores, o perfil de risco do cliente geralmente é definido depois de reuniões e comitês onde são feitas perguntas para chegar em um resultado.

Após passar por todo processo, é definido o perfil de risco do cliente – conservador, moderado ou arrojado – e também a estratégia da carteira de investimentos.

Esse processo para chegar a uma carteira de investimento consolidada pode levar algum tempo, considerando as reuniões e comitês necessários para a definição do perfil de risco.

Nesses casos, é comum a carteira de investimentos ser adequada de acordo com a tolerância do cliente, ou seja, considerando o quanto ele pode assumir de risco e a gestão da carteira é realizada caso aconteça algo no cenário econômico que exija grandes mudanças, não sendo comum haver alterações estratégicas para atingir o objetivo.

Assessores

Os assessores fazem um processo parecido com o dos gestores, realizando perguntas para os clientes e oferecendo produtos que se enquadram naquele perfil de risco.

Nestes casos, o que pode acontecer é a avaliação do perfil ser feita com base em perguntas muito amplas, que oferecem diversas opções de respostas e não levam em conta outros fatores. Assim, abre-se um leque de oportunidades, o que pode levar o assessor a fazer diversas trocas de produtos na carteira.

Em alguns casos, pode ser que as mudanças de produtos não sejam feitas com base nos objetivos do cliente para atingir a rentabilidade esperada, causando conflito de interesses.

Outro ponto de atenção é que muitas movimentações na carteira acabam impactando na tributação, podendo fazer com que o cliente pague alíquotas maiores que as necessárias.

Perfil de Risco para a ParMais

Na ParMais, resumimos as perguntas, entrevistas, reuniões e comitês em um algoritmo, que permite chegar ao perfil de risco do cliente de forma fácil e ágil.

Jornada do cliente ParMais

É comum a pessoa não ter uma visão clara da sua vida financeira e não saber qual caminho seguir para atingir seus objetivos, o que pode gerar insegurança e ansiedade.

A ParMais possui metodologia própria para ajudar com as questões financeiras e patrimoniais, fazendo com que a pessoa se sinta aliviada, pois oferecemos soluções específicas para cada caso.

Bio Financeira

Desenvolvemos um algoritmo próprio que ajuda a definir a melhor estratégia de investimentos. É a BIO Financeira.

Com base nas respostas, além do perfil de risco, a BIO Financeira analisa sua vida como um todo, considerando o momento atual, seus objetivos e sua capacidade financeira e patrimonial, dando clareza, reduzindo a ansiedade e criando uma relação de confiança entre cliente e empresa.

Outro detalhe é que a nossa metodologia considera cinco perfis:

  • Azul (equivalente ao conservador) – Momento de investimentos com baixo risco, onde a segurança vem em primeiro lugar
  • Verde (equivalente ao balanceado) – Sem perder a segurança de vista, permite um pouco mais de risco nos seus investimentos
  • Amarela (equivalente ao moderado) – Indica que você pode incluir um pouco de risco em seus investimentos, mas com equilíbrio
  • Laranja (equivalente ao arrojado) – Você pode investir com entusiasmo, permitindo uma dose extra de risco em seus investimentos
  • Vermelha (equivalente ao agressivo) – Seu momento de vida lhe permite assumir esses riscos mais agressivos em sua carteira

Esse processo dura menos de cinco minutos e com as informações conseguimos montar um plano de ação que levará a pessoa aonde ela quer chegar, indicando a melhor estratégia de investimento e o valor ideal para a reserva de emergência, tudo de acordo com os objetivos de cada um.

Carteiras de acordo com os objetivos

Com base nas respostas da BIO Financeira, conseguimos também traçar os objetivos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

Assim, criamos uma carteira de investimentos com gestão ativa para cada objetivo financeiro, rebalanceando e adequando a carteira de acordo com os acontecimentos do mercado ou de acordo com os acontecimentos na vida do cliente.

Um bom exemplo da gestão ativa nas carteiras de investimentos foi em março de 2020, quando o mercado passou por um momento de turbulência e foi preciso realizar movimentos de ajustes nas carteiras, tanto para proteção quanto para aproveitar o momento de retomada.

Da mesma forma que no mercado, podem acontecer eventualidades na vida do cliente, como o nascimento de um filho, um casamento, a mudança de emprego, entre outros. Assim, as estratégias precisam ser constantemente monitoradas e reavaliadas, pois é normal a mudança de cenários e objetivos.

Soluções ParMais

Além de dar direcionamento e clareza sobre a vida financeira e indicar a melhor estratégia de investimentos, analisamos também a necessidade de previdência privada, seguros e questões tributárias e sucessórias. Assim, temos uma visão sistêmica da vida do cliente, oferecendo tranquilidade, pois ele sabe que todas as questões financeiras estão alinhadas aos seus objetivos e momento de vida.

Wealth Management Tech

É com base nisso tudo que a ParMais é a primeira Wealth Management Tech do Brasil. Através do uso intensivo de tecnologia, conseguimos agilizar o atendimento ao cliente, oferecendo as melhores soluções financeiras adaptadas a cada caso. O que antes era restrito aos setores privates, torna-se possível para todas as pessoas.

Usamos a tecnologia para que você tenha acesso à inteligência ParMais de forma rápida e segura.

Conheça mais: Somos uma Wealth Management Tech

Conclusão sobre Perfil de Risco

Conhecer o perfil de risco do investidor é muito importante para determinar o quanto de risco o cliente suporta em sua carteira de investimentos e montar uma estratégia adequada com os objetivos e momento de vida.

Enquanto gestores e assessores consideram apenas o perfil de risco para fazer indicações de produtos, aqui na ParMais criamos um algoritmo que analisa sua vida como um todo, considerando o momento atual, objetivos, capacidade financeira e patrimonial.

Com ele, fizemos as escolhas dos produtos, indicando as melhores estratégias de investimento e também o valor ideal para a reserva de emergência, tudo com visão sistêmica e de acordo com os objetivos de cada cliente.

Além disso, avaliamos a necessidade de outros serviços e produtos, como previdência privada, seguros e questões tributárias e sucessórias.

Isso porque acreditamos que você é muito mais que um perfil de risco!

Quer saber como está a sua BIO Financeira?

Nossos artigos