Tipos de investimentos para ganhar dinheiro aproveitando a crise

  • 23/10/2015
Página inicial - capital - Tipos de investimentos para ganhar dinheiro aproveitando a crise

Par Mais Blog - Tipos de Investimentos

Muito se reclama da atual situação econômica do país, e de fato existem motivos de sobra para isso. Por outro lado, em toda crise existem oportunidades, e é sobre isso que vamos falar.

Com a alta recente das taxas de juros, é possível encontrar ótimas opções para fazer seu dinheiro render. Aproveitar esse momento pode lhe trazer muitas alegrias mais à frente.

 

Mas quais os tipos de investimentos disponíveis?

Há uma infinidade de possibilidades de investimento, e é esse o principal cuidado que devemos ter. Muitos investimentos são tentadores e oferecem ótima rentabilidade, mas se não estiverem adequados ao seu perfil e aos seus objetivos, podem não lhe trazer resultados tão bons assim.

Para auxiliar sua escolha, segue abaixo uma lista resumida dos produtos mais comuns, e suas características:

  1. LCA: muito semelhante com a LCI, a diferença é que o lastro é em empréstimos ao agronegócio;
  2. CDB: normalmente este tipo de aplicação rende um percentual do CDI que, por sua vez, tem a taxa Selic como referência. Por exemplo, um CDB que renda 95% do CDI geraria um retorno anual de cerca de 13,5% ao ano. Este tipo de aplicação tem incidência de imposto;
  3. Poupança: investimento mais popular, rende 0,5% ao mês + TR (taxa referencial), chegando a cerca de 7% ao ano isento de imposto. Atualmente esta opção tem rendido até mesmo abaixo da inflação portanto, fuja desse investimento nesse momento.
  4. LCI: a Letra de Crédito Imobiliário é um título que tem lastro em empréstimos imobiliários. São muito parecidas com os CDBs com a diferença de que são isentas de imposto;
  5. Títulos Públicos: os títulos públicos nada mais são do que uma forma do Governo tomar dinheiro emprestado. Para pagar suas dívidas e manter a máquina funcionando o Tesouro Nacional emite estes títulos. Esse tipo de investimento é tributado. Seguem abaixo os principais títulos negociados:
    1. Tesouro IPCA +: paga inflação mais uma taxa pré-fixada. Hoje essa taxa está acima de 7% ao ano. Levando-se em conta a inflação atual de 9,5%, a rentabilidade desses títulos chegariam a aproximadamente 17% ao ano (como a inflação muda a todo instante não há como dar uma previsão exata de retorno);
    2. Tesouro Prefixado: rende taxa fixa, definida no momento da aplicação. Atualmente é de aproximadamente 16% a.a.;
    3. Tesouro Selic: investimento atrelado à Selic, portanto pós-fixado. A SELIC atual é de 14,25% a.a.

OK, mas quanto eu ganho a mais com essa crise?

Para exemplificar, vamos fazer algumas simulações da diferença de rentabilidade dos investimentos. Levamos em conta uma aplicação de R$ 100.000 hoje para resgate em 5 anos:

Par Mais Blog - Dicas para aproveitar a crise e ganhar mais dinheiro

Veja que, com exceção da poupança, todos os demais investimentos gerariam retorno acima de 70% no período…imagine se pensarmos num prazo maior!

Lembrando isto é uma simulação, que considera os dados atuais da economia, com inflação em cerca de 9% e Selic a 14,25%. Importante ressaltar que as taxas poderão mudar nesse período, portanto a simulação não pode ser considerada como garantia de rentabilidade futura.

 

Conclusão

Lógico que uma crise não é nada agradável, especialmente considerando o aumento do desemprego e a alta da inflação. Porém, para quem está numa situação estável, soube administrar suas receitas e despesas e conseguiu gerar poupança, a crise é uma ótima aliada na busca pela multiplicação do patrimônio (ou pelo menos da reserva de segurança)!

Você pode estar se perguntando “mas como faço para investir nisso?”. Apesar de todos os investimentos serem acessíveis, é muito importante que sejam conciliados aos objetivos e ao perfil de risco, portanto, por mais simples e tentador que possa parecer investir sozinho, consulte sempre um profissional especializado e capaz de auxiliá-lo nas escolhas. O resultado no futuro deverá ser bem melhor.

Se pararmos para pensar, há uma grande chance de que, nos próximos anos, reformas sejam feitas, a confiança volte para o mercado e essas taxas altíssimas venham a se tornar cada vez mais raras, portanto aproveite o momento e faça seu dinheiro render. A preguiça e a desinformação podem lhe custar caro!

Conte com a Par Mais para auxiliá-lo, temos uma equipe especializada em buscar os melhores investimentos para você!

 

Tipos de investimentos para ganhar dinheiro e aproveitar a crise por Márcio Wolter Filho – 22.10.2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Par Mais - Anuncio - Tipos de Investimentos - Simulador de Investimentos

Nossos artigos