Consultoria financeira especializada: quais as vantagens?

  • 11/09/2015
Página inicial - uso consciente - Consultoria financeira especializada: quais as vantagens?

casal fazendo uma consultoria financeira

Sempre que nos percebemos em situações estranhas ao nosso horizonte de conhecimento, procuramos especialistas, como advogados, médicos etc. Porém, quando o assunto é dinheiro, essa lógica parece que não é levada em consideração. Poucas pessoas procuram ajuda para organizar suas finanças ou para investir seu dinheiro.

Na verdade, pouca gente se preocupa em elaborar um planejamento de longo prazo, que lhe permita ter uma vida financeira tranquila quando resolver parar ou reduzir a carga de trabalho. Quem se preocupa, acaba caindo nas mãos de profissionais que se dizem planejadores financeiros, mas na verdade são vendedores de produtos.

Planejamento financeiro é um trabalho amplo que, para ser bem realizado, precisa de técnicas adequadas, muito conhecimento e acesso a produtos e soluções financeiras. Nesse sentido, há bastante desconhecimento das vantagens que uma consultoria financeira especializada pode trazer.

Como se constitui uma consultoria financeira?

Dentro de um planejamento financeiro são abordadas 6 grandes áreas interdependentes que podem impactar no patrimônio e consequentemente nos objetivos de uma pessoa, são elas: gestão financeira, gestão de ativos, gestão de risco, planejamento de aposentadoria, planejamento tributário e planejamento sucessório.

Embora seja um trabalho amplo, que envolvem diversas áreas e muito trabalho, pequenas atitudes misturadas com boa dose de organização e disciplina já causam grande impacto.

Assim como uma empresa, conhecer seus gastos é fundamental!

O que normalmente impacta as pessoas que realizam seus planejamentos financeiros com profissionais certificados – independentemente da renda –, é o conhecimento real de seus gastos, e isso é fundamental. Por mais simples que possa parecer, acredite, é realmente surpreendente quando se coloca tudo na ponta do lápis.

Com os gastos bem conhecidos fica mais fácil traçar um orçamento adequado.

 

Dicas para o orçamento

Ao final do processo será traçado um plano de ação que abrangerá todos os objetivos e, dependendo da complexidade do caso, poderá ser feito um acompanhamento mais detalhado das metas especificadas. Todavia, o orçamento é talvez o fator que mais impacta nos objetivos de longo prazo, e, por conta disso, o acompanhamento profissional e a aplicação de algumas técnicas específicas fará toda a diferença no futuro.

Para a maioria das pessoas, obrigatoriamente o orçamento deve separar pelos menos 10% para investimentos, e todas as despesas devem se encaixar nos 90% restantes. Isso é extremamente importante: antes de pensar nos gastos, separe o valor dos investimentos. As suas despesas é que devem se adequar.

Após criar o hábito de separar a parcela do orçamento para investimentos, é a hora de ir ao mercado financeiro em busca de boas oportunidades. Então chegamos em outra etapa de extrema importância: a aplicação das economias de forma adequada pode representar o acumulo de um patrimônio muito maior no futuro, considerando prazos longos de investimento,

Não se pode esquecer também de todos os outros pontos: adequação dos bens aos objetivos, conhecer e mitigar riscos, dimensionar seguros e até mesmo preparar a sucessão e proteger seus entes queridos. Mas todos esses assuntos serão matéria dos próximos artigos.

Enfim, todo esse processo é longo e demanda conhecimento, tempo e organização. Assim como um advogado, o planejador financeiro é um especialista que possui toda uma gama de técnicas que possibilitam uma análise realmente profunda de tudo que pode impactar nessas contas. Os resultados desse trabalho são transformadores.

Quais as vantagens de uma consultoria financeira especializada? por Samuel Rech11.09.2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Par Mais Blog - Planilha de controle financeiro - anuncio

Nossos artigos