O consultor financeiro pessoal é um profissional responsável por avaliar e organizar a vida financeira dos seus clientes, sem conflitos de interesses, atuando com honestidade e respeito ao perfil de cada um.
Ele atua em todas as áreas que tangem a vida financeira, visando adequar as finanças dos clientes, de acordo com os objetivos e momento de vida.
O consultor pode trabalhar como autônomo, em empresas do ramo financeiro ou seguradoras e por isso, muitas vezes, está isento de relações com instituições bancárias. Além disso, ele não possui envolvimento emocional com o patrimônio do cliente e, dessa forma, consegue trabalhar com mais liberdade e visão ampla para direcionar o cliente pelo melhor caminho.
Também é responsabilidade do consultor financeiro pessoal dar subsídio e alertar o cliente para protegê-lo de investimentos inadequados que a todo momento são oferecidos. Quanto a segurança das informações, um bom planejador financeiro pessoal sempre preza pela ética e confidencialidade.
O trabalho de um consultor financeiro pessoal consiste na análise e elaboração de estratégias para as seis áreas que afetam a vida financeira das pessoas. As áreas abordadas pelo profissional são:
Aqui, o principal é levantar minuciosamente a vida financeira do cliente. Com essas informações, é possível entender o fluxo de rendas e despesas, o comportamento do indivíduo ou da família e, assim, planejar as estratégias a serem adotadas para possíveis ajustes.
O consultor pessoal também é responsável por analisar, comparar e indicar quais as melhores estratégias de investimentos de acordo com os objetivos e momento de vida de cada cliente. A avaliação de imóveis e demais bens também são feitas, sempre respeitando o perfil de investidor do cliente.
Outro papel do consultor financeiro é dimensionar o capital necessário para gerar renda no futuro, ou seja, para a aposentadoria. Deve-se considerar um orçamento estimado, analisar o INSS, aposentadoria pública e a previdência privada – se for o caso – e definir um plano para que o cliente saiba exatamente o que fazer para ter o padrão de vida desejado quando decidir parar de trabalhar.
Aqui, o profissional analisa os riscos em que o cliente está exposto, com o objetivo de indicar a solução mais adequada para que ele e sua família fiquem assistidos em qualquer eventualidade. Um exemplo comum: uma família em que apenas o marido ou esposa possuem renda, com filhos e pouco patrimônio acumulado. A família estaria totalmente desprotegida na falta do principal provedor, caso não possua um seguro de vida.
No planejamento tributário o intuito é compreender e avaliar o impacto dos impostos no seu trabalho e também na sua vida financeira. Através de estratégias amparadas pela lei, é possível ainda diminuir o peso dos tributos sobre as receitas. A partir da análise da declaração de imposto de renda do cliente, verifica-se se há concordância nos dados ou se o cliente está exposto a riscos.
Nesta área, o consultor financeiro pessoal volta sua atenção para agilizar o processo de sucessão de bens do cliente, ou seja, com quem ficará a herança ou patrimônio que o cliente construiu. Que cuidados deve ter para a segurança financeira dos seus filhos e entes queridos. É necessário que o cliente saiba quais os impactos jurídicos das alternativas do planejamento sucessório. O consultor avalia e calcula o custo tributário, a disposição do patrimônio e os cenários previstos. Nesse processo, são também, desenvolvidas estratégias para agilizar e diminuir os custos com a transferência dos bens, muitas vezes em vida.
Entre em contato com os especialistas da ParMais e conquiste seus objetivos financeiros
Geralmente, ele se dá em seis passos:
O processo é apresentado ao cliente e, no caso da contratação, define-se o objetivo do trabalho, que muitas vezes é focado em apenas algumas das áreas citadas acima.
Em seguida, identifica-se os objetivos pessoais e financeiros, assim como as necessidades e prioridades do cliente. Aqui são coletados dados quantitativos e qualitativos, como dados pessoais, extratos bancários, levantamento do padrão de vida, produtos financeiros e bens em geral, sempre com a finalidade de ter subsídio suficiente para dar um diagnóstico de sua situação.
De posse das informações, o consultor financeiro pessoal faz a análise de todos esses dados para avaliar se seus objetivos estão de acordo com sua estrutura atual ou se é preciso adequações. É aqui que o diagnóstico da vida financeira do cliente é feito. Dá pra comparar com uma consulta ao médico, pois o consultor financeiro pessoal faz um diagnóstico e “prescreve” algumas ações a serem tomadas para dar um norte financeiro ao cliente. Ele identifica suas dores e necessidades financeiras para auxiliar a escolher o melhor caminho.
Depois do terceiro passo, é hora de traçar as estratégias a serem executadas. São elas que vão servir de escada para alcançar os objetivos. Após desenvolver as recomendações, elas são apresentadas ao cliente.
Depois de definir, apresentar e alinhar as estratégias com os objetivos do cliente, é hora de colocá-las em prática. Nessa fase de execução, o cliente decide se ele mesmo executa as recomendações ou se conta com o serviço deste profissional para a implantação.
Após serem implementadas, as estratégias precisam ser constantemente monitoradas e reavaliadas, pois é normal a mudança de cenários e objetivos. Eventualidades também podem acontecer, como o nascimento de mais um filho, a mudança de emprego, etc.
Os benefícios de ter um consultor financeiro pessoal são diversos. O principal é a tranquilidade que ele traz ao cliente, pois o consultor define um plano para a vida, no qual o cliente possui todas as instruções para conquistar o que deseja para seu futuro financeiro.
Em consequência, a medida que o processo se desenvolve, naturalmente, o cliente vai entendendo os resultados das estratégias e como o mercado financeiro funciona. Dessa forma, ele ganha subsídios importantes para agir com autonomia em momentos importantes, como por exemplo, a contratação de um investimento. Além disso, a relação do cliente com o dinheiro muda, ou seja, ele se empodera financeiramente.
Um consultor financeiro pessoal é responsável por avaliar e organizar a vida financeira dos seus clientes, sem conflitos de interesses, atuando com honestidade e respeito ao perfil de cada um.
Ele atua em todas as áreas que tangem a vida financeira, visando adequar as finanças dos clientes, de acordo com os objetivos e momento de vida.
Muitas vezes, a melhor opção é “terceirizar as finanças”. Quando sabemos que nossas finanças estão sob responsabilidade de alguém que tem o dever de zelar pelo melhor, conseguimos focar no que realmente temos interesse, como a profissão ou a vida pessoal, e assim, as finanças tendem a prosperar.
ASSINE GRATUITAMENTE
MANUAIS DA NOSSA GESTÃO DE INVESTIMENTOS
SÃO PAULO - SP
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2092 - 15° andar, conj. 152
Jardim Paulistano
CEP: 01451-905
Tel.: +55 (11) 99967.3693
FLORIANÓPOLIS - SC
Av. Rio Branco, 380 - 3º andar
Centro
CEP: 88015-200
Tel.: +55 (48) 3031.6688
Aguardo contato para saber mais
Vinicius, boa tarde!
Ficamos felizes pelo seu interesse.
Um dos nossos especialistas entrará em contato com você.
Sucesso!
Gostaria de mais informações do serviço e orçamento por favor.
Salete, boa tarde!
Ficamos felizes pelo seu interesse.
Um dos nossos especialistas entrará em contato com você.
Sucesso!
Boa tarde, gostaria de informações de como funciona e quanto custa a consultoria financeira, para fins de organização financeira pessoal.
Atenciosamente,
Grazielle
Grazielle, bom dia!
Ficamos felizes pelo seu interesse.
Um dos nossos especialistas entrará em contato com você.
Sucesso!
Tenho um controle financeiro de muito tempo, o que me proporcionou a casa própria, carros e uma vida tranquila e sem dívidas. Atualmente, perto da minha aposentadoria, estou alavancando uma reserva financeira que me dará tranquilidade no meu período de aposentadoria. Quero investir em kitnets para alugar e poder deixar essa renda depois para meus filhos. Nunca é tarde para começar, mas quanto mais cedo começar, mais coisas você conquistará!
Gilmar, boa tarde!
Ficamos felizes em ler o seu relato! Realmente é muito importante ter um bom planejamento financeiro para conquistar uma aposentadoria saudável.
Um alerta, imóveis não são boas alternativas para reserva de segurança. Uma reserva ideal tem que ter liquidez, para que em qualquer situação de emergência você tenha o dinheiro à disposição.
Convidamos você a entrar na nossa ferramenta BIO Financeira, que indica além do perfil de investidor, a estratégia de investimento adequada ao seu momento de vida e o valor da sua reserva de segurança. Acesse por aqui: http://apps.parmais.com.br/inteligencia-par-mais
Também deixamos como sugestão de leitura estes dois artigos do nosso blog:
Reserva de emergência: o que é e como montar a sua? – https://www.parmais.com.br/blog/reserva-de-emergencia/
Dividendos ou aluguel de imóveis? Qual mais vantajoso? – https://www.parmais.com.br/blog/dividendos-ou-aluguel-de-imovel/
Desejamos muito sucesso!
Eu gostaria de saber o valor dessa consultoria? E se vocês ajudam a montar uma carteira de investimentos bem diversificada e a manutenção da mesma?
Diego, bom dia!
Ficamos felizes pelo seu interesse.
Um dos nossos especialistas entrará em contato com você.
Sucesso!