Por que é importante investir por objetivos?

  • 25/01/2022
Página inicial - Vida financeira - Por que é importante investir por objetivos?

Muito se fala sobre a importância de investir por objetivos, mas você sabe o que isso realmente significa e como colocar em prática?

Hoje em dia as pessoas estão muito mais preocupadas com o futuro e pensando em formas de ter garantias, e sem dúvidas, fazer investimentos é a primeira opção para tentar mudar de vida. Mas fazer investimentos só por fazer não é o melhor caminho. 

Aqui entra a importância de ter e investir por objetivos. Entenda neste artigo o que isso significa e como dar os primeiros passos. 

O que significa investir por objetivos?

Investir por objetivos está relacionado com definir uma meta e um prazo, poupar e fazer investimentos de forma que essa meta se torne mais fácil para ser conquistada. 

Quando você tem um objetivo definido, fica mais fácil abrir mão de outras coisas para alcançar o que tanto deseja. Veja alguns passos que podem ajudar: 

Passo 1 – Defina objetivos e prazos

Comece definindo o seu sonho e em quanto tempo pretende realizá-lo. Vamos usar um exemplo prático considerando que o sonho é comprar um apartamento: 

  • O primeiro passo é esse, definir o que você quer. No caso, comprar um apartamento. 
  • Tão importante quanto definir o objetivo é definir um prazo, ou seja, em quanto tempo você pretende alcançar a meta de comprar um apartamento?
  • Depois, você precisa descobrir quanto custa este objetivo e quanto dinheiro você precisará juntar para alcançá-lo.
  • Analise suas economias e veja se possui alguma reserva que pode ser destinada para o objetivo do apartamento. Claro, sem prejudicar sua reserva de emergência ou qualidade de vida. 
  • O próximo passo é fazer uma análise das suas rendas e despesas e definir quanto do orçamento você pode disponibilizar por mês para comprar o seu apartamento. Esse valor deve ser algo que caiba no seu bolso sem que você precise recorrer ao cheque especial, um cartão de crédito ou algum outro tipo de dívida.
  • Muito importante neste caso você ser realista, ou seja, definir metas e prazos que sejam possíveis de serem alcançados dentro da sua realidade financeira. 
  • A calculadora do futuro da ParMais é uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo, pois ela indica quanto você precisa economizar para realizar seus sonhos. Confira aqui

Usamos aqui o exemplo do apartamento, mas você pode seguir esses passos para qualquer objetivo, seja ele fazer uma viagem, um curso no exterior, comprar um carro, planejar uma festa de casamento ou aniversário, entre outros. O objetivo quem escolhe é você. Apenas se atente para que seja algo factível, que você consiga alcançar, para evitar frustrações no futuro. 

Além disso, caso seja a sua primeira tentativa, sugerimos que você defina um objetivo de curto prazo, de um ou dois anos, para que você crie o hábito de poupar para alcançar o que deseja. Ao conquistar o primeiro objetivo no prazo estabelecido, você terá mais ânimo para continuar e buscar por objetivos maiores. 

2º Passo – Investir por objetivos

Este passo vai depender de muito foco e disciplina, pois é a fase de juntar dinheiro para alcançar o que deseja. 

Talvez nos primeiros meses não seja tão fácil e precise de uma adaptação. Provavelmente você terá que abrir mão de alguns gastos, como comprar roupas, ir a um restaurante mais caro ou fazer um passeio de lazer, mas lembre-se que você está abrindo mão de um prazer momentâneo por um objetivo específico, que você só vai alcançar se tiver muita força de vontade.  

Se em um mês específico você não conseguir guardar exatamente a quantia planejada, não se preocupe. Tente guardar um pouco mais no outro mês para compensar. 

Além disso, rendas extras, como o 13º, salário de férias ou outros tipos de renda podem ajudar a cumprir seu objetivo com mais rapidez e adiantar seus investimentos. 

3º Passo – Escolha seus investimentos

A escolha dos investimentos vai depender de alguns fatores, como o seu perfil de investidor e do prazo que você pretende alcançar o objetivo. 

Para saber qual é o seu perfil de investidor, você pode fazer a BIO Financeira, que é uma ferramenta completa da ParMais que, além de mostrar o seu perfil, também oferece um estudo completo sobre a sua estrutura financeira e patrimonial. Clique aqui e saiba mais.  

Outro fator para escolher os seus investimentos é o prazo. Quanto mais longo for o prazo do seu objetivo, mais risco você poderá tomar, potencializando assim os seus rendimentos. 

Porém, caso o seu objetivo seja de curto ou médio prazo, o risco dos seus investimentos deve ser menor. Lembre-se sempre de escolher um investimento que atenda às suas necessidades. 

Por exemplo: se o seu objetivo é fazer uma viagem daqui um ano, você não poderá comprar um LCI que tenha o prazo de resgate de três anos.

Caso não se sinta confortável para fazer a escolha dos investimentos sozinho, não hesite em buscar ajuda profissional, pois eles saberão indicar para você quais as melhores opções para seu caso, considerando seu momento de vida e perfil de investidor. 

4º Passo – Desfrute do seu objetivo

Depois de se esforçar para alcançar seu objetivo, é hora de desfrutar do que conquistou!

Seguindo os passos que citamos, você perceberá que fica muito mais fácil conseguir o que almeja e estará preparado para estabelecer novos objetivos.

Depois dessa primeira experiência, você pode também se aventurar estabelecendo objetivos simultâneos, como por exemplo poupar para complementar a renda da aposentadoria, enquanto junta dinheiro para comprar um carro.  

Caso você tenha planejado guardar dinheiro para alcançar o objetivo em dois anos, mas no final do período não conseguiu o dinheiro suficiente, não desanime. Pense que você está muito mais perto de alcançar sua meta do que estava no início. 

A ideia inicial de estabelecer um prazo serve para dar um horizonte temporal, algo que facilite visualizar o objetivo sendo cumprido. Quanto mais foco e disciplina você tiver, mais rapidamente vai alcançar o que almeja.

Conclusão

Investir por objetivos é muito importante para que você consiga alcançar o que deseja com mais segurança e tranquilidade. 

Para isso, é fundamental que você defina os seus objetivos, decida um prazo e faça um planejamento para saber quanto de dinheiro você já tem e quanto precisa poupar por mês para chegar na sua meta.

Após, busque por investimentos que se encaixam tanto no seu perfil de investidor, como na sua realidade atual. 

Invista com consciência e escolha objetivos que caibam no seu bolso e que sejam possíveis de serem realizados, para evitar frustrações futuras. 

Seguindo esses passos você tem uma chance muito maior de conseguir o que deseja. 

Deixe seu comentário

Comentário(s): 1

       

Últimas publicações