Um dos hábitos necessários para uma vida financeira saudável está em gastar com consciência. O orçamento (estimativa) e o controle financeiro (conhecido popularmente como “controle de despesas”) são ótimas ferramentas para você entender de onde vem e para onde vai o seu dinheiro, passar a gastar melhor e viabilizar seus objetivos financeiros.
Vale aqui explicar a diferença:
Exemplo prático
Veja que sempre será um “tradeoff” (abrir mão de algo, para poder ter outra coisa em troca). Na prática, não é fácil abrir mão de coisas que gostamos ou estamos acostumados, mas essa tarefa se torna menos desgastante quando você tem o controle de suas finanças nas mãos e toma a decisão de forma consciente, com um motivo bem claro (no nosso exemplo, gastar menos com lazer nos finais de semana para poder fazer uma viagem incrível no final do ano).
Essa época do ano é muito indicada para fazer um orçamento (estimativa) pra os gastos do ano que vem chegando, pois dessa forma você entrará em janeiro sabendo quanto pode gastar com cada item se quiser atingir seu objetivo.
A resposta é “ontem”! Se você ainda não tem ideia de onde está gastando o seu dinheiro, comece já a fazer seu controle financeiro.
A seguir apresentamos um passo a passo para você montar seu orçamento e algumas dicas para fazer um controle financeiro eficiente.
Por que você quer guardar dinheiro?
Uma viagem? Casamento? Comprar o imóvel próprio? Viver de renda / aposentadoria?
Nós somos movidos a objetivos, e nas finanças não é diferente.
Se você quiser guardar dinheiro para realizar seus objetivos, o primeiro passo com certeza é ter clareza sobre o que você quer, quando quer conquistar e quanto custa. Por exemplo:
Com um objetivo claro em mente, adiar o consumo é menos doloroso e cria um ciclo positivo para as suas finanças pessoais.
Dica:
Caso você não consiga poupar o valor suficiente para atingir seu objetivo, tente:
Se quiser saber mais, veja aqui nosso artigo sobre objetivos financeiros.
Importante:
Se você tiver dívidas com cheque especial ou cartão de crédito, resolva esse problema antes de pensar no próximo objetivo financeiro. Busque imediatamente uma linha de crédito mais barata para quitar essa dívida, lembrando de manter uma parcela que caiba no seu bolso.
Veja aqui o curso 9 passos para sair das dívidas. Ele é gratuito e 100% online!
O primeiro passo para um bom orçamento é a identificação de todas as rendas e despesas da família. Lembre-se de que tudo deve ser listado para que os valores fiquem o mais próximo possível da realidade.
Alguns exemplos de rendas e despesas:
Rendas
Despesas
Dica: acesse no link abaixo e baixe a nossa planilha de “Controle financeiro – Rendas e despesas”. Aproveite e assista ao vídeo explicativo, onde descrevemos as categorias e explicamos a importância de realizarmos análises de cada uma. Leia com atenção todas as orientações e veja como é possível, de forma simples e rápida iniciar um eficiente controle financeiro para o seu orçamento doméstico.
Para ser realmente o dono do seu dinheiro e atingir seus objetivos financeiros, é fundamental fazer controle financeiro mensal.
Como fazer?
Pelo menos uma vez ao mês, é preciso lançar seus extratos de conta corrente e cartões de crédito em uma planilha ou aplicativo, categorizar as despesas de acordo com sua realidade (utilize os mesmos itens que definiu no seu orçamento) e analisar os resultados para ver se você está dentro ou fora do planejado.
Algumas dicas:
Analisar os resultados é a parte mais importante do controle financeiro. De nada adianta organizar as contas, lançar na planilha ou aplicativo e organizar em categorias se você não parar para refletir sobre os resultados e tomar providências, quando necessário.
Lembra do exemplo lá do início do artigo, onde falamos em economizar com lazer de final de semana para poder fazer a viagem dos sonhos? Pois é, isso é analisar os resultados e tomar decisão consciente com base neles!
Depois de todo esse esforço para guardar dinheiro, nada mais justo do que aplicá-lo no melhor investimento!
E o melhor investimento é o mais adequado ao seu objetivo.
Como escolher o melhor investimento?
Primeiro saber sua BIO Financeira. A Biografia financeira é uma metodologia própria da Par Mais, pois como nosso DNA é das finanças pessoas, acreditamos que todos para iniciarem uma estratégia de investimentos devem analisar, além do perfil de risco, o seu atual momento de vida e a sua capacidade financeira e patrimonial.
A BIO também indica o valor da sua reserva de emergência e qual a estratégia de investimento mais alinhada com a sua BIO atual.
Veja como está a sua BIO Financeira, aqui.
Desejamos uma ótima saúde financeira a todos os nossos leitores!
Jailon Giacomelli, CFP®
Diretor de operações da Par Mais. Planejador Financeiro Pessoal, CFP®, é Especialista em Gestão Financeira, Investimentos e Mercado de Capitais pela FGV e Engenheiro Mecânico com habilitação em Produção pela UFSC. É Analista de Investimentos com certificação CNPI. Possui ainda certificação para auditor interno ISO 9001.
ASSINE GRATUITAMENTE
MANUAIS DA NOSSA GESTÃO DE INVESTIMENTOS
SÃO PAULO - SP
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2092 - 15° andar, conj. 152
Jardim Paulistano
CEP: 01451-905
Tel.: +55 (11) 99967.3693
FLORIANÓPOLIS - SC
Av. Rio Branco, 380 - 3º andar
Centro
CEP: 88015-200
Tel.: +55 (48) 3031.6688