Home broker: o que é e como escolher?

  • 23/10/2020
Página inicial - Investimentos - Home broker: o que é e como escolher?

O Home broker é uma ferramenta que facilita a vida dos investidores, pois oferece agilidade e rapidez na negociação de ativos financeiros. Entenda neste artigo o que é home broker, suas vantagens e dicas para escolher a melhor opção.

O que é home broker?

O home broker é um sistema oferecido pelas corretoras de valores e é utilizado para realizar negociações na Bolsa de Valores. O processo é on-line e permite a negociação de ativos de forma rápida, ágil e segura.

Por meio da ferramenta é possível comprar e vender diretamente, em tempo real, qualquer tipo de ativo negociável na bolsa. Entre esses ativos podemos citar as ações, ETFs, Fundos Imobiliários e derivativos como contratos futuros de índice, opções, contratos de dólar, entre outros.

home broker

Histórico do home broker e das negociações na Bolsa

Até a década de 90, todo investimento na bolsa de valores do Brasil ocorria por telefone. Você já deve ter visto em algum filme ou documentário uma cena em que diversos corretores compram ou vendem freneticamente papéis no ambiente físico da bolsa. Caso você quisesse comprar ou vender uma ação, você ligava para a sua corretora para passar uma ordem, que era negociada e liquidada dessa forma. Essa operação se chamava Pregão Viva Voz.

Em 1990 foram iniciadas as negociações através de um sistema eletrônico, que funcionava simultaneamente ao Pregão Viva Voz. Em 1997 foi implantado o Mega Bolsa, um sistema de negociação eletrônica que permitiu ampliar o volume de processamento de informações pela Bovespa.

Depois disso, em 1999, são implementados os primeiros home brokers, permitindo a negociação direta pelo investidor através do sistema Mega Bolsa. Em 2006 a Bovespa passou a negociar somente eletronicamente, abandonando o Pregão Viva Voz.

Vantagens

Uma das principais vantagens do home broker é que, por meio dele, você tem liberdade para negociar em tempo real, de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. Os sistemas de home brokers funcionam em computadores e diversas corretoras já oferecem aplicativos que dão acesso ao sistema pelo celular.

Isso traz agilidade para as movimentações e diminui o risco de alguma informação ser entendida erroneamente. Além disso, o registro eletrônico das movimentações aumenta a segurança dos negócios, além de permitir um registro confiável do histórico das movimentações e em tempo real.

Outra vantagem importantíssima é que eles diminuíram os custos de corretagem. Tendo em vista que já não é mais necessário ter uma pessoa na bolsa, negociando em tempo real, os custos baixaram. Além disso, os sistemas eletrônicos de home broker permitiram o aumento do número de corretoras, aumentando também a competição entre os prestadores de serviço. Com isso, os custos de corretagem e custódia diminuíram significativamente, o que é bastante positivo para o investidor.

Custos

A taxa de corretagem é cobrada por operação realizada, como um percentual do valor negociado ou uma composição dos dois. Existem corretoras que permitem comprar um pacote de corretagem, diminuindo assim o custo individual por operação e algumas corretoras inclusive isentam os seus clientes dessa taxa, mas isso varia de acordo com cada corretora.

Algumas corretoras possuem ainda múltiplos sistemas de home broker. Alguns deles são mais complexos e possuem mais informações diretamente na tela, trazendo vantagens para quem negocia frequentemente. Caso você decida optar por alguns desses sistemas mais elaborados, a corretora pode cobrar uma taxa pelo uso do sistema. Caso decida usar o home broker básico ou caso a corretora tenha apenas um sistema, geralmente não existe essa cobrança.

Como escolher o seu home broker?

Atualmente existem várias corretoras no Brasil, porém nem todas possuem plataformas próprias de home broker e atendem ao segmento pessoa física. No site da B3 você tem acesso a todas as corretoras cadastradas na Bolsa. Aplicamos os seguintes filtros no site para selecionar as corretoras mais adequadas para pessoas físicas:

  • Atendimento ao segmento de clientes pessoa física
  • Disponibilização de sistema home broker
  • Disponibilização de sistema mobile broker (para celular)
  • Oferta de fundos de investimento pela corretora
  • Disponibilização de produtos listados à vista, derivativos, mercado de balcão e Tesouro Direto
  • Selo de qualificação Retail Broker (que possui estrutura e tecnologia especializada para prestação de serviços para pessoas físicas)

34 corretoras atendem aos filtros listados acima, que seguem na tabela abaixo.

Corretoras
Ágora Ativa
Banrisul Corretora Bradesco Corretora
BTG Pactual C6 Corretora
Citi Clear
CM Capital Credit Suisse
Easynvest Elite
Fator Genial
Guide Investimentos H. Commcor
Icap do Brasil Banco Inter
Itaú Corretora Mercantil do Brasil
Mirae Asset Modal
Necton Nova Futura
Órama Planner Corretora
Safra Corretora Santander Corretora
Socopa Terra Investimentos
Tullet Prebon Brasil UBS
Votorantim Asset XP Investimentos

Conclusão

O home broker é uma ferramenta que permite a negociação de ativos na bolsa de valores. Ele é disponibilizado pelas corretoras de valores e oferece segurança e agilidade nas operações, que são feitas pela internet.

O home broker de cada corretora varia entre si e a escolha de um deles é individual. Porém, antes de optar por um sistema de home broker, é importante levar em consideração os custos envolvidos e pesquisar as corretoras que atendem suas necessidades.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações