Uma corretora de valores mobiliários, popularmente chamada apenas de corretora de valores, é responsável por intermediar aplicações financeiras entre investidores e instituições, como bancos de investimentos, fundos de investimentos de gestoras independentes, bolsa de valores, entre outros.
Anos atrás as corretoras eram conhecidas principalmente pela negociação de ações e de outros ativos negociados em bolsa de valores (opções, derivativos, fundos de índices, entre outros). Porém, atualmente são negociados nas corretoras de valores também outros produtos, como títulos públicos, fundos investimentos, CDB’s, LCA e LCI, CRA, CRI, debêntures, ações, fundos de investimentos imobiliários, entre outros.
Diante deste cenário, cada vez mais pessoas nos perguntam sobre “como abrir uma conta em uma corretora?”. Leia a seguir o passo a passo que preparamos para abrir conta em corretora de valores.
Abrir uma conta em corretora é importante para o investidor porque abre um leque enorme de opções de investimentos financeiros que não são acessíveis em grandes bancos comerciais. Diferentemente do que muitos pensam, abrir conta em uma corretora de valores é acessível para pessoas com qualquer patrimônio. A abertura de contas costuma ser um processo gratuito e é possível começar a investir com valores abaixo dos R$ 100.
Saiba mais: Como fazer um planejamento de aposentadoria
A corretora de valores é uma intermediária de operações financeiras. Ela oferece produtos financeiros para clientes que tem recursos para investir. Entre as dúvidas que muitas pessoas têm estão: quem fica com esse dinheiro? Qual é a segurança que o investidor tem de enviar seu dinheiro para a corretora?
Os recursos enviados para a corretora continuarão nominais e sob propriedade do investidor. Dependendo do investimento escolhido a custódia poderá ser de uma instituição diferente, mas a propriedade dos recursos sempre será do investidor. Isso significa que no momento em que o investidor quiser trocar de corretora ele não precisa resgatar seus investimentos para que ele possa gerenciar sua carteira de investimentos na nova corretora.
Isto vale para ações, títulos públicos e todos os títulos privados, como LCI, LCA, CRI, CRA, CDB, debêntures, entre outros. Para o caso de fundos de investimentos cada caso deve ser analisado separadamente, pois fundos não possuem a figura do “custodiante”.
Comece a investir com a expertise dos especialistas da ParMais!
Para a escolha da corretora ideal para você é preciso fazer alguns questionamentos:
Se o propósito for construir uma carteira focada em fundos de investimentos, então é importante que a corretora distribua fundos de boas gestoras independentes.
Se o objetivo for por exemplo investir em ações, então o homebroker (sistema da corretora vinculado à BM&FBovespa em que as operações no mercado de ações são realizadas) deve ser prático e fácil de usar. Além disso, vale a pena considerar o custo da taxa de corretagem.
Se o investidor pretende aplicar em títulos públicos, vale checar o ranking de agentes de custódia do site do Tesouro Nacional, pois lá é divulgada a lista com as taxas cobradas por cada uma das corretoras.
Vale lembrar que alguns investimentos precisam, obrigatoriamente, ser intermediados por uma corretora de valores. Por isso, se o investidor optar por “não abrir conta em uma corretora de valores”, mas quer investir em títulos públicos ou ações por exemplo, pelo próprio banco em que é correntista, na verdade estará aplicando por meio da corretora do banco, mesmo que não se dê conta disto. Este é um ponto importante, pois as corretoras dos grandes bancos comerciais costumam cobrar taxas mais elevadas que as demais corretoras do mercado.
Existem boas corretoras no Brasil. Porém, o investidor deve ficar sempre atento a possíveis conflitos de interesse (taxas e comissionamentos) em produtos ofertados pelas corretoras. Investimentos financeiros devem estar alinhados ao perfil e aos objetivos do cliente, não ao percentual de comissão ou de taxas pagas à corretora.
Saiba mais: Ativos geradores de renda – Quais são eles?
Atualmente abrir conta em uma corretora de valores costuma ser rápido e prático em relação a como era anos atrás. Em muitas corretoras todo o processo é resolvido online, via preenchimento de cadastro e digitalização de documentos. Veja a seguir alguns itens que normalmente são pedidos:
Agora é só começar a investir de acordo com o seu planejamento financeiro pessoal!
Materiais que podem ajudar você a definir seus investimentos:
O que é esse tipo de investimento? Como comprar e onde? Como escolher? Como pagar? Quais as opções ideais para o seu momento de vida e objetivos financeiros? Como resgatar?
Reserva de Segurança – Simulador & Guia
Esse é o investimento Nº 1 de todos que querem ter liberdade e viverem felizes.
Para você saber qual o valor ideal para montar e sua reserva e quais são nos investimentos mais indicados, desenvolvemos um simulador e um guia. Confira!
ASSINE GRATUITAMENTE
MANUAIS DA NOSSA GESTÃO DE INVESTIMENTOS
SÃO PAULO - SP
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2092 - 15° andar, conj. 152
Jardim Paulistano
CEP: 01451-905
Tel.: +55 (11) 98641.2069
FLORIANÓPOLIS - SC
Av. Rio Branco, 380 - 3º andar
Centro
CEP: 88015-200
Boa tarde;
Sou portuguesa e moro em Portugal, posso abrir conta na corretora, sendo considerada estrangeiro.
Obrigada
Filomena Sobreiro
Olá, Filomena.
Para contratar nossos serviços você precisa ter, pelo menos, algum tipo de residência aqui no Brasil.
Até mais.
Olá!
Eu tenho um crédito para ser recebido em FII. Ocorre que para tanto, a corretora, além de pedir os documentos que listaste nessa ótima explicação, me pediu uma procuração, que, dentre os poderes que tenho que conceder, está autorizando a corretora em alienar as cotas, receber e dar quitação. É comum essa prática pelas corretoras? E realmente elas precisam desses poderes para administrar minhas cotas no FII? Agradeço se puder ajudar.
Jáder, boa tarde!
Sim, dependendo do tipo de serviço que será prestado, essa procuração é necessária e comum.
No caso, como citado, a corretora irá administrar cotas de um fundo imobiliário, por isso a procuração é necessária.
Mas para ter certeza dos poderes que você está passando em procuração e quais as possíveis consequências, o ideal é contar com auxílio e parecer de um advogado.
Até mais!
Bom dia! Posso abrir uma conta na corretora mesmo sendo autônomo ou estar desempregado?
Rodrigo, bom dia!
Sim, é possível. Não existe nenhum tipo de restrição para uma pessoa desempregada ou autônoma abrir uma conta.
Sucesso!
Tenho conta corrente e poupança no BRADESCO como faço para investir em ações com valor menor de R$7.000.
Eunice, boa tarde.
Acreditamos que o Bradesco ofereça uma plataforma de investimentos para seus clientes, o ideal é você verificar diretamente com o banco como fazer.
Importante salientar que cada instituição financeira possui a sua política para a custódia de ações, portanto sugerimos você averiguar bem os custos para não perder na rentabilidade.
Desejamos sucesso!
Eu posso abrir conta em alguma corretora, no sábado, domingo e feriados?
Jorge, boa tarde!
Sim, você pode iniciar o processo, enviando seus dados. O tempo de validação, depende de cada corretora.
Sucesso!
Moro no Japão,e sempre tento abrir conta em corretora,mas não tenho CNH do Brasil,apenas do Japão tem como eu abrir conta em corretora sem esse requisito?
Cristiano, boa tarde!
Como você não é residente no Brasil (ou mesmo não é mais) realmente as corretoras não aceitam. Mas você pode investir em CDB de bancos e ter uma conta na poupança.
Desejamos sucesso!
Se eu abrir uma conta em uma corretora mas por qualquer motivo nunca tenha investido nada por lá essa conta inativa gera algum custo?
Garrito, boa tarde!
Se tem custo mensal ou não depende da política da cada corretora, pois tem algumas que cobram a custódia de ações (mesmo sem movimentação) e outras não.
Sugerimos que você acesse o site da B3 e verifique http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/participantes/busca-de-corretoras/
Até mais!