Ativos geradores de renda – Quais são eles?

  • 15/02/2019
Página inicial - capital - Ativos geradores de renda – Quais são eles?
ativos geradores de renda

No mercado de capitais existe todo tipo de ativo financeiro, cada um com particularidades e características específicas para cada tipo de investidor. Ativos geradores de renda são aqueles que pagam juros, dividendos, aluguel, ou alguma outra forma de renda com recorrência. Além de eventuais valorizações, esses ativos são ótimos para quem quer obter uma renda extra através do mercado de capitais. Por isso, nesse artigo falaremos um pouco sobre os principais ativos geradores de renda.

Ações

Ao comprar ações de uma empresa, você passa a ter direito sobre os lucros que essa empresa distribui para os seus sócios na forma de dividendos e juros sobre capital próprio. Investir em ações pode ser muito lucrativo pela valorização da própria ação, mas uma outra estratégia de investimento muito renomada é o investimento em empresas que pagam bons dividendos. O recebimento de dividendos tem ainda a vantagem de não ter a incidência de Imposto de Renda, já que a própria empresa já paga esse imposto sobre os seus lucros.

O IDIV é um índice da B3 cujo objetivo é criar uma carteira teórica com as empresas que se destacaram em termos de remuneração aos seus investidores através de dividendos. Investir em fundos que utilizam o IDIV, como benchmark, pode ser uma boa ideia para quem quer comprar ações geradoras de renda. Existem também segmentos que, tradicionalmente, são bons pagadores de dividendos, como por exemplo as instituições financeiras e as concessionárias de serviços públicos. Analisando o rendimento do dividendo (dividend yield) das empresas listadas na B3, elaboramos a tabela abaixo com algumas das empresas desses setores que pagaram mais de 5% de dividend yield nos últimos 12 meses.

Concessionárias de serviços públicos Instituições financeiras Outros setores
Copasa Itausa Eztec
Transmissão Paulista Bradespar Braskem
Engie Brasil Porto Seguro Multiplus
Taesa IRB Hering
Cemig Itaú Unibanco Smiles
Telefônica Banrisul
Ecorodovias Santander
BB seguridade

Saiba mais: Passo a passo para abrir conta em corretora de valores

Imóveis

Outro ativo gerador de renda são os imóveis. Um imóvel pode ser alugado, gerando assim uma renda complementar. No entanto, diferentemente de outros investimentos, ele demanda trabalho e tempo do proprietário. Outro ponto relevante é que, como um imóvel é um ativo que demanda muito capital, é mais difícil diversificar a sua renda e os seus riscos em vários imóveis do que em vários ativos financeiros. Ainda assim, imóveis são amplamente utilizados como ativos geradores de renda e podem fazer muito sentido para quem tem esse objetivo.

Fundos Imobiliários

Uma alternativa para quem quer se apropriar do ganho de aluguéis que se obtém com imóveis, mas gostaria de ter uma maior diversificação, ou não gostaria de investir um valor tão alto no segmento, são os fundos imobiliários. Eles são negociados na bolsa de valores e tem o pagamento recorrente de aluguéis, assim como acontece com quem investe diretamente em imóveis. No entanto, como você compra cotas de um fundo de investimento, você não precisa investir um valor tão alto. Além disso, os fundos costumam ter vários imóveis na sua carteira, sendo que vários investem em segmentos que não são residenciais (como shopping centers, lajes corporativas, galpões, entre outros tipos de imóveis).

Saiba mais: Como fazer um planejamento de aposentadoria

Tesouro IPCA com Juros Semestrais (NTN-B)

O Tesouro IPCA com Juros Semestrais também é um ativo interessante para quem pretende receber renda. Com diversos vencimentos que podem ir até o ano de 2050, você pode comprar um desses ativos e passar a receber semestralmente os juros definidos na compra. Esse é um ativo que protege da inflação, tendo em vista que ele paga a variação do IPCA mais uma parcela prefixada (Ex: IPCA + 4,5% ao ano). Apesar disso, é importante ficar atento que esse é um título que possui volatilidade de acordo com a variação da sua taxa, permitindo assim que o valor presente do título varie de acordo com as taxas praticadas no mercado.

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)

O Tesouro Prefixado com Juros Semestrais funciona de maneira bastante semelhante ao Tesouro IPCA. A grande diferença é que ao invés de pagar a variação do IPCA e mais uma taxa (Ex: IPCA + 4,5% ao ano) ele paga apenas uma taxa prefixada (Ex: 8,5% ao ano). Sendo assim, ele não protege da variação da inflação, o que pode ter suas vantagens, mas também é um risco. Comprando esse ativo, você receberá semestralmente os juros definidos no momento da compra, no entanto, é importante perceber que esse também é um ativo que tem volatilidade, sofrendo variação no seu preço de mercado conforme a variação das taxas praticadas no mercado.

A Par Mais trabalha para dar lucro aos seus clientes, estudando e pesquisando as melhores opções de investimentos – Fale com nossos especialistas:

Nossos artigos