Operação Lava Jato e o seu investimento

  • 24/03/2015
Página inicial - capital - Operação Lava Jato e o seu investimento

operação lava jato

Operação Lava Jato e o seu investimento

Você já parou para se perguntar o que exatamente tem dentro dos fundos que o seu gerente do banco ou o seu consultor de investimentos lhe oferece?

Títulos de crédito privado

Para investir em seus negócios e, consequentemente, ter mais lucros, as empresas necessitam de muito dinheiro. E quando esse dinheiro é maior do que essas empresas possuem em caixa é preciso que recorram ao mercado de capitais para captar esses recursos, o que geralmente é feito de duas formas:

  • Oferta de ações, vendendo parte da empresa através de negociação na Bolsa de Valores;
  • Emissão de títulos.

Não são só empresas que emitem títulos de dívida, o governo também o faz através do Tesouro Nacional, esses são chamados de títulos públicos, enquanto que empresas privadas emitem, consequentemente, títulos de crédito privados.

Além de empresas privadas e governo os bancos também são grandes emissores de títulos de crédito, muito provavelmente você já ouviu falar de CDB, LCI e LCA, alguns dos mais conhecidos. Basicamente você empresta dinheiro e essas instituições te devolvem com juros.

Grande parte dos fundos de renda fixa presentes no mercado contam com títulos de crédito privado em suas carteiras. Em geral, todos os fundos de investimento podem ter até 50% de suas carteiras em títulos privados, salvo fundos com crédito privado na sua denominação, que podem ter mais da metade da carteira nesse produto. Quanto maior a rentabilidade de um fundo – especialmente se comparado ao CDI – maior é a quantidade destes títulos.

Normalmente são fundos com histórico de rentabilidade constante, sem oscilações, porém uma simples análise superficial dos retornos não dão a noção do risco existente.

Riscos

Qual o risco de um título de crédito privado? A empresa não conseguir honrar seus compromissos, ou seja, não ter caixa para pagar os juros prometidos ou devolver o valor que você investiu – ou até mesmo as duas coisas. Isso faz com que o valor deste título caia, desvalorizando suas cotas, por exemplo, num fundo de investimento.

No caso dos títulos mais comuns citados anteriormente (CDB, LCI e LCA), todos são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o limite de R$ 250.000, o que dá uma certa tranquilidade para o investidor. Já as debêntures, fundos de investimento e os próprios títulos de crédito, entre outros, não têm esse privilégio.

Para se ter maiores ganhos no mercado financeiro é necessário correr mais riscos, essa é a relação risco/retorno. As empresas privadas geralmente pagam prêmios maiores para quem está disposto a emprestar dinheiro à elas através da compra de títulos, se comparado aos títulos públicos. Isso acontece por ser muito mais difícil o governo quebrar do que uma empresa privada.

Para se ter uma ideia de quanto é arriscado ou não investir em um título existem as agências de rating, que fazem uma espécie de avaliação dos balanços da empresa, do setor, suas perspectivas, etc. Elas atribuem notas para cada título, assim orientando o investidor para saber onde está pisando. Lembre-se, quanto maior o risco da empresa não te devolver o dinheiro, maior a rentabilidade que o investimento vai oferecer.

Operação Lava Jato

E como o fato de uma empresa estar envolvida num escândalo de corrupção afeta seu caixa? Bem, nesse caso da Petrobras, muitos contratos são suspensos e multas podem ser aplicadas, afetando as finanças das empresas e, além disso, um evento dessa proporção restringe muito o acesso ao mercado de capitais por essas companhias, ficando difícil conseguir rolar suas dívidas.

No começo do ano – mais exatamente no dia 02 de janeiro – uma das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato, a OAS, não honrou o pagamento de juros de cerca de US$ 16 milhões referente a debêntures emitidas com vencimento em 2021.

Com isso, surgiu um sinal amarelo no mercado financeiro, pois foi constatado o risco de se investir em títulos de empresas que constam na lista das envolvidas no escândalo da Petrobras, mesmo algumas delas fazendo parte das maiores do Brasil, ou mesmo em fundos de investimento que compram esses títulos.

A importância da informação

Ninguém precisa ser expert em investimentos, por isso sempre questione onde seu dinheiro está indo quando lhe é sugerida uma nova aplicação. Muitos fundos de investimentos comercializados pelos bancos possuem títulos de crédito privados, em maior ou menor grau, e o fato das empresas que emitem esses títulos começarem a dar calote interfere diretamente na sua rentabilidade e no patrimônio do fundo, aumentando a chance de você perder dinheiro.

Informe-se sobre os títulos que fazem parte do fundo o qual você investe e, caso você tenha receio ou não se sinta confortável com seu investimento realoque seu capital em aplicações seguras, como aquelas citadas que são protegidas pelo FGC, e seja firme na negociação das taxas, deixe claro para o seu banco que existe concorrência e que ela pode oferecer mais.

Se você se sente inseguro ou não tem experiência com investimentos busque auxilio de profissionais qualificados e idôneos, afinal, cuidado é tudo, principalmente em relação ao nosso dinheiro!

.

A Operação Lava Jato e o seu investimento por Márcio Wolter Filho – 24.03.2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Nossos artigos