O que são títulos de crédito?

  • 26/12/2018
Página inicial - capital - O que são títulos de crédito?
O que são títulos de crédito?

Títulos de crédito são documento que estabelece o pagamento de uma quantia pré-determinada de dinheiro no futuro. Eles são, essencialmente, uma promessa de pagamento. Pense por exemplo em um cheque. Ao emiti-lo deve constar quem vai pagá-lo e se ele pode ser resgatado em qualquer prazo ou em uma data determinada. A maior parte dos títulos tem as suas particularidades específicas, mas essencialmente são assim que funcionam.

História dos títulos de crédito

Os títulos de crédito têm uma história bastante longa e desde o século I já existem registros de notas promissórias emitidas no Império Romano. Antigamente esses títulos eram utilizados, essencialmente, para facilitar e tornar mais seguro o transporte de grandes quantias de dinheiro.

Os cavaleiros templários, por exemplo, tomavam depósitos de imigrantes e emitiam notas promissórias que permitiam o resgate dos valores em outros locais, estabelecendo assim a base dos serviços bancários como nós conhecemos hoje. No século VIII, na China, também existe registro de instrumentos de crédito resgatáveis, usados para o transporte de altas quantias de ouro em longas distâncias.

Como funcionam os títulos de crédito?

Atualmente existem diversos títulos de crédito, mas quando se trata dos títulos de crédito no âmbito dos investimentos, geralmente fala-se de títulos de crédito privado. Esses são títulos emitidos por uma instituição privada, como por exemplo uma empresa, com a promessa de pagamento do valor emprestado mais uma taxa de juros, em um vencimento pré-determinado.

As características desses títulos de crédito privado podem variar bastante. A sua taxa pode ser pré-fixada (como por exemplo 10% ao ano), pós fixados (100% do CDI) ou ainda uma mistura de ambas (como IPCA + 5% ao ano).

O título pode ter amortizações periódicas ou pagar todo o principal no vencimento. Ele pode ter garantias reais (como algum bem ou duplicatas já emitidas) ou não. Além disso, o risco de crédito pode variar bastante de um título para outro.

Resumidamente, apesar dos títulos de crédito privado serem instrumentos de dívida, na qual o seu emissor capta algum dinheiro no presente com a promessa do pagamento com juros no futuro, esses títulos têm várias particularidades. Essas características fazem com que o risco entre eles varie bastante.

Exemplos de títulos de crédito privado

Debêntures – uma debênture é um título de crédito emitido por uma empresas que sejam sociedades anônimas (S.A.). Elas podem ser emitidas por empresas de capital fechado ou aberto, no entanto somente as empresas de capital aberto podem fazer emissões públicas de debêntures. Quando se trata de uma emissão pública sempre existe a figura de um agente fiduciário, que é responsável por proteger os interesses dos debenturistas.

CRAs e CRIs – Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio e Certificados de Recebíveis Imobiliários são emitidos por companhias securitizadoras, que convertem dívida em títulos lastreáveis. No caso dos CRAs os recebíveis devem ter alguma ligação com atividades relacionadas ao agronegócio, e nos CRIs com transações do mercado imobiliário.

Vantagens e desvantagens dos títulos de crédito

A principal vantagem dos títulos de crédito é justamente a capacidade de investir em dívida, muitas vezes de grandes empresas, com uma rentabilidade superior aos títulos da dívida pública federal. Alguns desses títulos, como os CRIs, CRAs e as debêntures incentivadas tem ainda o incentivo fiscal de isenção de IR. Outro forte atrativo é o baixo risco de mercado e volatilidade que esse tipo de investimento possui.

O principal contraponto a essas vantagens é justamente o risco de crédito desse tipo de ativo.

A rentabilidade dos títulos de crédito costuma ser proporcional à percepção de risco de crédito do ativo, logo os ativos que tem a maior rentabilidade costumam ser os que tem maior risco. Uma boa maneira de reduzir o risco de crédito é através da diversificação dos ativos de crédito que você possui, que pode ser feito na sua carteira ou através de um fundo de crédito privado, que aplica em diversos títulos.

Onde você está, aonde quer chegar?
Nossa função é tornar sua jornada mais rápida e mais rentável. Escolhemos com você os investimentos que precisa, alinhados às suas necessidades. Clique aqui.

Nossos artigos