O que são Letras de Câmbio?

  • 12/06/2019
Página inicial - capital - O que são Letras de Câmbio?
o que são letras de câmbio

Existem vários tipos de ativos de renda fixa, cada um com as suas particularidades, que no geral apresentam uma boa alternativa para quem quer um investimento relativamente seguro, de pouca volatilidade, mas que apresente um bom rendimento. Os CDBs, LCIs e LCAs são alguns exemplos.

O que são Letras de Câmbio?

A Letra de Câmbio é um ativo de crédito que basicamente consiste em um “empréstimo” para uma determinada instituição financeira. Sobre o valor desse título tem a incidência de juros e o título tem um prazo de vencimento, que é quando você recebe o valor corrigido pela taxa de volta.

De certa forma as LCs são muito semelhantes em quase todas as suas características aos CDBs, sendo a principal diferença o fato que, enquanto os CDBs são emitidos por bancos, as LCs são emitidas por Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento, popularmente conhecidas como “financeiras”.

O que é uma financeira?

As financeiras são instituições privadas que fornecem empréstimos, porém, diferentemente dos bancos, não aceitam depósitos. Algumas financeiras são ligadas a conglomerados bancários, atendendo assim parte do seu público, como por exemplo a Alfa Financeira e a Itaú Unibanco Financeira.

Algumas outras estão ligadas a lojas de departamento ou montadoras e realizam financiamento dos produtos vendidos pelo grupo, como por exemplo a BMW Financeira e a Dacasa Financeira. Existem outras ainda que são especializadas no atendimento de algum segmento específico da população, atendendo apenas com empréstimos, como a Barigui e BIORC.

Características de uma Letra de Câmbio

As Letras de Câmbio são títulos que possuem uma aplicação mínima geralmente mais alta que os CDBs, por exemplo, variando geralmente entre R$10.000,00 e R$30.000,00. As LCs costumam ter prazos mais alongados, que fica em torno de 2 e 5 anos. Diferentemente de alguns CDBs, as LCs não têm uma previsão de resgate antecipado e o valor é pago apenas no vencimento, portanto elas têm uma liquidez relativamente baixa.

No entanto, a vantagem com relação aos CDBs é que as LCs têm uma rentabilidade que costuma ser superior. É comum encontrar LCs com taxas atrativas, girando em torno de 110% e 120% do CDI. Outra vantagem está na garantia desse tipo de ativo. As LCs possuem garantia do FGC, de acordo com as suas regras.

Quanto aos riscos, as Financeiras costumam ser instituições mais frágeis financeiramente que bancos, no entanto, esse tipo de ativo paga um prêmio maior justamente devido a esse risco de crédito maior. Adicionalmente, esse risco é mitigado pela garantia que esses ativos possuem pelo FGC.

Confira quanto o % do seu investimento em CDI vai render, em 1, 5 e 10 anos!

Tipos de Letras de Câmbio

Quanto à rentabilidade, as LCs podem ser pós-fixadas, prefixadas ou híbridas:

  • Pós-fixadas: são as LCs que pagam uma taxa que varia conforme um índice pré-determinado. Ex: 120% do CDI.
  • Prefixadas: são LCs que pagam uma taxa pré-determinada, que não varia. Ex: 10% ao ano.
  • Híbridas: são LCs que pagam uma taxa híbrida. Elas são geralmente indexadas a um índice de inflação, pagando uma taxa real acima da inflação no período: Ex: IPCA + 6% ao ano.

Tributação da Letra de Câmbio

A tributação da Letra de Câmbio segue a tabela regressiva do IR, igual a outros investimentos em renda fixa. Sendo assim, a alíquota de IR cobrada varia da seguinte forma:

  • 22,5% sobre o lucro para investimentos de até 6 meses.
  • 20% sobre o lucro para investimentos entre 6 meses e 1 ano.
  • 17,5% sobre o lucro para investimentos entre 1 ano e 2 anos.
  • 15% sobre o lucro para investimentos de mais de 2 anos.

Conclusão

As LCs são títulos de renda fixa, de risco relativamente baixo. Elas apresentam uma liquidez baixa, no entanto a sua rentabilidade compensa essa questão. No geral elas são indicadas para quem busca investimentos de baixo risco ou gostaria que uma parte da sua carteira tenha uma rentabilidade satisfatória com pouca volatilidade e pode abrir mão da liquidez para obter isso. É importante destacar ainda que as LCs possuem garantia do FGC, de acordo com as suas regras.

Nossos artigos