Quando você poupa e investe seu dinheiro, o seu objetivo é que, no futuro, ele seja rentabilizado e você possa comprar mais coisas ao final do investimento do que comprava no início. Para alcançar esse objetivo, várias questões devem ser levadas em consideração, como as taxas, os juros, a rentabilidade, a inflação, entre outros.
Um exemplo prático é a variação da taxa Selic, que atingiu sua mínima histórica em 2020, chegando a 2%. Com isso, algumas das aplicações mais tradicionais estão rendendo menos, como a poupança, os fundos de renda fixa DI e o Tesouro Direto.
Por isso, ao definir os seus objetivos e escolher os investimentos, é muito importante prestar atenção nas taxas e conferir como está a economia, para poder avaliar qual o impacto que o cenário terá nos seus rendimentos.
Para obter boa rentabilidade, os investidores estão tendo que ficar muito mais atentos, buscar boas oportunidades e principalmente, alinhar a carteira de investimentos com os objetivos financeiros.
Para te ajudar a entender melhor os indicadores e as taxas utilizadas nos seus ativos e para você entender como realmente funciona o rendimento dos seus investimentos, montamos o guia “Como analisar a rentabilidade dos seus investimentos”. Nele abordamos alguns conceitos, como Taxa Selic, CDI (Certificado de Depósito Interbancário)], Percentual do CDI, taxa nominal, taxa real e inflação. Além disso, criamos exemplos práticos utilizando todos os conceitos do guia, exemplificando como cada um deles afeta os seus investimentos. Dessa forma, ficará mais fácil avaliar se o seu dinheiro está rendendo o esperado.
ASSINE GRATUITAMENTE
MANUAIS DA NOSSA GESTÃO DE INVESTIMENTOS
SÃO PAULO - SP
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2092 - 15° andar, conj. 152
Jardim Paulistano
CEP: 01451-905
Tel.: +55 (11) 99967.3693
FLORIANÓPOLIS - SC
Av. Rio Branco, 380 - 3º andar
Centro
CEP: 88015-200
Tel.: +55 (48) 3031.6688