O que é alavancagem financeira?

  • 14/07/2016
Página inicial - capital - O que é alavancagem financeira?
alavancagem financeira

É normal, sempre que lemos algum artigo ou notícia financeira, ouvirmos alguma expressão que foge do que comum. Uma delas é a “alavancagem financeira”. Às vezes a leitura está agradável, interessante, aí aparecem jargões desse tipo que fazem com que o leitor fuja para outro site ou revista. Porém, continue a leitura e aprenda, em poucos minutos, o que é alavancagem financeira, famoso conceito do mundo dos investimentos.

Por que “alavancagem”?

Bem, podemos partir do princípio de que a alavanca é um instrumento usado para mover ou levantar algum objeto com maior facilidade. Portanto, alavancar é aplicar uma força para impulsionar, aumentar, multiplicar o impacto gerado pela força aplicada. Uma criança que consegue facilmente suspender outra com a ajuda de uma gangorra é uma boa demonstração de alavancagem.

Saiba mais: Investidor qualificado: como ter acesso a investimentos restritos?

O que é alavancagem financeira?

A alavancagem financeira é a capacidade de aumentar expressivamente os ganhos sem aumentar os gastos ou investimentos na mesma proporção. Uma forma de alavancar é trabalhar com recursos financeiros de terceiros — não próprios — para conseguir realizar operações com maiores volumes no mercado financeiro.

Fazendo uma analogia, a alavancagem financeira traz consigo a mesma ideia do exemplo da criança e da gangorra, em que, com pouca força, uma criança consegue levantar amigos até mesmo mais pesados do que ela mesma.

O conceito é muito utilizado no meio empresarial, em análises contábeis e financeiras. Mas a alavancagem financeira também é muito comentada em outros contextos, como no mercado de capitais, sempre indicando a possibilidade de aumento de ganhos sem o mesmo nível de aumento de esforços.

No meio empresarial, existem alguns indicadores específicos para calcular o grau de alavancagem financeira.  O grau de alavancagem financeira mede se a empresa consegue aumentar seus lucros sem aumentar as despesas financeiras (como juros de financiamento, por exemplo) na mesma proporção.

No nível do investidor individual, por sua vez, a alavancagem financeira ocorre quando o investidor consegue realizar operações no mercado financeiro com valores superiores aos que possui em depósito no banco ou corretora.

Um exemplo: um investidor fez uma análise profunda de uma ação negociada na bolsa de valores e, com base nos seus estudos, imagina que há uma grande chance de seu preço subir 30% nas próximas semanas. Mas há um problema: ele só tem metade do dinheiro que gostaria de investir. O que ele decide fazer: toma dinheiro emprestado no banco, a juros de 5% ao mês. Caso sua previsão realmente se concretize, em poucas semanas a ação subirá 30%, ele quita o empréstimo e embolsa muito mais do que se tivesse investido apenas o que tinha disponível.

Atenção: a alavancagem financeira nem sempre será “boa”!

É bom frisar que não há só vantagens na alavancagem. E se, no exemplo anterior, a ação tivesse caído 30%? Além de ficar com o prejuízo do investimento, o investidor ainda teria que pagar os 5% de juros mensais ao banco.

Invista com a expertise dos especialistas da ParMais!

Risco em investimentos e a alavancagem financeira

É muito importante ter em mente que quando se fala em alavancagem, fala-se de aumentar a exposição ao risco. Em investimentos financeiros sempre é necessário conhecer o nível de risco ao qual se está exposto. Isso significa que se o investidor está “alavancado” ele pode ter ganhos expressivos ao se concretizar um cenário positivo, mas também pode ter perdas arrasadoras na ocorrência de um cenário negativo.

Fundos de investimentos e a alavancagem financeira

Muitas vezes os gestores de fundos de investimentos, por exemplo, utilizam estratégias para “alavancar” o patrimônio do fundo, visando multiplicar os lucros e valorizar as cotas.

O gestor pode até conseguir gerar alta rentabilidade por algum tempo. Porém, assim como ele pode multiplicar seu dinheiro, é possível que — se as operações não ocorram conforme o esperado — você tenha que assumir os prejuízos.

Em casos extremos, pode-se perder até mais do que o patrimônio do fundo de investimento e, neste caso, os investidores são chamados para colocar mais dinheiro de forma a cobrir o rombo causado. Essa é uma situação rara de acontecer, mas não é impossível!

Sendo assim, fica sempre a nossa dica de que é preciso estar atento ao destino do seu capital. É fundamental saber se os investimentos estão de acordo com o seu perfil de risco e também conhecer o que há dentro da carteira dos fundos. Em outras palavras, é preciso saber o que o gestor está comprando com seu dinheiro.

Saiba mais: As 10 principais Bolsas de Valores do mundo

A alavancagem financeira no mercado de capitais

No mercado de capitais, que inclui o mercado de ações, derivativos, futuros, entre outros, a alavancagem financeira é comum e um tanto perigosa também, caso o investidor não tenha muita noção do que está fazendo.

Normalmente as corretoras disponibilizam um limite de crédito múltiplo do patrimônio que o investidor possui na corretora, sendo que esse limite pode ser de cerca de 25 vezes, ou até mais, dependendo da corretora. Isso significa que um investidor com R$ 100 mil em ações poderia operar com até R$ 2,5 milhões!!

Conclusão: o que é alavancagem financeira?

Este artigo mostrou o que é alavancagem financeira, um termo comum no mundo das finanças e que possui implicações tanto em análises contábeis / financeiras no meio empresarial, como também é aplicada ao mercado financeiro, contemplando desde investidores individuais até gestores de fundos, por exemplo.

A alavancagem financeira é uma ferramenta que pode amplificar os ganhos em investimentos financeiros. Porém, pode também se tornar uma operação perigosa se realizada sem acompanhamento. Sem o uso de estratégias bem definidas, operações alavancadas podem comprometer todo o patrimônio conquistado ao longo de anos.

Conte com o apoio da Par Mais para lhe auxiliar nos seus investimentos. Vamos analisar seu perfil de risco e o seu momento de vida para aí sim lhe ajudar a construir uma sólida carteira de investimentos!

Nossos artigos