Onde aplicar meu dinheiro?

  • 12/05/2016
Página inicial - capital - Onde aplicar meu dinheiro?
onde aplicar meu dinheiro

Enfim chegou o final do mês e sobrou dinheiro. Parabéns! Mas agora surge a dúvida: onde aplicar meu dinheiro?

Não sobrou muito! Onde aplicar meu dinheiro?

Não importa se é muito ou pouco, sobrar dinheiro no fim do mês é o que importa.  Na verdade você deve focar é no percentual de dinheiro que sobrou em relação a sua renda, pois o que parece ser pouco se comparar com o quanto você ganha pode ser uma quantia expressiva. Então anime-se e veja onde aplicar o dinheiro que sobrou ao final do mês.

Onde aplicar o meu dinheiro? Numa reserva de segurança?

O primeiro passo sempre é construir uma reserva de segurança. É uma reserva financeira que lhe garantirá cobrir suas despesas, por alguns meses, no caso de alguma eventualidade que faça você perder ou reduzir a renda atual. A reserva deve ser aplicada em produtos com baixíssimo risco e alta liquidez, ou seja, que possa ser resgatado no mesmo dia se necessário, que lhe garanta segurança e rentabilidade ao menos equivalente a inflação (para que seu dinheiro não perca o valor no tempo). Não é recomendado – produtos que lhe ofereçam elevado ganho de capital pois esses provavelmente também oferecerão maior risco. Uma boa alternativa nesse caso é investir seu dinheiro no Tesouro Direto, em Tesouro Selic (LFT), que permite aplicações de no mínimo trinta reais, com a segurança e a liquidez necessária.

botão_clique_artigo_7

Em quais produtos financeiros aplico o meu dinheiro? 

Se você já tem a reserva de segurança constituída a próxima dica para “onde aplicar meu dinheiro?” é avaliar em qual momento de vida você se encontra, em quanto tempo você precisará do dinheiro e quanto risco está disposto a correr. Com essas questões definidas você poderá buscar produtos que ofereçam maior rentabilidade em troca de carência, ou em troca de maior risco. É importante que, conforme for aumentando o valor acumulado, você pesquise opções para não haver concentração em um único investimento. Algumas opções de produtos de renda fixa para você investir seu dinheiro que sobrou no final do mês são: Certificado de Deposito Bancário (CDB), Tesouro IPCA (NTNB), Fundos de Investimentos DI, Letra de Créditos Imobiliários (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). A maioria desses produtos estão disponíveis em bancos, mas é possível obter taxas melhores através de uma corretora de valores.

Outro fato importante que é da mesma forma que você deve focar no percentual do dinheiro que sobrou, você deve direcionar sua atenção para o percentual de rendimentos que o investimento te proporcionou, pois o que parece ser pouco pode ser significativo comparado com o valor aplicado. Lembre-se que qualquer rendimento é melhor do que deixar o dinheiro parado “debaixo do colchão” ou gasto com algo que não era necessário.

Agora que você já tem conhecimento de “onde aplicar meu dinheiro que sobrou no final do mês”, organize-se e anime-se a fazer aplicações periódicas, pois o tempo é um grande aliado dos juros compostos pagos pelos seus investimentos e, então, o que era saldo do final do mês será o montante que passará a “trabalhar para você”.

 

Empodere-se financeiramente e leia mais sobre investimentos:

Viver de renda no futuro, é possível?

Investimentos em 2015 e nos últimos 5 anos

Na Par Mais o planejamento financeiro evoluiu: vamos agora empoderar financeiramente todas as pessoas.

 

Par Mais – 12.05.2016

A Par Mais Empoderamento Financeiro tem um propósito claro: fazer com que as pessoas mudem sua relação com o dinheiro para alcançar a liberdade e serem mais felizes. Os especialistas da Par Mais desenvolveram um método que visa tornar qualquer pessoa capacitada a ter o controle das suas finanças. Conheça os nossos serviços. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações