Fan token: entenda o que é e como funciona este ativo digital

  • 02/11/2021
Página inicial - Investimentos - Fan token: entenda o que é e como funciona este ativo digital

Fan token está em alta ultimamente e tem conquistado os investidores apaixonados por esportes, mas você sabe o que é um fan token e qual sua finalidade?

Eles são ativos digitais que permitem os torcedores interagirem com times, clubes e ligas, participando de decisões importantes por meio de votações e tendo alguns benefícios exclusivos, como ter produtos autografados, ganhar ingressos para jogos e conhecer os jogadores. 

Entenda neste artigo o que é um fan token, suas finalidades e como negociar este tipo de ativo digital. 

O que é Fan Token

O Fan token é um ativo digital que permite que você participe de decisões e votações dos seus clubes esportivos preferidos. 


Ele é um utility token – token de utilidade – totalmente fungível que permite interações entre torcedores e seus clubes, times e ligas esportivas.

Tokens fungíveis

Os tokens fungíveis são aqueles que podem ser divididos ou substituídos sem perda de valor, como por exemplo o bitcoin, o petróleo, a fração de um terreno e até mesmo o próprio dinheiro.

Os utility tokens não são instrumentos de investimento, mas são facilitadores do sistema, pois representam o acesso a um produto ou serviço.

Eles não atuam como moeda, armazenando valor ou facilitando transferências. A principal característica de um utility token é a ausência de promessa de valorização ou de manutenção de seu valor de mercado, ou seja, eles podem existir até mesmo em situações em que não haja valor monetário. 

A sua eventual valorização vai ocorrer de acordo com o crescimento do ecossistema, ou seja, com a oferta de promoções, conteúdos, votações e ações exclusivas, o que aumenta a utilização do token e sua percepção de valor. 

Ele funciona com uma lógica bastante parecida com a de itens colecionáveis, onde o colecionador é livre para oferecer produtos e serviços em troca desse material.  

Qual o objetivo de um fan token?

O fan token une a tecnologia com a paixão pelo esporte. Eles são uma oportunidade para os torcedores interagirem com seus times e atletas, oferecendo uma experiência única e personalizada, possibilitando acesso a conteúdos exclusivos, promoções, descontos e ofertas de produtos e serviços, votações para escolha de uniformes e seleção de música nos estádios, entre outros. 

Como surge o fan token?

Os clubes interessados em ter o ativo digital são responsáveis por determinar o valor inicial e quantidade de tokens a ser emitido.

A disponibilização é por meio da Socios.com, uma plataforma internacional responsável pela interação entre os fãs e os clubes. 

A Socios.com possui acordo com diversos times do mundo, como Barcelona, Paris Saint-Germain, Juventus, Manchester City e também com times brasileiros, como Corinthians, Flamengo, Atlético Mineiro, entre outros.

Como negociar e armazenar fan token?

Os torcedores que têm interesse em comprar e vender os ativos digitais dos times precisam se conectar com a plataforma Socios.com. 

Para essa união, a plataforma utiliza o token Chiliz (CHZ), que é um ecossistema de atração e interação que permite que participantes do clube lancem seus tokens. 

O Chiliz (CHZ) é negociado livremente entre os usuários, inclusive podendo ser negociado em exchanges, como o Mercado Bitcoin.

Para armazenar o fan token, o torcedor pode escolher uma carteira (wallet) de sua preferência ou, se preferir, manter os tokens sob custódia da exchange. 

Conclusão

Fan token é um ativo digital que está conquistando os amantes de esportes, pois permite uma aproximação entre os clubes e os seus torcedores. 

Eles são disponibilizados pelos clubes na plataforma Socios.com e por meio do token Chiliz (CHZ) podem ser negociados livremente entre os usuários, inclusive podendo ser negociados em exchanges.

Importante ressaltar que, assim como os ativos de risco do mercado financeiro tradicional, os utility tokens também são ativos de risco e para investir, é preciso levar em conta o seu perfil de investidor, seus objetivos e momento de vida.

Lembre-se da importância da diversificação e da gestão dos seus investimentos para manter sua carteira balanceada e protegida em todos os momentos.

 

Gostou do conteúdo? Você pode gostar desses também:

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações