Primeiros passos de como investir dinheiro

  • 12/06/2020
Página inicial - Investimentos - Primeiros passos de como investir dinheiro
como investir dinheiro

Uma dúvida muito comum para quem está começando a poupar é: como investir dinheiro?

Aqui na ParMais, costumamos falar que investir dinheiro é saber onde você está e saber onde você quer chegar.

Onde você está?

Após ter uma clareza da sua situação atual, é importante conhecer o seu perfil de investidor. Para isso, você pode fazer a BIO financeira, que é uma metodologia criada pela ParMais para analisar a sua vida como um todo, pois além do perfil de investidor, é necessário verificar também o seu momento de vida e a sua capacidade financeira e patrimonial. Ou seja, ela diz em qual momento da vida você está.

Para simplificar a importância de saber onde estamos no momento, podemos fazer uma analogia com o Waze ou com o Google Maps, pois não faz sentido você utilizar essas ferramentas sem que o aplicativo tenha acesso a sua localização atual, porque senão, ele não vai conseguir te dar a melhor rota para você chegar no seu destino. Com os investimentos, é a mesma lógica.

Onde quer chegar?

Para saber onde você quer chegar, é necessário definir seus objetivos financeiros, que podem ser um ou vários.

Esses objetivos podem ser de curto, médio ou longo prazo. O importante é defini-los, estabelecer um valor e um tempo para alcançá-lo.

A ideia inicial de estabelecer um valor e um prazo serve para dar um horizonte, algo que facilite visualizar o objetivo sendo cumprido. Quanto mais disciplina nos gastos você tiver, mais rapidamente vai alcançar o objetivo.

Como investir dinheiro?

Saber onde você está no momento atual é o primeiro passo para organizar as suas finanças.

Por isso, comece anotando as rendas e despesas. Marque tudo o que você ganha e o que você você gasta todos os meses. Depois disso, faça uma análise criteriosa, pois não adianta somente ter os números, é necessários também analisá-los.

Como investir é a sua estratégia para alcançar seu objetivo. Ou seja, para cada objetivo financeiro, você terá uma carteira de investimentos.

Por exemplo, se você quer um investimento para abater do seu imposto de renda, a previdência privada do tipo PGBL pode ser uma boa opção. Porém, se você precisa de um investimento com prazo de resgate para seis meses, uma boa opção será algo em renda fixa pós-fixada.

Para saber como investir melhor o seu dinheiro, alguns passos podem ser seguidos:

1 – Tenha clareza do seu padrão de vida

Faça o levantamento das suas rendas e despesas para conseguir dimensionar o seu padrão de vida. Saber todas as entradas e saídas de recursos é importante para entender e manter um padrão de vida confortável com a sua vida financeira. De nada vai adiantar você investir todo mês, se logo depois precisa resgatar os recursos para cobrir seus gastos do dia a dia, portanto, o primeiro passo é ter o controle financeiro.

2 – Faça a sua reserva de emergência

A reserva de emergência deve ser aplicada em produtos com baixíssimo risco (sem risco de desvalorização) e alta liquidez (que possam ser resgatados no mesmo dia se necessário). O objetivo da reserva não é ter ganho de capital significativo (como se busca no mercado de ações, por exemplo), mas sim proteger o capital da inflação. Ela deve cumprir a função de “colchão” caso haja algum imprevisto, seja alguma emergência ou até mesmo uma oportunidade. Caso você precise usar, o ideal é repor assim que possível.

Neste artigo explicamos como montar a sua reserva de emergência.

A reserva de emergência é um passo muito importante para saber como investir, pois sem uma reserva, os seus investimentos podem ser prejudicados e você terá que mudar toda a sua estratégia caso aconteça algum imprevisto e você precise do dinheiro

3 – Monte seus objetivos financeiros

Defina os seus objetivos em valores financeiros e invista cada um deles da melhor forma para alcançá-los. O objetivo deve ser algo factível, que você consiga alcançar.

Para cada objetivo, você deve criar uma carteira de investimentos. É importante ter objetivos de longo prazo, como viver de renda por exemplo, mas também é possível ter metas de curto e médio prazo.

Neste simulador é possível calcular quanto você precisa para alcançar os seus objetivos.

4 – Gestão dos investimentos

Depois de ter o controle das suas finanças do dia a dia, ter a reserva de emergência constituída e seus objetivos e metas estipulados, você deve acompanhar e fazer a gestão eficiente dos seus recursos. Saber diversificar os tipos de investimentos de forma inteligente e avaliar o risco e retorno de cada carteira é primordial. Você pode fazer a gestão dos seus investimentos sozinho, ou contar com o auxílio de profissionais qualificados, como a ParMais, ou outros gestores, consultores CVM ou CFPs, que irão te ajudar a pensar em estratégias de acordo com a sua BIO Financeira e objetivos financeiros e te ajudar a tomar as melhores decisões.

Conclusão

No Brasil, a atual situação econômica pode mudar de um dia para o outro, por isso, é necessário estar por dentro do que está acontecendo para garantir que a sua carteira de investimentos esteja de acordo com as suas metas de rentabilidade para atingir seus objetivos.

Os quatro passos acima são essenciais para saber como você vai investir o seu dinheiro. Deixando de seguir algum dos passos, você pode atrasar ainda mais suas metas. É muito diferente colocar o seu dinheiro em qualquer investimento e torcer para que dê certo ou ter uma gestão ativa dos seus recursos. Como dizem, não existe hora certa para investir, o certo é investir toda hora.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações