After Market: saiba como realizar operações após o horário de pregão da B3

  • 07/07/2020
Página inicial - Investimentos - After Market: saiba como realizar operações após o horário de pregão da B3
After Market: Um homem dentro da ampulheta

After Market significa “depois do mercado” e corresponde a um horário extra, após o encerramento das operações da bolsa, em que os investidores podem realizar algumas operações.

Esse período extra de negociação na B3 permite que os investidores que não conseguem acompanhar o mercado durante o pregão normal, que opera em horário comercial, consigam negociar seus ativos após o horário.

Portanto, o grande objetivo é calibrar as posições para o próximo dia na bolsa e garantir que todos os investidores (profissionais ou não) tenham tempo de negociar uma parte da carteira no mercado.

Saiba mais: Como investir na bolsa de valores

Horário de negociação

O After Market tem início após às 17h, que é o horário de fechamento do mercado. A pré-abertura, que é a fase de cancelamento de ofertas, tem início às 17h25 e termina às 17h30. Neste horário já inicia a fase de negociação, onde os investidores podem realizar operações até as 18h. Porém, nem todas as operações são possíveis no After Market.

Como operar no After Market?

Não existe nenhuma condição especial para operar após o término do pregão da Bolsa, basta ter uma conta em uma corretora, acessar o Home Broker e fazer as ordens.

Saiba mais: O que é Home Broker?

É importante ressaltar que as operações no After Market merecem atenção e estratégias bem elaboradas, para que não haja equívocos em relação ao seu dinheiro. Além disso, existem algumas regras de negociação que serão comentadas a seguir.

Regras de negociação After Market

As operações no After Market possuem algumas restrições e regras específicas para evitar que a bolsa tenha variações bruscas no período e acabe desequilibrando o mercado financeiro. As principais são:

  • No mercado à vista, só é permitido negociar ações que façam parte de carteiras teóricas (índice Bovespa, IBRX100) e que foram negociadas durante o horário normal do pregão. Ou seja, um papel que não faça parte do índice Bovespa não pode ser negociado durante o After Market
  • Não é possível fazer operações com derivativos, como opções. Nos mercados futuros, só é possível negociar commodities, rolagem de Ibovespa e mini índice
  • A volatilidade também é controlada no período, ou seja, oscilações no preço dos ativos não podem ser superiores a 2% (tanto em valorização, quanto em desvalorização) em relação ao preço do fechamento do pregão
  • O limite máximo de negociação por pessoa durante o horário extra é de R$900 mil

As regras de negociação são utilizadas como forma de precaução da Bovespa com relação à volatilidade das ações nesse horário extra, evitando o desequilíbrio do mercado em um horário que não é utilizado pela maioria dos investidores.

Conclusão

O After Market é um horário extra de negociação na bolsa de valores, onde os investidores que não conseguem acompanhar o mercado durante pregão, podem realizar algumas operações.

O horário de negociação do After Market tem início após às 17h, que é o horário de fechamento do mercado e os investidores podem realizar operações até às 18h. Porém, nem todas as operações são possíveis no After Market, pois existem algumas restrições e regras específicas para evitar que a bolsa tenha variações bruscas no período e acabe desequilibrando o mercado financeiro.

Nossos artigos