3º trabalho de Hércules: Capturando gastos desnecessários

  • 02/03/2017
Página inicial - uso consciente - 3º trabalho de Hércules: Capturando gastos desnecessários

chave: 12 trabalhos financeiros desafio 3

O desafio “Meus 12 trabalhos financeiros” é uma analogia aos 12 trabalhos de Hércules, em que teremos uma tarefa por mês para você melhorar sua relação com o dinheiro. Afinal, sabemos que lidar com as finanças, muitas vezes, pode ser algo extremamente assustador e que nos exige uma força sobre-humana.

O 3º desafio de Hércules – Dominar o javali de erimanto

Um javali aterrorizava as vizinhanças do monte Erimanto, no noroeste da Arcádia. Enorme e feroz, ele matava quem cruzasse seu caminho. A tarefa era capturá-lo vivo. O animal foi cercado e, quando se cansou, foi dominado por Hércules que o levou até Euristeus, que ao vê-lo sentiu tanto medo que foi se esconder dentro de um caldeirão de bronze. Para saber mais, clique aqui.

Seguindo o exemplo do nosso herói Hércules, neste desafio devemos dominar as despesas desnecessárias que tornam as nossas vidas um tormento! Assim como foi possível dominar o Javali, vamos dominar nossos impulsos e tentar acabar com maus hábitos que só aterrorizam nossa vida financeira.

Mãos à obra e muita coragem!

  1. relacione as suas despesas
  2. coloque o percentual que cada uma tem no geral das suas despesas
  3. trace uma meta de redução tanto de valores, como de percentual
  4. acompanhe mensalmente e, se precisar, realize novos ajustes

Para facilitar a sua compreensão, relacionamos as despesas desnecessárias mais frequentes:

Automóveis – os gastos vão muito além do combustível. Temos gastos com “franelinhas”, multas. Será que não valia a pena mudar um pouco esse hábito?

Leia o nosso ebook “Carro: um amor que pode custar caro

Roupas e acessórios – será que você precisava mesmo deste item? Uma boa dica é sempre que comprar algo, dê para alguém o mesmo volume de itens da sua compra!

Mais dicas neste artigo

“Eu mereço” – a compensação da vida dura com consumo

Baladas e mais baladas – porque você levou o seu cartão de crédito e pagou tudo sozinho? Leve dinheiro e programe o quanto pode gastar para não dá ressaca ao seu bolso!

Leia nosso artigo: “Planejamento Financeiro e as baladas”

Academia, TVs a cabo, celular – você paga todo mês, mas será que utiliza todos os serviços contratadas? Dê uma geral nas suas despesas mensais: avalie seu pacote de tv a cabo e telefonia pode conseguir ajustes e descontos. Tenha paciência, pois vale a pena para o seu bolso.

“O que é consumo consciente? Modernize-se e gaste menos!”

Festas, casamentos, presentes – porque deixar tudo para a última hora, pagar mais caro? Pra que precisa alugar uma roupa ou um acessório se você pode conseguir emprestado com uma amiga?

Veja esse artigo: “O que é diagnóstico financeiro pessoal? Faça o seu e encare a realidade”

Nossos artigos