O que é consumo consciente? Modernize-se e gaste menos!

  • 26/07/2016
Página inicial - uso consciente - O que é consumo consciente? Modernize-se e gaste menos!
O que é consumo consciente

Consumir de forma responsável é o ponto central de boas práticas de consumo.  Leia este artigo e entenda o que é consumo consciente e algumas dicas que podem ajudar a melhorar seu comportamento de consumo.

O que é consumo consciente?

Consumo consciente é um conjunto de boas práticas que levam ao consumo apenas daquilo que está dentro das necessidades individuais e familiares. Assim, o desperdício é evitado e, quando esse comportamento é adotado coletivamente, é gerado um grande impacto positivo, com efeitos tanto sociais quanto ambientais.

Dicas de consumo consciente: é importante saber gastar!

Mais importante do que economizar é saber gastar: onde, como e com o que. Ter esse controle é de extrema importância para se ter uma boa saúde financeira e não se endividar. Para as pessoas que economizam mensalmente, também é necessário ter esse controle, pois muitas vezes a sua capacidade de poupança pode aumentar com pequenas mudanças no dia a dia.

Dica #1. Consumo consciente no supermercado

  • Apesar de ser uma das dicas que mais ouvimos, muitos ainda não fazem ou não seguem à risca: faça lista dos produtos que precisa comprar e não compre nada que esteja fora dessa lista!
  • Programe uma compra mensal com produtos de limpeza, alimentos não perecíveis e carnes (que possam congelar). Estipule um valor, que esteja de acordo com o seu padrão de vida, para essa compra. Depois faça compras semanais apenas para os produtos perecíveis como frutas, verduras e pães;
  • Faça pesquisas pela internet. A maioria dos supermercados já oferece a compra online e, mesmo que você não queira comprar dessa forma, pode escolher o local mais barato ou ainda montar a lista do que comprar em cada mercado;
  • Essa é velha mas funciona: não vá ao supermercado com fome! Você vai comprar mais comida do que deveria.

Dica #2. Desperdícios: não consuma além do necessário

  • Incorpore a cultura do consumo consciente em seu dia a dia: evite desperdício de água, luz, telefone e comida. Seja criativo, sobrou comida do almoço invente um cardápio que possa aproveitar essa comida na janta.

Dica #3. Shopping: não caia nas tentações

  • Não caia na tentação das promoções, compre apenas o que você realmente precisa;
  • Mas aproveitar promoções é uma ótima ideia. Procure comprar artigos básicos, que não caiam da moda;
  • Não compre por impulso. Peça ao vendedor para guardar a peça por alguns minutos e dê uma volta para refletir um pouco.
  • Caso você não tenha necessidade real de comprar algo e queira ir ao shopping passear, deixe seu cartão de crédito em casa.

Dica #4. Cartão de Crédito: use com responsabilidade

  • Use o cartão de crédito com responsabilidade, se você já tentou e não conseguiu não use mais cartão! Tenha apenas um cartão guardado em casa, com limite baixo para compras na internet ou emergências.
  • Se você consegue ter controle utilizando essa modalidade de pagamento, o mais importante é saber quanto você pode ter de gastos por mês, sempre calculando os valores parcelados. Acompanhe semanalmente o valor da sua fatura, para não ter surpresas.
  • Sempre pague o valor total da fatura! O juros do rotativo dos cartões são os mais caros, essa sempre será a última opção.

O que é consumo consciente

Dica #5. Faça as programações que cabem em seu bolso

  • Seja sincero com seus amigos e familiares, se você for convidado para uma viagem ou ir a um restaurante que não cabem em seu bolso, dê outras opções mais em conta. Se a pessoa não entender, ela não é seu amigo de verdade.

Dica #6. Negocie: pedir desconto não é vergonhoso

  • Não tenha vergonha de pedir desconto, essa atitude fará você pagar preços mais justos na maioria dos casos. Saber negociar faz parte do empoderamento financeiro e significa dar valor ao dinheiro. Especialmente se você pagar à vista, isso lhe dá poder de barganha!

Consumo consciente: uma mudança de cultura

Mostramos o que é consumo consciente e como pequenas mudanças nos hábitos de consumo do dia a dia têm um grande impacto a médio e longo prazo. Não seguir essas dicas simples de consumo consciente podem fazer com que você se endivide e tenha que fazer mudanças mais drásticas para sair de futuras dívidas, por exemplo.

Não aja por impulso, pense e planeje em todos os seus gastos, mesmo aqueles que não são tão representativos nas despesas mensais. Fazer pequenos ajustes em diversos tipos de gastos fará com que você tenha um boa economia sem perceber.

Nossos artigos