O que é diagnóstico financeiro pessoal? Faça o seu e encare a realidade

  • 09/08/2016
Página inicial - uso consciente - O que é diagnóstico financeiro pessoal? Faça o seu e encare a realidade
Diagnóstico financeiro pessoal

Estar em dia com o controle das finanças é fundamental para quem busca uma vida financeira tranquila. O primeiro passo é descobrir o que é diagnóstico financeiro pessoal e como aplicá-lo no dia a dia.

O que é diagnóstico financeiro pessoal?

Diagnóstico financeiro pessoal é o levantamento das rendas e despesas familiares, ou seja, este é o primeiro (e importantíssimo) passo para desenvolver um controle financeiro bem alinhado com a realidade vivida pela família.

A seguir elencaremos alguns conceitos que fazem parte do diagnóstico financeiro pessoal e que, muitas vezes, podem gerar confusão. Fique atento!

Orçamento e controle financeiro: o que foi previsto e o que realmente ocorreu

Para elaborar um diagnóstico financeiro pessoal, primeiro é preciso realizar o orçamento da família. O orçamento nada mais é que uma previsão de tudo o que você ganha e tudo o que gasta mensalmente. A partir deste procedimento você deve estimar todas as suas rendas e despesas.

Em segundo lugar, deve ser feito o controle financeiro, momento em que ocorre o lançamento – seja em uma planilha, em um software, ou mesmo escrito em papel – do que foi realizado de fato.

Resumindo:

  • Orçamento → previsão do que irá ocorrer.
  • Controle financeiro → levantamento do que de fato ocorreu.
  • Diagnóstico financeiro → elaboração do orçamento e do controle financeiro, bem como a comparação entre aquilo que foi orçado e aquilo que foi realizado.

A importância do orçamento se revela na possibilidade de realizar uma comparação mês a mês com o realizado. Assim você pode identificar, por exemplo, as despesas que prejudicam o seu orçamento e que por este motivo merecem maior atenção.

Rendas e despesas

O coração do diagnóstico financeiro pessoal são as rendas e as despesas. Sem conhecê-los, é impossível realizar um controle financeiro. Estes são conceitos opostos: enquanto as rendas representam os valores recebidos, as despesas representam todas as saídas de recursos utilizados para manter o padrão de vida.

No que diz respeito a renda, nós da ParMais costumamos utilizar o conceito de renda líquida, que significa o valor que efetivamente é recebido. Para empresários, por exemplo, a renda líquida é o pró-labore (ou distribuição de lucros), após os devidos descontos. Para funcionários de empresa privada a renda líquida é o salário já com todas as deduções (INSS, IRRF, entre outros).

Despesas rotineiras e despesas eventuais

Por fim, é necessário distinguir dois grandes grupos de despesas: as rotineiras e as eventuais. As despesas rotineiras são aquelas que estão presentes no cotidiano da família, como alimentação, moradia, saúde etc. Já as despesas eventuais são valores significativos que impactam o orçamento e que ocorrem ocasionalmente, como por exemplo reformas e grandes viagens.

As despesas eventuais costumam comprometer os objetivos financeiros de muitas famílias, por isso é necessário controlar este item e seguir o orçamento estabelecido. Isso será um fator determinante para a sua tranquilidade financeira.

Conclusão: coloque seu diagnóstico financeiro pessoal em prática!

Agora que você já sabe todos estes conceitos, está apto para realizar o seu diagnóstico financeiro pessoal. Para isso, nós disponibilizamos a ferramenta necessária: uma planilha de rendas e despesas, onde você pode lançar seus extratos de conta corrente, cartões de crédito e demais gastos em dinheiro, mensalmente. Não esqueça de atualizá-lo pelo menos 1 vez ao mês!

Planilha de controle financeiro

Ainda mais importante que manter atualizado o seu diagnóstico financeiro pessoal, é saber analisá-lo detalhadamente. A ParMais pode lhe ajudar nesse processo, avaliando seu controle financeiro e fornecendo todas as recomendações necessárias.

Nossos artigos