Previdência privada: 3 passos para escolher o melhor plano

  • 08/12/2014
Página inicial - consumidores - Previdência privada: 3 passos para escolher o melhor plano

previdência privada

Jailon Giacomelli, CFP®, sócio da Par Mais Planejamento Financeiro, fala sobre como escolher o melhor plano de previdência no portal InfoMoney

 

Planos de previdência privada

Os planos de previdência privada são o principal produto escolhido pelas pessoas que querem se preparar para a aposentadoria  uma vez que eles são desenhados pensando justamente no longo prazo. No entanto, como escolher o plano de previdência mais adequado a seus objetivos e necessidades? O InfoMoney conversou com Jailon Rogério Giacomelli, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF que explicou os principais pontos que o investidor deve ficar atento na hora de escolher seu plano de previdência.
 

1 – Imposto de Renda

O primeiro ponto que o investidor deve ficar atento é com a sua declaração do imposto de renda. O PGBL permitem a quem faz a declaração completa do IR possa deduzir até 12% de sua renda bruta total investida nessa modalidade de plano, mas, por outro lado, o IR é descontado sobre o dinheiro aplicado mais a rentabilidade.

Já o VGBL não conta com essa vantagem na hora da declaração de imposto de renda e, por isso, compensa mais para quem faz a declaração simplificada. No entanto, a mordida do leão na hora do resgate no VGBL é mais branda, uma vez que ela incide apenas sobre a rentabilidade do investimento e não sobre o montante total. “A pessoa precisa analisar sua renda bruta tributável antes de escolher seu plano”, afirma o planejador financeiro.

Confira nosso artigo sobre a diferença entre o PGBL e o VGBL.

 

2 – Tabela regressiva e progressiva

Outra escolha importante para quem quer contratar um plano de previdência privada é a tabela de tributação que será utilizada. Na tabela regressiva, aplicações de até dois anos são tributadas em 35% e essa porcentagem vai reduzindo até chegar em 10% para investimentos acima de dez anos. “A tabela regressiva é mais recomendada para quem tem planos de longo prazo com seu plano de previdência, caso ele saque antes pode perder dinheiro com ela”, explica o especialista.

Já a tabela progressiva é calculada não em relação ao tempo de investimento, mas sim ao valor que será sacado do plano de previdência. Para saques de  até R$ 1710,78 não há imposto de renda e ele aumenta gradualmente até valores acima de R$ 4271,59 quando o IR será de 27,5%. “Essa modalidade de tributação é mais recomendada para quem se planejou para uma aposentadoria com fontes variadas de renda e sacará pouco dinheiro por mês da previdência”, explica Jailon.

 

3 – Instituição financeira

Por fim, também é muito importante que o investidor escolha com atenção a seguradora que contratará seu plano de previdência privada. “Geralmente os investidores escolhem as grandes instituições financeiras nas quais já têm conta corrente, mas às vezes, seguradoras independentes podem oferecer taxas mais interessantes”, afirma Jailon.

Além disso, conhecer o gestor de seu fundo do plano de previdência privada, entender sua política de investimento e também saber onde o fundo está investido são dicas importantes que o planejador financeiro dá para quem pensa em contratar um plano de previdência. 

 

Confira a entrevista

 

Previdência privada: 3 passos para escolher o melhor plano por Jailon Giacomelli – 08.12.2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Nossos artigos