PGBL e VGBL

  • 15/12/2014

PGBL e VGBL

Se você pensa em contratar uma previdência privada aberta para complementar a previdência pública (INSS) e garantir uma aposentadoria tranquila, certamente já deve ter ouvido falar em PGBL e VGBL. Apesar de terem muitas semelhanças, inclusive nas próprias siglas, os planos são destinados para públicos completamente diferentes.

O PGBL e VGBL (Plano Gerador de Benefício Livre e Vida Gerador de Benefício Livre) são planos que proporcionam ao investidor acumular recursos por determinado período contratado onde será investido e rentabilizado pela seguradora escolhida. Após esse período, o investidor escolhe a forma que irá reverter o recurso: em um benefício de renda mensal ou pagamento único.

 

Mas afinal, qual a diferença entre o PGBL e VGBL?

O VGBL ou vida gerador de benefício livre é destinado para as pessoas que querem formar poupança a longo prazo, fazem a declaração de imposto de renda simplificada ou não são tributados na fonte. Quando resgatado, sua tributação incide somente pelo rendimento no período, por exemplo: se a quantia no resgate é de R$ 10.000,00, mas o rendimento ao longo do período foi de R$ 3.000,00, o imposto cobrado será somente sobre o último valor.

Já o PGBL ou plano gerador de benefício livre, é recomendado para as pessoas assalariadas (que recebem como Pessoa Física), com renda mais alta e que fazem declaração de imposto de renda completa, desde que o valor aplicado seja de no máximo 12% da sua renda bruta anual. Isso porque o valor pago para esse plano pode ser abatido do imposto de renda, diferindo o imposto a pagar e representando uma grande vantagem! Porém, justamente por oferecer essa vantagem tributária, quando resgatado o imposto cobrado será sobre todo o montante aplicado (e não apenas sobre a rentabilidade, como no VGBL).

Escolha o plano (PBGL ou VGBL) de previdência privada que melhor atende às suas necessidades e tenha um futuro mais tranquilo!

.

PGBL e VGBL por Maiara Klitzke – 15.12.2014

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Nossos artigos