O que é infidelidade financeira? Você sofre desse mal?

  • 16/05/2016
Página inicial - Vida financeira - O que é infidelidade financeira? Você sofre desse mal?

problemas financeiros

Um problema que pode parecer inicialmente inocente, mas que acaba tendo efeitos destrutivos no casamento e na vida a dois é a infidelidade financeira, também chamada de traição financeira.

O que é a infidelidade financeira?

Casar e viver a rotina de um casamento implica em uma série de responsabilidades. Entre elas, está o controle das finanças do casal, que precisa ser feito de maneira cuidadosa e transparente para que o casal não enfrente problemas com o orçamento e acabe tendo a própria relação estremecida.

A infidelidade financeira acontece quando um dos (ou os dois) cônjuges/companheiros esconde informações financeiras do outro, ou ainda quando, mesmo sem esconder, realiza compras que comprometem o orçamento familiar.

As vezes atitudes desse tipo podem parecer pequenas e aparentemente insignificantes. Um exemplo de infidelidade financeira é realizar uma compra e dizer para o cônjuge que comprou em uma liquidação, por metade do preço, ou que ganhou de alguém.

Outro exemplo desse tipo de infidelidade no casamento pode ser algo ainda mais sério, como ocultar por muito tempo uma dívida gigantesca que compromete as finanças e o futuro financeiro da família.

Os efeitos da infidelidade financeira podem gerar muito estresse, brigas, desavenças, e provocar fins catastróficos: uma dívida escondida no cartão de crédito, por exemplo, pode crescer descontroladamente, afetando a relação do mais apaixonado dos casais.

Outros exemplos, como a mulher que compra um sapato escondido ou o marido que utiliza parte das reservas do casal para comprar um novo equipamento eletrônico, podem ter um impacto financeiramente pequeno num primeiro momento, mas comprometem significativamente a confiança do casal.

Saiba mais: Educação financeira para crianças e adolescentes

O comportamento financeiro do homem e da mulher

Apesar da capacidade intelectual de homens e mulheres ser equivalente, pesquisas em neurociências explicam que homens e mulheres utilizam diferentes áreas do cérebro para a solução de tarefas.

Como resultado, as mulheres normalmente identificam e controlam melhor suas emoções, enquanto os homens conseguem ser mais focados em suas tarefas. Dessa forma, existe uma diferença entre alguns tipos de comportamentos entre homens e mulheres.

Quanto ao comportamento de compra, as mulheres em geral compram mais vezes, mas normalmente os bens são de valores mais baixos, como sapatos, roupas, enfeites de decoração para a casa, entre outros. Confira matéria/pesquisa aqui! 

Já os homens costumam ser mais pragmáticos em suas compras: compram aquilo que foram para comprar e têm pressa para sair logo da loja. No entanto, isso não exime os homens da responsabilidade pela infidelidade financeira entre casais, pois os homens, quando compram, costumam comprar itens mais caros, como um carro novo, um relógio, um novo computador ou celular, entre outros.

Saiba mais: O que é autossabotagem financeira?

Outro tipo de infidelidade financeira

Contudo, a infidelidade financeira não é caracterizada apenas por fatores que prejudicam o orçamento familiar, como compras e endividamentos. Muitas pessoas mantêm economias e contas bancárias escondidas de seus cônjuges.

Entre outros motivos, a infidelidade financeira pode acontecer pela desconfiança de má gestão financeira por parte de um dos cônjuges.

Por exemplo: um cônjuge descuidado com suas finanças ou que realize investimentos muito arriscados, seja em aplicações financeiras ou até mesmo em empresas – este é o caso de alguns empresários – pode fazer com que o outro cônjuge esconda parte de suas reservas financeiras para não prejudicar o padrão de vida familiar.

Conclusão

Problemas financeiros são grandes causadores de divórcios ao redor do mundo. A infidelidade financeira, por sua vez, é a causa de brigas e estresses que poderiam ser facilmente resolvidos com um pouco de empenho dos cônjuges ou companheiros.

Para desencorajar a infidelidade financeira a Par Mais recomenda que haja transparência e diálogo na relação a dois. Além disso, é fundamental que o casal realize seu controle financeiro pessoal e que os cônjuges tracem os objetivos que desejam atingir de forma conjunta. Isso fortalece a confiança e o convívio.

Nós da Par Mais podemos lhe ajudar a entender a situação financeira da sua família e lhe mostrar como é possível atingir os objetivos desejados de forma planejada e com transparência entre o casal!

Empodere-se financeiramente e seja mais feliz. Confira outros artigos e ferramentas para te ajudar a ter controle sobre seu dinheiro!

infidelidade financeira

10 Dicas de controle financeiro para casais

Deixe seu comentário

Comentário(s): 35

       
  1. Boa noite. Olha meu marido no prencipio da relação era transparente mostravam os e contávamos tudo um para o outro mais, agora esconde tudo esconde o salário já n diz aonde mete o dinheiro reclamo e ele diz que não posso le fazer barulho por dinheiro anda com muito segredo já não quer dar dinheiro pra comprar a comida em casa eu trabalho e tenho meu dinheiro e agora já não tenho vontade de contar a ele tudo sobre a minha vida cada um resolve seus assuntos em particular e isso está a afetar consideravelmente a minha relação o que fasso?

    1. Marieta, bom dia!

      A infidelidade financeira pode ser caracterizada de diversas formas.

      Nossa sugestão é que você converse abertamente com seu marido e, juntos, criem um planejamento para evitar brigas e discussões, chegando a um acordo que fique bom para os dois.

      Desejamos que tudo se resolva!

  2. Olá!
    Estou casado a doze anos com minha segunda esposa, e sempre arquei com 70% das despesas do lar, mas houve época que esse percentual chegou a 100%. O motivo disso sempre foi seus filhos, o qual ela pagou estudos e efetivamente os sustentam com gordas mesadas, aluguel e manutenção da despensa e até financiamento de viagens! Minha intenção é desfazer a união de maneira total, pois também tenho filhos que se sustentam quase que totalmente, mas que por força de situações adversas contam com a minha ajuda. Gostaria de saber a opinião de vocês.

    1. Licurgo, bom dia!
      A infidelidade financeira pode ser caracterizada de diversas formas.

      Nossa sugestão é que você converse abertamente com sua esposa e, juntos, criem um planejamento para evitar brigas e discussões, chegando a um acordo que fique bom para os dois.

      Desejamos que tudo se resolva!

  3. Meu caso é um pouco diferente dos demais, meu marido esconde as finanças dele desde que nos casamos, com mais ou menos 10 anos de casamento perdemos um imóvel por conta de má administração do dinheiro dele. Eu sou do lar e ele não me deixa saber de nada que envolva as finanças dele. Hoje com 20 anos de casada e morando com ele de favor na casa dos meus pais, ele me surpreendeu dizendo que está devendo mais de 100 mil para o banco, diz ele que é renegociação de dívida, porém não foi comprado nada para nosso benefício. Minha mãe é quem arca com tudo em casa, ele da uma ajuda de 600reais para ajudar nas contas, somente isso. É uma situação vergonhosa, não sei o que fazer. Como não tenho acesso a nada das finanças dele, nem sei se é só esse valor ou passa disso.

    1. Olá, Selma!

      Por se tratar de uma questão pessoal, sugerimos consultar um advogado especialista para esclarecer possíveis dúvidas e lhe orientar da melhor forma possível.

      Abraços.

  4. Boa tarde, minha esposa compra compulsivamente muitas roupas, daí fala que comprou da promoção, pagou barato, sempre tem desculpa. O que devo fazer?

    1. boa tarde!

      Quando se decide compartilhar a vida, o ideal é ter muito respeito, diálogo, transparência e planejamento, principalmente quando o assunto é dinheiro. Nossa sugestão é que você converse com seu esposa e, juntos, criem um planejamento financeiro para evitar brigas e discussões, chegando a um acordo que fique bom para os dois.

      Para te ajudar, temos este artigo, com dicas para auxiliar casais a se organizarem financeiramente. https://www.parmais.com.br/blog/financas-para-casais-10-dicas/

  5. Eu ultimamente tô muito triste, auto estima tá em coma a muito tempo.ele trabalha em casa e eu com ele,mas ele que toma frente do dinheiro pra tudo e quando ainda peço diz que não preciso,se quero comprar uma calcinha não precisa,aí eu falo que vou trabalhar fora pq quero receber o meu 💸 aí ele fala que tmb não tem,que paga tudo em casa colégio etc,mas sou mulher e tenho minhas necessidades,sabe viver totalmente dependente trabalho muito e ainda não recebo, é pedir pra morrer mesmo,não tenho ninguém na cidade da minha família,ele sai a hora que quer,tem seu bom carro do ano,vai no shopping gasta com oq quer e eu tenho que ficar me humilhando 🥺

    1. Maria, boa tarde!

      Sentimos pelo que está passando.

      Quando se decide compartilhar a vida, o ideal é ter muito respeito, diálogo, transparência e planejamento, principalmente quando o assunto é dinheiro. Nossa sugestão é que você converse com seu esposo e, juntos, criem um planejamento financeiro para evitar brigas e discussões, chegando a um acordo que fique bom para os dois.

      Para te ajudar, temos este artigo, com dicas para auxiliar casais a se organizarem financeiramente. https://www.parmais.com.br/blog/financas-para-casais-10-dicas/

      Desejamos que tudo se resolva!

  6. Acho tão interessante esses “homens”
    Tenho uma filha de 3 anos e não tenho como trabalhar
    Meu esposo nunca compra nada para nós duas roupas? 95% foram doadas, meus sapatos são dois uma chinela e um tênis apertado que quando calço a unha do pé cai.
    Quando eu trabalhava todo dinheiro era economizado
    Todo, era tudo pra casa, nunca fui de comprar coisas pra mim a não ser por necessidade. E hoje ele ganha bem e esconde o que ganha. Gasta o que ganha, não paga as contas e aínda passa na minha cara que trabalha de domingo a domingo. Gasta com. Restaurante, gasta lanche, gasta com que vê pra comer. E eu vivo minha vida trabalhando de graça pra ele mas para ele eu só fico em casa sem fazer nada e ele trabalhando.

    1. Jaianne, boa tarde!
      Essa é uma situação complicada. Quando se decide compartilhar a vida, o ideal é ter muito respeito, diálogo, transparência e planejamento, principalmente quando o assunto é dinheiro.
      Nossa sugestão é que você converse com seu esposo e juntos, criem um planejamento financeiro para evitar brigas e discussões. Para te ajudar, temos este artigo, com dicas para auxiliar casais a se organizarem financeiramente. https://www.parmais.com.br/blog/financas-para-casais-10-dicas/
      Desejamos que tudo se resolva!

  7. Minha esposa gasta muito não trabalha por q não gosta e acha q eu sou obrigado a banca tudo sozinho inclusive a casa q é dela e ela joga na minha cara o tempo todo um exemplo ela tem 6 cachorros e ela acha q é obrigação minha manter o gasto deles

    Boa tarde

    1. Vinicius, boa tarde!
      Essa é uma situação complicada. Quando se decide compartilhar a vida, o ideal é ter muito respeito, diálogo, transparência e planejamento, principalmente quando o assunto é dinheiro.
      Nossa sugestão é que você converse com sua esposa e juntos, criem um planejamento financeiro para evitar brigas e discussões. Para te ajudar, temos este artigo, com dicas para auxiliar casais a se organizarem financeiramente. https://www.parmais.com.br/blog/financas-para-casais-10-dicas/
      Desejamos que tudo se resolva!

  8. Minha esposa está desempregada tenho custeado sozinho a casa, quando preciso de dinheiro para colocar as contas em dia minha esposa empresta mas me cobra centavo por centavo de volta, não acho isso justo, já tentei conversar com ela mas sempre acaba em briga, i que fazer ?

    1. Tony, bom dia!
      Essa é uma situação bastante complicada. Quando se decide compartilhar a vida, o ideal é ter muito respeito, diálogo, transparência e planejamento, principalmente quando o assunto é dinheiro. Nossa sugestão é que você converse com sua esposa e juntos, criem um planejamento financeiro para evitar brigas e discussões. Para te ajudar, temos este artigo, com dicas para auxiliar casais a se organizarem financeiramente. https://www.parmais.com.br/blog/financas-para-casais-10-dicas/
      Desejamos que tudo se resolva!

Mais comentários

Últimas publicações