O que é infidelidade financeira? Você sofre desse mal?

  • 16/05/2016
Página inicial - Vida financeira - O que é infidelidade financeira? Você sofre desse mal?

problemas financeiros

Um problema que pode parecer inicialmente inocente, mas que acaba tendo efeitos destrutivos no casamento e na vida a dois é a infidelidade financeira, também chamada de traição financeira.

O que é a infidelidade financeira?

Casar e viver a rotina de um casamento implica em uma série de responsabilidades. Entre elas, está o controle das finanças do casal, que precisa ser feito de maneira cuidadosa e transparente para que o casal não enfrente problemas com o orçamento e acabe tendo a própria relação estremecida.

A infidelidade financeira acontece quando um dos (ou os dois) cônjuges/companheiros esconde informações financeiras do outro, ou ainda quando, mesmo sem esconder, realiza compras que comprometem o orçamento familiar.

As vezes atitudes desse tipo podem parecer pequenas e aparentemente insignificantes. Um exemplo de infidelidade financeira é realizar uma compra e dizer para o cônjuge que comprou em uma liquidação, por metade do preço, ou que ganhou de alguém.

Outro exemplo desse tipo de infidelidade no casamento pode ser algo ainda mais sério, como ocultar por muito tempo uma dívida gigantesca que compromete as finanças e o futuro financeiro da família.

Os efeitos da infidelidade financeira podem gerar muito estresse, brigas, desavenças, e provocar fins catastróficos: uma dívida escondida no cartão de crédito, por exemplo, pode crescer descontroladamente, afetando a relação do mais apaixonado dos casais.

Outros exemplos, como a mulher que compra um sapato escondido ou o marido que utiliza parte das reservas do casal para comprar um novo equipamento eletrônico, podem ter um impacto financeiramente pequeno num primeiro momento, mas comprometem significativamente a confiança do casal.

Saiba mais: Educação financeira para crianças e adolescentes

O comportamento financeiro do homem e da mulher

Apesar da capacidade intelectual de homens e mulheres ser equivalente, pesquisas em neurociências explicam que homens e mulheres utilizam diferentes áreas do cérebro para a solução de tarefas.

Como resultado, as mulheres normalmente identificam e controlam melhor suas emoções, enquanto os homens conseguem ser mais focados em suas tarefas. Dessa forma, existe uma diferença entre alguns tipos de comportamentos entre homens e mulheres.

Quanto ao comportamento de compra, as mulheres em geral compram mais vezes, mas normalmente os bens são de valores mais baixos, como sapatos, roupas, enfeites de decoração para a casa, entre outros. Confira matéria/pesquisa aqui! 

Já os homens costumam ser mais pragmáticos em suas compras: compram aquilo que foram para comprar e têm pressa para sair logo da loja. No entanto, isso não exime os homens da responsabilidade pela infidelidade financeira entre casais, pois os homens, quando compram, costumam comprar itens mais caros, como um carro novo, um relógio, um novo computador ou celular, entre outros.

Saiba mais: O que é autossabotagem financeira?

Outro tipo de infidelidade financeira

Contudo, a infidelidade financeira não é caracterizada apenas por fatores que prejudicam o orçamento familiar, como compras e endividamentos. Muitas pessoas mantêm economias e contas bancárias escondidas de seus cônjuges.

Entre outros motivos, a infidelidade financeira pode acontecer pela desconfiança de má gestão financeira por parte de um dos cônjuges.

Por exemplo: um cônjuge descuidado com suas finanças ou que realize investimentos muito arriscados, seja em aplicações financeiras ou até mesmo em empresas – este é o caso de alguns empresários – pode fazer com que o outro cônjuge esconda parte de suas reservas financeiras para não prejudicar o padrão de vida familiar.

Conclusão

Problemas financeiros são grandes causadores de divórcios ao redor do mundo. A infidelidade financeira, por sua vez, é a causa de brigas e estresses que poderiam ser facilmente resolvidos com um pouco de empenho dos cônjuges ou companheiros.

Para desencorajar a infidelidade financeira a Par Mais recomenda que haja transparência e diálogo na relação a dois. Além disso, é fundamental que o casal realize seu controle financeiro pessoal e que os cônjuges tracem os objetivos que desejam atingir de forma conjunta. Isso fortalece a confiança e o convívio.

Nós da Par Mais podemos lhe ajudar a entender a situação financeira da sua família e lhe mostrar como é possível atingir os objetivos desejados de forma planejada e com transparência entre o casal!

Empodere-se financeiramente e seja mais feliz. Confira outros artigos e ferramentas para te ajudar a ter controle sobre seu dinheiro!

infidelidade financeira

10 Dicas de controle financeiro para casais

Nossos artigos