Sua conta
  • 09/07/2013

10 Dicas de Controle Financeiro para Casais

Início / Vida financeira / 10 Dicas de Controle Financeiro para Casais

controle financeiro para casais

10 Dicas de Controle Financeiro para Casais

 

1. Falem sobre dinheiro

Dinheiro não deve ser um assunto tabu entre casais, vocês só vão se conhecer financeiramente falando abertamente sobre o assunto, não tenham medo, a experiência vai ser positiva para todos. Cuidado, a infidelidade também pode ser financeira.

.

2. Mesada do casal
Um casal não precisa concordar sobre tudo o tempo todo! E quando se fala em dinheiro, o mais comum é discordar.

Então procurem estipular um valor igual para os dois tirarem todo mês (como uma mesada mesmo) para gastar com o que bem entenderem. Ou se preferirem, vocês podem pagar as contas da casa – valores iguais ou percentual – juntos e o que sobrar cada um aproveita como quiser.

 

3. Tenham um controle financeiro

Muitas brigas entre casais acontecem porque no final do mês ninguém sabe para onde o dinheiro foi, aí um fica culpando o outro e ninguém chega em lugar algum. Procurem anotar onde e como gastam, acreditem isso vai ajudar muito!

.

4. Não se esqueçam dos imprevistos

Imprevistos acontecem com todo mundo, e como o próprio nome já diz, ninguém pode prever quando vão acontecer. Por isso é preciso estar preparado o tempo todo! Alguns imprevistos podem representar grandes gastos e vão afetar diretamente o dia a dia de vocês, isso é muito ruim para a vida de um casal. Então façam um colchão de segurança, guardem um valor de três a seis vezes o valor dos seus gastos mensais para isso.

.

5. Tenham uma reserva para sonhos

Às vezes é importante dar uma escapadinha do mundo, viajar, comer em algum lugar bacana, fazer um programa diferente. Mas algumas vezes é muito caro e acaba impedindo vocês de aproveitar. Por isso é legal economizar um pouco cada mês especificamente para sonhos, o valor vocês escolhem, o importante é não comprometer o orçamento de vocês. Essa dica é legal até para casais não casados, tentem fazer uma caixinha de vocês, não tenham medo de se planejar um pouquinho.

.

6. Formalizem

Se vocês já moram juntos e não tem nenhum documento que formalize uma união, cuidado! Não é preciso casar, mas um contrato de união estável pode ser uma mão na roda para vocês. Veja mais sobre o assunto.

.

7. Encontrem o equilíbrio

É difícil encontrar duas pessoas que pensem exatamente iguais, então vocês vão precisar encontrar um equilíbrio entre a forma como cada um lida com dinheiro. Se um gasta muito, o outro vai precisar ser mais linha dura. Para isso é preciso se conhecer, ter muita parceria e objetivos comuns.

.

8. Tenham consciência do padrão de vida que levam

Cada um vai ter um padrão de vida diferente enquanto moram separados, isso vai desde a quantidade de dinheiro até a forma como cada um gasta o seu dinheiro. Quando se vai morar junto o padrão dos dois vai ser igual e vocês vão precisar conviver com isso.

.

9. Não se esqueçam do futuro

Se vocês estão juntos é porque pretendem ficar juntos por mais tempo. Então já comecem a planejar o futuro agora, pensem que um dia vão querer comprar uma casa juntos, vão querer talvez aumentar a família e se aposentar. A forma mais fácil conseguir tudo isso é juntando um pouquinho todos os meses e investindo, no final vocês vão ver como valeu a pena.

.

10. Orçamento para lazer

Procurem discutir e estipular previamente um valor máximo que vocês podem gastar com lazer por semana e não passem disso. Se vocês não saem muito podem fazer uma meta por mês. Esse valor não deve atrapalhar nem a reserva para sonhos, nem o colchão de segurança e nem o futuro de vocês, a ideia é justamente ajudar a economizar. Isso é muito importante tanto para casados quanto para namorados.

.

10 Dicas de Controle Financeiro para Casais por Júlia Macedo – 09.07.2013

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Par Mais Blog - Planilha de controle financeiro - anuncio

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×