O que são Blue Chips?

  • 10/08/2018
Página inicial - capital - O que são Blue Chips?

o que são blue chips

As Blue Chips são aquelas empresas que quando são mencionadas não precisam de qualquer explicação sobre o seu setor ou o que fazem, porque são amplamente conhecidas pela população em geral.

Uma ação Blue Chip é a ação de uma empresa grande, bem estabelecida e financeiramente saudável que está operando no mercado a muito tempo. O valor de mercado dessas empresas geralmente está na casa dos bilhões de reais e elas geralmente são líderes no segmento que atuam.

Características das Blue Chips

O nome Blue Chips tem a sua origem no poker, significando as fichas de apostas mais caras do jogo. Trazendo a analogia para o mercado de ações, as ações Blue Chips são aquelas empresas valiosas, se destacando da maioria das outras empresas do mercado.

Uma ação Blue Chip, por definição, deve ter uma alta capitalização de mercado. Por causa disso, elas geralmente têm grande peso nos principais índices de mercado, como o S&P500, Dow Jones, FTSE, MSCI World, ou, no caso brasileiro, o Ibovespa. Além de um valor elevado de mercado, uma Blue Chip deve ter bastante negociação e liquidez.

Elas são empresas com histórias de sucesso no longo prazo, fazendo delas bastante longevas. Outra característica comum é que elas tendem a ser lucrativas, o que se reflete em bons pagamentos de dividendos para os seus acionistas. Coca-Cola, McDonald’s, IBM, entre outras, são consideradas Blue Chips do mercado mundial.

Devido ao seu tamanho e ao fato de serem bem estabelecidas, as ações Blue Chips geralmente são vistas como empresas muito resilientes, com capacidade de resistir aos desafios de longo prazo e apresentando menor risco. Apesar disso, por serem empresas já muito grandes, elas não têm um potencial de crescimento e valorização tão alto quanto empresas menores.

As Blue Chips brasileiras

O mercado brasileiro de ações é pequeno se comparado ao restante do mundo, no entanto ele tem as suas próprias ações Blue Chips, que apresentam todas as características mencionadas anteriormente. Vamos então aos principais exemplos de Blue Chips da bolsa brasileira.

1 – Ambev

A Ambev é um verdadeiro gigante nacional do setor de bebidas. Ela nasceu da fusão das duas maiores cervejarias do Brasil à época, a Companhia Antarctica Paulista, fundada em 1891, e a Cervejaria Brahma, fundada em 1888. A fusão ocorreu em 1999 e hoje faz parte do maior grupo cervejeiro do mundo, a Anheuser-Busch InBev. Ela é atualmente a empresa de maior valor de mercado da bolsa de valores brasileira e é líder absoluta no seu setor, detendo aproximadamente 2/3 do mercado local de cervejas. Skol, Brahma, Bohemia e Guaraná Antarctica são apenas algumas das dezenas de marcas do grupo.

2 – Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco é o maior banco privado do Brasil e um dos maiores conglomerados financeiros da América Latina. Ele nasceu da fusão do Banco Itaú, fundado em 1945, com o Unibanco, fundado em 1924. Ele é considerado um dos bancos mais rentáveis do mundo e possui atualmente uma base de mais de 60 milhões dos clientes.

3 – Vale

A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, sendo líder mundial na produção de minério de ferro e níquel. Além disso, a Vale é um dos maiores operadores logísticos do Brasil, sendo dona de estradas de ferro e terminais marítimos. Ela foi criada em 1942, no governo de Getúlio Vargas. Depois foi privatizada em 1997 e atualmente tem controle pulverizado, com pouca participação governamental.

4 – Banco Bradesco

O Banco Bradesco é o segundo maior banco privado do Brasil, sendo uma das empresas de maior capitalização do país. Foi fundado em 1943 e oferece uma ampla gama de serviços financeiros, como seguros, cartões, banco de investimento, banco de varejo, entre outros. Possui atualmente mais de 55 milhões de clientes.

5 – Petrobrás

A Petrobrás atende plenamente vários critérios para ser considerada uma Blue Chip, porém em vários outros ela diverge do conceito. Ela é uma empresa de alta capitalização de mercado, que existe desde 1953, é muito conhecida, é líder no seu mercado e tem alta negociação e liquidez. Apesar disso, ela não é uma empresa estável financeiramente, não é considerada uma ação defensiva e não é boa pagadora de dividendos. Sendo assim, a sua aceitação como uma Blue Chip é um pouco controversa.

Conclusão

As Blue Chips são empresas líderes nos mercados que atuam, com um longo histórico de desempenho positivo, alta capitalização de mercado, alta liquidez, entre outras características. Elas têm atributos que ajudam a aumentar a proteção de um portfólio de ações, mas no geral não tem o alto potencial de valorização que algumas empresas menores possuem.

Nossos artigos