O que é ESG e qual a relação com os investimentos?

  • 01/10/2021
Página inicial - Vida financeira - O que é ESG e qual a relação com os investimentos?

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre ESG e em como essa sigla vem ganhando adeptos entre investidores e empresas. Mas você sabe o que é ESG?

ESG está relacionado com práticas sociais, ambientais e ou de governança que geram valor às empresas. Entenda neste artigo o que é ESG e o motivo dele ser o foco de diversas empresas atualmente.

O que é ESG?

ESG é a sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance – em português ASG – Ambiental, Social e Governança – e está relacionado com a preocupação com questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios.

O termo ESG está relacionado a empresas que utilizam boas práticas para nortear seus negócios, se preocupando com a redução de danos ao meio ambiente, atuando de forma sustentável e com boas práticas administrativas.

Fundamentos do ESG

Ser reconhecido por uma conduta corporativa ética, cuidar do meio ambiente e favorecer impactos sociais positivos é o foco de muitas empresas hoje em dia. Mas como fazer isso?

Ambiental

Consiste em práticas de conservação do meio ambiente, atuando em questões como aquecimento global, emissão de carbono, escassez de água, poluição, desmatamento, perda da biodiversidade, gestão de resíduos, proteção dos oceanos, utilização de energias renováveis, desenvolvimento urbano, mobilidade, entre outros.

Social

O social está ligado com a preocupação e atenção ao bem-estar dos colaboradores, dos prestadores de serviços e da comunidade ao redor. Aqui, podemos citar como ações essenciais a proteção de dados, a diversidade da equipe, o respeito às leis trabalhistas, promoção da consciência ambiental, a preocupação em educar o público-alvo – levando informação clara e elucidativa – etc.

Governança

Na parte de governança, o foco está na administração da empresa, que deve ter uma boa conduta corporativa, ter transparência na gestão, manter um canal de denúncias, ter agilidade nos processos, buscar por decisões justas e imparciais, entre outros.

ESG e Investimentos

No ramos dos investimentos, a busca dos investidores é por empresas que atendem os fundamentos do ESG, ou seja, comprometidas com a sustentabilidade e que geram impactos também em outros setores, não apenas financeiros.

Para quem busca investimentos sustentáveis, analisar os fundamentos do ESG pode servir de critério para a escolha de produtos para investir.

Como realizar investimentos sustentáveis?

Hoje em dia, já existem algumas opções disponíveis para realizar investimentos sustentáveis:

Fundos de investimento ESG

Fundos de investimentos são aplicações financeiras coletivas, ou seja, o dinheiro de cada investidor é somado e utilizado para comprar produtos financeiros que pertencem a todos. Neste caso, o foco do fundo é em investimentos sustentáveis e a escolha é feita a partir desses critérios.

ETFs

Os ETFs são fundos de investimento negociados em bolsa que buscam acompanhar um índice. Aqui, o foco é realizar investimentos em fundos que repliquem um índice sustentável, permitindo a exposição a diversos investimentos do tipo.

Ações

As ações são definidas como as menores frações do capital social de uma empresa. Ao adquirir uma ação, a pessoa se torna sócia da companhia. Dessa forma, é possível avaliar a empresa e escolher realizar a compra de ações daquelas que estejam alinhadas aos seus valores e princípios.

Vantagens dos investimentos ESG

A busca por empresas preocupadas com as questões de sustentabilidade pode ser bastante benéfica para o investidor.

Geralmente, ao optar por investimentos desse tipo, o investidor encontra empresas comprometidas e que desempenham bem os fundamentos do ESG. Essa característica é importante, pois demonstra que há um alinhamento com as questões mundiais do futuro, fazendo com que o potencial de crescimento da empresa seja promissor.

Os investimentos sustentáveis estão disponíveis para todos os perfis de investidores e costumam apresentar boa rentabilidade. Isso porque os fundamentos do ESG estão alinhados com o que o mercado precisa, atraindo essa parcela do mercado consumidor.

Porém, é importante ressaltar que isso não significa a garantia de grandes rendimentos e desempenho. Assim como em outros investimentos, é preciso analisar os seus objetivos pessoais, o investimento em si e os riscos envolvidos.

Conclusão

Este artigo explicou o que é ESG, suas principais vantagens e formas de investir.

Atualmente, percebemos que as empresas estão mais preocupadas – e muitas até são cobradas – para assumir melhores práticas sociais, ambientais e de governança. Dessa forma, os fundamentos do ESG vêm ganhando força, estando relacionado com empresas que utilizam boas práticas para nortear seus negócios.

Nos investimentos, a busca é por empresas comprometidas com a sustentabilidade e que gerem impactos além dos financeiros.

Gostou do conteúdo? Você pode gostar desses também:

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações