Onde investir em 2021?

  • 17/08/2021
Página inicial - Investimentos - Onde investir em 2021?

Considerando o cenário adverso e confuso que estamos vivendo, saber onde investir em 2021 não é uma tarefa fácil. É algo que exige conhecimento, prática e muita cautela na hora de escolher os investimentos.

Pensando nisso, criamos um material especial que explica melhor o atual cenário de investimentos e traz indicações de onde investir em 2021 pensando na proteção do patrimônio.

Cenário atual

Desde o início da pandemia da Covid-19 em março de 2020, o Brasil e o mundo estão sofrendo com diversos desafios. No Brasil, os principais fatores que causam turbulência são a inflação alta, o câmbio e os embates políticos.

Inflação

Segundo o Boletim Focus divulgado no dia 16/08 pelo Banco Central, a expectativa do IPCA – o índice oficial da inflação do país – deste ano subiu de 6,88% para 7,05%.

Esta previsão está acima da meta de inflação de 3,75% que deve ser perseguida pelo Banco Central para este ano.

Taxa de juros

O principal instrumento do Banco Central para alcançar a meta de inflação é a taxa Selic, que atualmente está em 5,25%, mas a expectativa é que ela encerre o ano em 7,50%.

Ao aumentar a taxa de juros, o BC tem por objetivo conter a demanda aquecida, pois os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas as taxas mais altas podem dificultar a recuperação da economia.

Câmbio

O Boletim Focus trouxe também a expectativa de cotação do dólar mantida em R$5,10 para este ano.

A desvalorização do câmbio também contribui para o aumento da inflação. Com o cenário de incertezas do país, muitos produtores preferem exportar produtos do que vender no mercado interno, o que aumenta o preço para os consumidores locais.

PIB

Já as projeções para o crescimento da economia em 2021 voltaram a cair, indo de 5,30% para 5,28%.

Embates políticos

No cenário político, as incertezas ficam em torno da discussão fiscal dado às incertezas acerca do financiamento do Bolsa Família e de precatórios federais, da discussão sobre a reforma Tributária, além do barulho com a crise entre poderes, especialmente entre Executivo e Judiciário.

Onde investir em 2021

Considerando todas as adversidades e o estresse do mercado, escolher onde investir em 2021 é um grande desafio.

Pensando nisso, criamos este material com oportunidades interessantes de investimentos para o cenário atual.

É importante salientar que, antes de optar por qualquer tipo de indicação de investimentos, é preciso pensar em uma boa diversificação e seu portfólio deve estar alinhado aos seus objetivos financeiros. Para isso, conte sempre com ajuda profissional para fazer suas aplicações.

Nossos artigos