Entenda os riscos envolvidos nas operações day trade

  • 18/08/2020
Página inicial - Investimentos - Entenda os riscos envolvidos nas operações day trade

Um assunto bastante comentado recentemente e que está gerando polêmicas é sobre operações day trade.

Algumas pessoas acreditam que esta é uma ótima forma de ganhar dinheiro na bolsa e até mesmo incentivam e influenciam outras pessoas a realizarem operações diárias na bolsa de valores, ignorando os riscos e as grandes chances de prejuízo.

Neste artigo, vamos falar sobre day trade e a importância de buscar informações sobre o assunto antes de comprar produtos sem conhecimento.

O que é day trade

Day trade consiste na estratégia de comprar ativos ou ações e vendê-los no mesmo dia, almejando lucro em curtíssimo espaço de tempo.

Essa estratégia é bastante especulativa e busca aproveitar as movimentações do mercado, com o objetivo principal de aproveitar as oscilações do período, comprando o ativo financeiro na baixa e vendendo na alta.

Quais os riscos de operações day trade?

As operações day trade envolvem diversos riscos, exigindo muita atenção e conhecimento do investidor para que as oportunidades não passem despercebidas.

Assim como há chances de ganhar dinheiro com as operações, a possibilidade de perder dinheiro também é alta. Quem opera day trade deve saber o momento exato de comprar e vender os ativos, por isso, é preciso muita atenção, conhecimento e análise detalhada das informações e dos dados das empresas, além de estar atento ao comportamento da economia do país e também a mundial.

97% dos day traders perdem dinheiro na bolsa

Um estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a pedido da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mostra que 97% das pessoas que especulam na bolsa perdem dinheiro e quem ganha, leva menos de R$300,00 por dia.

Segundo a pesquisa, de todos que iniciaram operações, 92,1% desistiram da prática em menos de um ano. Dos que seguiram – aqueles que fizeram operações diárias por ao menos 300 pregões – 97% perderam dinheiro. Nos 3% que saíram no azul, 2,6% ganharam menos do que 300 reais por dia (ou até 6.000 reais em um mês com 20 dias úteis).

Outra conclusão importante da pesquisa é a de que mais tempo no day trade não leva, necessariamente, a mais conhecimento sobre atividade e, consequentemente, lucro. Pelo contrário.

Os dados da pesquisa mostram que, mesmo desconsiderando o primeiro ano – que é considerado o ano de aprendizado – a performance dos investidores que decidem persistir não muda significativamente. Ou seja, eles não aprenderam com o tempo e quanto mais a pessoa insistiu, mais vezes perdeu.

Maria vai com as outras

Com a tecnologia e o fácil acesso à informação, essas operações – que antes eram realizadas principalmente por profissionais – estão sendo exploradas por investidores em geral, sempre com o objetivo de ganhos rápidos.

Como muitas pessoas acreditam e divulgam que esta é uma forma fácil de ganhar dinheiro, a maioria dos investidores se sentem na obrigação de participar também, pois se “todo mundo está lucrando com day trade, eu não posso ficar de fora”.

Essa prática, que chamamos de “Maria vai com as outras”, é muito comum no mercado financeiro e também no nosso dia a dia. Ela ocorre quando as pessoas realizam uma ação, principalmente porque outras pessoas estão fazendo, independente da sua vontade individual. Este comportamento também é chamado de “efeito manada”.

Na sua essência, o “Maria vai com a outras” é um comportamento irracional e a principal maneira para combater o impulso de agir conforme a maioria é ter disciplina, racionalidade e paciência.

Estude e pesquise antes de investir

Antes de começar a operar day trade, busque estudar e pesquisar todos os riscos das suas operações, conhecendo os detalhes, dados e informações das empresas e o cenário econômico.

Também é muito importante você conhecer o seu perfil de investidor e respeitá-lo. Além de conhecer os riscos de cada ativo, você deve ter um entendimento realista da sua própria tolerância a riscos. Caso contrário, você pode acabar se assustando com a situação, não estar preparado para as perdas e acabar frustrado com os resultados.

Ajuda de profissionais

Antes de definir uma estratégia de investimentos, busque sempre o auxílio de profissionais qualificados para te orientar e dar indicações das opções mais adequadas para você, que estejam alinhadas com o seu perfil de risco e com seus objetivos.

Como sempre falamos, não existe almoço grátis no mercado financeiro. Por isso, invista de forma consciente, levando em conta tolerância, capacidade, necessidade, horizonte de tempo e todos os critérios que formam, de fato, o perfil do investidor.

Conclusão

Day trade é uma estratégia que busca aproveitar as movimentações do mercado e envolve bastante especulação. Com operações day trade, busca-se aproveitar as oscilações do período e obter lucro comprando o ativo financeiro na baixa e vendendo na alta.

Existe chances de ganhar dinheiro com as operações, porém, as chances de perder dinheiro também são altas. Ao operar ações e ativos dessa forma, o investidor deve ter muita atenção e conhecimento para aproveitar as oportunidades, além de buscar por análises detalhadas, dados e informações das empresas e estar atento ao cenário econômico.

Antes de iniciar com operações day trade, o investidor deve conhecer o seu perfil de investidor, conhecer detalhes dos ativos e ter um bom entendimento da sua tolerância a riscos. Além disso, a ajuda de profissionais qualificados é muito importante para auxiliar nas escolhas e definir as melhores estratégias.

Nossos artigos