O que é efeito manada nos investimentos?

  • 09/05/2019
Página inicial - capital - O que é efeito manada nos investimentos?
efeito manada

O efeito manada é um fenômeno psicológico no qual as pessoas realizam uma ação principalmente porque outras pessoas estão fazendo, independente da sua vontade individual. Nos investimentos, o efeito manada pode impactar nas decisões e, na maioria das vezes, prejudicando as escolhas.

Origem do efeito manada

Faz parte da natureza humana querer participar de uma comunidade com pessoas com as quais se dividem padrões culturais e socioeconômicos. Por isso, podemos considerar o efeito manada como um subproduto da evolução humana. Na antiguidade, agir de acordo com o grupo podia ser a diferença entre a vida e a morte. Esse inclusive é um comportamento que é percebido em outros animais que vivem em bandos, cujas ações coletivas aumentam as chances individuais de sobrevivência de cada membro do bando.

Hoje em dia nós ainda percebemos esse comportamento em diversas situações cotidianas. Estudos mostram que diversas pessoas escolhem os seus candidatos políticos de acordo com a sua popularidade. O lançamento e popularidade de um novo produto eletrônico também pode ser explicado por um comportamento de manada.

O efeito manada em si, não necessariamente, tem um viés negativo. Digamos, por exemplo, que você vá escolher um filme para ver no cinema ou um restaurante para jantar, e para auxiliar na sua decisão, decide visitar um site especializado no qual diversos usuários falam sobre as suas experiências. O resultado mais provável é a escolha de um dos filmes ou restaurantes mais populares do site. Ele não necessariamente será o melhor ou o mais adequado ao seu gosto, porém a chance de uma surpresa desagradável certamente diminuirá.

O efeito manada e os investimentos

Na antiguidade, o efeito manada era algo positivo, pois ele diminuía o tempo da tomada de decisão e aumentava as chances individuais de alguém que compõe o grupo sobreviver. Apesar disso, quando falamos de investimentos, estamos falando de decisões muito mais complexas, na qual a racionalidade tem um peso muito mais importante.

Bolhas…

Uma das consequências mais comuns do efeito manada é a criação de bolhas. Em uma bolha, o bom desempenho de um ativo leva a um aumento do seu preço além do seu valor intrínseco. A bolha continua a inflar até o que o preço do ativo alcança um nível além de qualquer racionalidade econômica.

Nesse estágio, o efeito manada faz com que o aumento ou manutenção do preço do ativo seja causado apenas por investidores que continuam comprando o ativo por preços altos. Por fim, quando os investidores não estão mais dispostos a comprar nesse nível, a bolha colapsa, causando uma queda no preço do ativo.

Esse é um comportamento que já foi observado diversas vezes no mercado de capitais. A Dotcom Bubble do início dos anos 2000 e o comportamento recente das criptomoedas são exemplos práticos de como o efeito manada pode inflacionar o preço dos ativos e causar bolhas.

Invista com o acompanhamento dos especialistas da ParMais

Como evitar o efeito manada?

Na sua essência, o efeito manada é um comportamento irracional, o que pode fazer com que a decisão de compra ou venda de um ativo seja tomada de maneira equivocada, ocasionando perdas. A principal maneira para combater o impulso de agir conforme a maioria é ter disciplina, racionalidade e paciência ao investir.

Antes de tomar uma decisão por influência do grupo, busque pesquisar e verificar se realmente existe uma razão plausível para que aquele ativo esteja se comportando daquele jeito. Avalie com cuidado os riscos envolvidos e veja se está confortável com a decisão prestes a ser tomada.

Quando bater o impulso de comprar ou vender junto com a multidão, tente se lembrar do seu plano de investimentos, das razões pela qual inicialmente tomou a decisão de investir ou não nesse ativo, do horizonte temporal no qual pretende usufruir do valor investido, entre outras questões relevantes.

Caso não haja grandes mudanças no racional e nas perspectivas desse investimento, talvez faça mais sentido manter um investimento que passa por uma volatilidade momentânea do que vendê-lo, por exemplo. Da mesma forma, caso você tenha optado por um investimento de menor risco ao invés de um investimento mais arriscado, talvez seja mais racional manter o plano inicial do que mudá-lo, porque o comportamento do grupo acontece nesse sentido.

Conclusão

O efeito manada acontece por diversas razões, entre elas o medo do investidor de “perder sozinho” ou “ficar pra trás” nos seus investimentos. Nessas situações, evite agir emocionalmente, pois o efeito manada costuma agir contra os investidores. Encarar o senso comum e não perder os seus objetivos de vista costuma trazer melhores resultados do que seguir o efeito manada.

Nossos artigos