Conheça o índice PIBB11 – Uma boa alternativa para iniciar no mercado de ações

  • 26/05/2020
Página inicial - Investimentos - Conheça o índice PIBB11 – Uma boa alternativa para iniciar no mercado de ações

Os fundos de índices, conhecidos como ETF (Exchange Traded Funds), são fundos negociados em bolsa de valores cujo comportamento segue algum índice do mercado. Entre os índices mais conhecidos, o PIBB – It Now PIBB IBrX-50 Fundo de Índice – destaca-se no mercado brasileiro.

PIBB11

O PIBB, It Now PIBB IBrX-50, considerado um dos principais índices do mercado brasileiro, negociado na bolsa de valores pelo código PIBB11, é um fundo de índice que tem como objetivo replicar o desempenho de um dos principais índices de referência do mercado de ações brasileiro, o índice Brasil – 50 (IBrX50).

O PIBB foi constituído em 2004 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo o primeiro fundo de índice de mercado brasileiro e mantém-se atualmente como o segundo maior índice em termos de patrimônio líquido, ficando atrás apenas do BOVA11 (iShares Ibovespa Fundo de Índice).

Índice Brasil – 50: IBrX-50

O IBrX-50 é um índice que representa uma carteira teórica constituída pelas 50 ações mais negociadas na B3, em termos de liquidez, ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações. O IBrX50 tem as mesmas características do IBrX – índice Brasil, que é composto pelas 100 ações mais negociadas na bolsa. A carteira teórica do índice é atualizada a cada quadrimestre, de acordo com os critérios adotados pela B3, visando manter a composição do índice representando as ações mais negociadas nos últimos pregões.

O PIBB deve investir no mínimo 95% de seu patrimônio em ações do IBrX50 e os outros 5% restantes da carteira, o fundo pode adquirir ações e outros ativos não incluídos no IBrX50.

Vantagens de investir no PIBB11

Uma das vantagens de realizar investimentos através de ETFs é o baixo custo operacional. O PIBB possui taxa de administração muito baixa, comparado com fundos de investimentos de ações, de 0,059% ao ano.

Saiba mais sobre taxa de administração

Outra vantagem interessante é a diversificação do portfólio em um único movimento de compra, visto que você diminui o risco de concentração em determinados papéis, mesmo com baixos valores disponíveis – é possível realizar investimentos em lote padrão a partir de 10 cotas. Ainda, há possibilidade de adquirir uma quantidade menor, através de negociação no mercado fracionário. Dessa forma, realizando investimentos através do PIBB, você terá um ativo acompanhando uma carteira de ações previamente já estabelecida e, no caso, uma carteira de ações entre as mais líquidas e negociadas do Ibovespa.

E a liquidez?

A liquidez desse ativo é um diferencial no mercado de fundos de ações. Como o PIBB é negociado em bolsa, a liquidez é diária, com cota de aplicação e resgate em D+0, de acordo com a liquidez do mercado (ofertas de compra e venda). A liquidação financeira tanto de compra quanto de venda é feita em dois dias úteis (D+2).

Saiba mais: O que é liquidez?

Qual a diferença entre as gestões

A principal diferença entre um fundo de ETF e um fundo de ação está no tipo de gestão. Os fundos de ETF são de gestão passiva, pois buscam replicar o comportamento de um determinado índice, já os fundos de ações, geralmente, são de gestão ativa, onde o gestor torna-se o responsável por selecionar as ações para sua carteira.

Tributação do PIBB11

Em relação a tributação, visto que o PIBB é um fundo de investimento, não há isenção de imposto de renda para valores negociados abaixo de R$20.000 no mês, como ocorre nas negociações de ações. A alíquota de imposto de renda é de 15% sobre o ganho de capital auferido pelo investidor no momento da venda e não há incidência de imposto come-cotas. Nesse caso, a responsabilidade de auferir e realizar recolhimento do imposto de renda é do próprio investidor.

Conclusão

O PIBB é um índice de fundos que tem como objetivo replicar o índice Brasil – 50 (IBrX-50), composto pelas cinquenta ações, em termos de liquidez, mais negociadas na bolsa brasileira. O investimento via ETF torna-se uma ótima alternativa para o investidor que está iniciando no mercado de ações, visto sua capacidade de diversificação, ainda com valores menores.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações