• 06/03/2018

Tecnologia e a democratização dos investimentos

Tecnologia e a democratizaçao dos investimentos

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano e tem um impacto positivo em vários setores da sociedade. A tecnologia aumenta a produtividade, gera crescimento e possibilita que diversas atividades sejam realizadas de maneira mais prática, rápida e eficiente. Avanços tecnológicos são responsáveis por verdadeiras revoluções nos mais diversos setores produtivos, sejam eles o setor de comunicação, transportes, saúde, entre vários outros. No setor financeiro e de investimentos não é diferente, também vivemos uma verdadeira revolução diante dos nossos olhos, e assim torna-se real a democratização dos investimentos.

Instituições financeiras

Investindo em tecnologia muitos bancos online já oferecem abertura de contas diretamente do seu celular, com menos burocracia, mais controle por parte do usuário e com taxas menores que os grandes bancos.

Empréstimos

O setor de empréstimos também está mudando. Hoje existem plataformas de crowdfunding que permitem a intermediação mais direta entre as partes. Através do crowdfunding pequenas empresas têm acesso a empréstimos mais baratos e quem disponibiliza o dinheiro para emprestar pode ser remunerado com taxas mais justas do que outros investimentos. Esse é um mercado ainda bastante incipiente no Brasil, mas que está crescendo.

Meios de pagamento

Até mesmo o próprio dinheiro está mudando. Antigamente havia apenas a opção de pagamento em dinheiro ou cartões, mas hoje em dia existem várias outras alternativas. Empresas totalmente virtuais têm opções para se receber e efetuar pagamentos das mais diversas formas. Grandes empresas de tecnologia permitem que você tenha uma carteira virtual vinculada ao seu celular e realize pagamentos com ele. Além disso, existem as criptomoedas, que apesar do grande movimento especulativo ligado a elas, foram criadas para serem meios de pagamentos seguros e descentralizados.

Investimentos

Nos investimentos a tecnologia também teve um impacto enorme. Com ela os investidores conseguem agora realizar operações com muito mais velocidade e segurança, os órgãos reguladores tem meios mais eficientes de exercer a sua fiscalização e a elaboração de modelos econômicos e de precificação ficou muito mais rápida e eficiente.

Graças à tecnologia, um pequeno investidor tem acesso a fundos geridos por alguns dos melhores gestores do mercado e pode negociar ativos a preços mais justos, com mais velocidade e também com maior controle. Podemos observar isso por exemplo no gráfico abaixo, que mostra a evolução do número de investidores de varejo no Brasil.

evolução investidores de varejo

A maioria desses investidores continuam aplicando na poupança, mas só o fato de haver mais brasileiros investindo já é bastante positivo. Além disso, conforme podemos ver no gráfico abaixo, o número de brasileiros que investem em fundos e títulos também cresce constantemente, fruto dessa maior facilidade de acesso a investimentos melhores.

crescimento investidores

Conclusão

A  tecnologia ajuda muito a democratizar os investimentos, dando acesso para os pequenos investidores a produtos melhores e aumentando assim a força do mercado de capitais no Brasil e no mundo. Essa democratização abre um leque de oportunidades que vai muito além dos investimentos tradicionais como a poupança, fundos e CDBs do banco. Portanto, conte sempre com a Par Mais para esclarecer as suas dúvidas e para ajudá-lo nas suas decisões de investimento.

Resumo
Tecnologia e a democratização dos investimentos
Nome do artigo
Tecnologia e a democratização dos investimentos
Descrição
A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano e tem um impacto positivo em vários setores da sociedade. A tecnologia aumenta a produtividade, gera crescimento e possibilita que diversas atividades sejam realizadas de maneira mais prática, rápida e eficiente.
Autor
Nome do editor
Par Mais

CATEGORIAS BLOG

CATEGORIAS BLOG

Deixe seu comentário

  1. Muito bom!