Sua conta
  • 16/10/2019

Quais são os tipos de ações negociadas na B3?

Início / Investimentos / Quais são os tipos de ações negociadas na B3?
Tipos de ações

Ao comprar uma ação negociada na B3 você deve ter se deparado com o seu ticker, como NATU3, da Natura, LAME4, das Lojas Americanas, ou KLBN11, da Klabin. Pode parecer aleatório, mas o número ao final de cada um desses tickers tem um significado.

O final 3 significa ações ordinárias, enquanto o final 4 significa ações preferenciais e 11 significa units. Apesar de não ser comum no mercado global, no Brasil essa diferenciação de classes de ações é normal e frequente.

Ações Ordinárias (ON)

As ações ordinárias terminam com o número 3 e são as ações mais comuns, que existem em todos os mercados. Quando se fala em ações, é esse o tipo de ação ao qual as pessoas se referem. No geral, cada ação do tipo ON confere ao acionista o direito a 1 voto na assembleia de acionistas, ou seja, esse é um tipo de ação que confere poder decisório ao seu acionista. Isso significa que os donos de ações ON podem opinar e conferir votos para decidir os membros do conselho de administração da empresa, sobre uma fusão ou aquisição, entre outros assuntos.

Outro direito do detentor de ações ordinárias é o tag-along. Ele ocorre quando existe a compra de um bloco de controle de ações da empresa por um grande acionista. Caso isso ocorra, o acionista ordinário tem o direito de optar por também vender as suas ações junto com o bloco controlador por um mínimo de 80% do valor da oferta. Esse percentual pode variar e algumas empresas de governança superior conferem o direito de tag-along de 100% para os seus acionistas.

O ponto negativo desse tipo de ações é que ela não tem um direito preferencial no pagamento de dividendos. Apesar disso, de um ponto de vista de governança, empresas que emitem apenas ações ordinárias são superiores por darem direitos iguais a todos os seus acionistas.

Exemplos de ONs: NATU3 (Natura), PETR3 (Petrobrás ON), RENT3 (Localiza), MGLU3 (Magazine Luiza)

Ações Preferenciais (PN)

As ações preferenciais geralmente terminam com o número 4, mas podem terminar com outros números. Esse tipo de ação tem preferência no recebimento de dividendos, recebendo necessariamente antes das ações do tipo ON. Da mesma forma, caso a empresa entre em falência e precise ter os seus ativos liquidados, os acionistas preferenciais tem prioridade com relação aos ordinários no recebimento do seu capital.

Apesar disso, os acionistas preferenciais não têm direito a voto nas assembleias de acionistas. Da mesma forma, eles não necessariamente têm direito a optar pelo tag-along, apesar de isso variar bastante em cada companhia. Algumas delas reservam esse direito inclusive para os acionistas preferenciais.

Outra característica importante das ações preferenciais é a sua exigibilidade. Isso significa que, a qualquer momento, por qualquer motivo, a empresa tem o direito de comprar essas ações de volta. Tendo em vista que essas ações tem preferência no recebimento de dividendos, caso a empresa falhe em pagar dividendos por 3 exercícios consecutivos, os acionistas preferenciais tem o direito de ter as suas ações convertidas em ordinárias.

As ações preferenciais podem ter múltiplas classes, cada uma com preferência nos seus direitos com relação à anterior. As empresas que tem o seu ticker finalizado com o número 4 possuem apenas uma classe de ações preferenciais. Ações que terminam com os números 5, 6, 7 e 8 significam diferentes classes de ações, cuja diferenciação e direitos estão descritos no estatuto da empresa. Os tickers com final 7 e 8, no entanto, são bastante incomuns no mercado.

Exemplos de PNs: LAME4 (Lojas Americanas), PETR4 (Petrobrás PN), BRKM5 (Braskem PN Classe A), ELET6 (Eletrobrás PN Classe B)

Units

As units, por sua vez, são “pacotes” de ações que contém um determinado número de ações ordinárias e preferenciais. Uma unit pode ser formada, por exemplo, por 1 ação ordinária e 2 ações preferenciais. Ou seja, uma parte do valor total da unit contém direito a voto e todos os direitos de uma ação ordinária enquanto outra parte do valor da unit tem os direitos de uma ação preferencial.

O ticker das units termina com o número 11, no entanto esse número também é usado no final de alguns outros ativos que negociam na B3. Apesar de serem fundos de investimento, não ações, o ticker dos fundos de índice negociados na bolsa (também conhecidos como ETFs) e dos fundos imobiliários (FIIs) também tem o seu ticker finalizado com o número 11.

Exemplos de Units: SANB11 (Santander Brasil), BPAC11 (BTG Pactual), KLBN11 (Klabin), TAEE11 (Taesa)

É preferível escolher ações ordinárias, preferenciais ou units?

Apesar das diferentes classes de ações, na prática, poucas empresas tem ampla oferta e liquidez em todas as suas classes de ações. No Ibovespa, por exemplo, somente Petrobrás, Eletrobrás e Bradesco tem as suas duas classes de ação na composição do índice, o que mostra como, no geral, por mais que a empresa seja grande, existe predominância na negociação de uma classe específica de ação.

Mesmo nesses três casos, em que existe ampla negociação das ações ordinárias e preferenciais da empresa, a escolha por um tipo vai depender muito dos direitos específicos que são determinados no estatuto da empresa para cada classe de ação, além, é claro, do preço de negociação de cada uma delas.

Em termos de governança, no longo prazo, as ações ordinárias tendem a ser superiores. A emissão apenas de ações ordinárias é inclusive um dos critérios para que a empresa faça parte do segmento superior de governança da B3, o Novo Mercado. Ainda assim, ações preferenciais e units podem fazer sentido de acordo com o objetivo de cada investidor.

Resumo
Quais são os tipos de ações negociadas na B3?
Nome do artigo
Quais são os tipos de ações negociadas na B3?
Descrição
Os tipos de ações possuem um número ao final do ticker que diferenciam as classes de ações. O final 3 significa ações ordinárias, enquanto o final 4 significa ações preferenciais e 11 significa units.
Autor
Nome do editor
Par Mais

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×