Por que algumas pessoas escondem suas compras?

  • 13/08/2015
Página inicial - uso consciente - Por que algumas pessoas escondem suas compras?

mentem e escondem suas compras shopping mulher com muitas sacolas shopaholic

Quando comecei a escrever este artigo o foco principal era entender o porquê as mulheres escondem suas compras e mentem para seus parceiros, mas, através de pesquisas para me apropriar mais do assunto, pude concluir que isso é um ato muito realizado pelos dois sexos.

O que mais me chamou a atenção nisso tudo foram as consequências finais desse ato serem sempre as mesmas: discussões, brigas e até mesmo separações. Tudo por conta de uma mentirinha de nada… mas que pode acabar virando uma dívida e futuramente uma bola de neve.

 

Porque eles escondem suas compras?

Homens x Mulheres

Um estudo realizado pela Nutmeg.com foi baseado em entrevistas realizadas com 1.363 adultos que dizem estar em um relacionamento sério. Mas, segundo a pesquisa, os homens tampouco são honestos com suas parceiras: 29% deles escondem os gastos em dispositivos como celulares, tablets e vídeo games, contra 6% das mulheres. Quando o assunto são os  filhos a proporção é contrária, quatro entre dez mulheres mentem aos seus parceiros sobre o quanto gastaram com as crianças, ante a 6% dos homens.

CouponCodes4u realizou uma pesquisa onde mais de 2.000 mulheres americanas falaram sobre seus hábitos consumidores. O resultado mais inesperado foi descobrir que 63% das mulheres escondem compras de roupas de seus parceiros e 88% dessas mulheres admitem fazer isso para evitar uma briga.

Outra pesquisa, conduzida pelo Voucher Cloud, mostra que homens são muito piores em esconder compras das mulheres. 51% dos homens foram pegos mentindo sobre seus gastos, contra 34% das mulheres que compram escondido.

Ou seja, tanto homens quanto mulheres estão propensos a mentir sobre quanto gastam em suas comprinhas.

 mentem e escondem suas compras shopping mulher com sacolas

 

Mas afinal, por que mentimos sobre nossas compras?

 

Talvez porque nos sentimos culpadas por gastar dinheiro com nós mesmos enquanto poderíamos gastar com nossos filhos, ou pagar uma dívida, ou até investir para o futuro.  

Talvez porque pagamos caro em um vestido que sabemos não valer aquilo tudo.  

Talvez porque achamos que o preço é irrelevante. Desaparecemos com o recibo, arrancamos etiquetas, e mentimos sobre isso… porque sim aqueles malditos sapatos valem a pena! 

Talvez porque quando saímos de uma loja não queremos ser interrogadas. “Por que você vai comprar isso? Quando você pagou? Será que não conseguiria por mais barato? De quantos sapatos você precisa?” 

Talvez ser financeiramente honesto com o parceiro e divulgar todo os seus gastos significa ter objetivos semelhantes, orçamentos viáveis, compreensão e, sobretudo, aceitar hábitos uns dos outros

Independente das milhares de respostas que podem surgir para esse consumismo secreto, precisamos ter bom senso e entender que isso, claro quando executado com frequência, não é saudável, nem para você e nem para a sua relação com o seu parceiro.  Claro, é muito importante que você cuide de si mesmo, faça sim umas comprinhas de vez em quando e se sinta bem por isso. Mas isso tudo deve estar dentro do planejamento de vocês.

 

Planeje-se e compre sem culpa

Que tal tirar esse peso do seu ombro e parar de mentir? Através de um planejamento financeiro vocês irão definir todos os gastos mensais, com suas necessidades e também com seus desejos. Conversem bastante, exponham o porquê aquelas compras são importantes para vocês e cheguem num consenso. Definam um valor mensal que cada um poderá gastar com suas comprinhas extras, e aí tentem seguir esse orçamento. No início pode ser um esforço reduzir as despesas com isso, mas depois verão que, bem além da verdade, você não precisa de taaantos sapatos assim… não é mesmo? E se sentir que precisa, já pensou em fazer uma limpa no armário antes de colocar novas peças nele?  

 

Desfaça-se daquilo que não usa mais

Hoje existem uma série de facilidades para lhe ajudar a se desfazer das coisas que não usa mais. Você pode optar por doá-las para instituições de caridade, e aquelas que estão mais novas ou são de marca – que tal vender para brechós ou até mesmo colocar em sites de venda online (como o Enjoei). Eu mesma já vendi muito por lá, é fácil, rápido e uma ótima maneira de estar sempre se renovando e fazendo essa energia circular. Por que não?

Fontes:

http://forward.com/sisterhood/163662/most-women-lie-about-shopping/#ixzz3ibhyE9fR

http://www.details.com/blogs/daily-details/2014/07/men-are-more-likely-to-lie-about-shopping-than-women-says-science.html

.

Por que algumas pessoas mentem e escondem suas compras? por Giovanna Busato, 13.08.2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Nossos artigos