Sua conta
  • 16/08/2019

Plano de Investimento

Início / Investimentos / Plano de Investimento

Todo mundo tem planos para o futuro, seja ele o de ter uma casa própria, trocar de carro, fazer uma viagem, pagar uma faculdade para si ou ter uma aposentadoria confortável. Uma das melhores maneiras para se ter sucesso e obter o planejado é criando um plano de investimento, que são as estratégias escolhidas para investir da melhor forma, tendo como foco os objetivos pré-determinados. Com um planejamento adequado você conseguirá visualizar melhor as opções para alcançar o objetivo esperado.

Avalie a sua situação financeira

Um dos primeiros passos para realizar um plano de investimento eficiente é fazer uma boa avaliação da sua situação financeira.

Levante quanto você recebe, computando sempre todas as rendas, seja ela através de salário, aluguel, trabalho freelancer ou qualquer outro tipo de renda.

Em seguida, liste o quanto em média você gasta mensalmente. É importante também avaliar quais dessas despesas são fixas (como despesas de luz, telefone, condomínio ou outras) e outras que eventualmente são passíveis de corte (como gastos com lazer, roupas etc.).

Outro ponto importante é a avaliação de todas as dívidas possuídas. Aí entra o financiamento da sua casa, do carro, parcelamentos no cartão de crédito, crediários, consórcios e todo tipo de dívida que consome a sua renda. Saber o saldo devedor da sua dívida e quanto é pago de juros também é essencial na avaliação da sua situação financeira.

Por fim, faça um balanço patrimonial próprio. Veja os bens e investimentos que você possui. Inclua ainda qual a rentabilidade obtida com eles.

Estabeleça o seu objetivo e conheça sua BIO Financeira

O próximo passo é verificar qual o seu objetivo e qual o tempo necessário para alcançá-lo. Com a avaliação da sua situação financeira você pode estimar o valor de renda disponível que você poderá investir mensalmente.

Além disso é muito importante fazer uma avaliação da sua BIO Financeira: seu perfil de risco, capacidade financeira/ patrimonial e momento de vida.

Caso você seja alguém mais novo, tenha um plano de longo prazo ou se sinta confortável com risco, poderá considerar investimentos com um risco mais elevado, mas com um retorno potencial também maior.

Caso o seu momento de vida, capacidade financeira/patrimonial e perfil exija mais prudência ou o objetivo seja de curto prazo, o ideal são investimentos de menor risco.

Reserva de emergência

É fundamental ter dinheiro líquido para a sua reserva de emergência, para caso ocorram eventuais imprevistos.

Outro ponto muito relevante na elaboração do plano de investimentos é a diversificação dos investimentos, sempre com o objetivo de diminuir o risco agregado.

Uma ótima ideia que pode ajudar na elaboração do seu plano de investimentos é conversar com um especialista em investimentos. Ele poderá auxiliá-lo na avaliação do seu plano, ajudando a montar uma carteira em que sua BIO Financeira esteja alinhada com o seu objetivo de uma maneira eficiente.

Siga o seu plano e monitore os seus investimentos

Tendo estabelecido o plano, busque segui-lo e monitore os seus investimentos. Caso seja a primeira vez que você está investindo ou haja uma mudança significativa na sua vida (como o nascimento de um filho ou uma mudança de emprego), talvez valha a pena revisitar o plano e alinhar o seu risco a esse novo momento de vida.

Monitore os seus investimentos para verificar se o retorno obtido está em linha com o plano traçado e se a diversificação dos seus investimentos é suficiente para mitigar os riscos.

Eventualmente, se algum investimento tiver uma mudança nos seus fundamentos, avalie outras opções, mas lembre-se sempre que retornos passados não garantem retornos futuros e que investimentos de maior risco podem ter períodos de rentabilidade aquém do esperado.

Conclusão

Um plano de investimento é um instrumento ótimo para o planejamento de algum objetivo, seja ele de curto, médio ou longo prazo. Busque elaborar um plano com um objetivo claro e factível. Tendo conseguindo o objetivo esperado, elabore outros planos.

Esse é um hábito bastante positivo que tende a gerar ótimos resultados na sua vida pessoal.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×