Planilha de fluxo de caixa empresarial

  • 13/09/2016
Página inicial - Empresas - Planilha de fluxo de caixa empresarial

No ambiente empresarial, são muitas as empresas que iniciam e mantém suas atividades sem fazer um planejamento e controle dos seus gastos e de suas receitas. Uma solução para você que quer vencer essas barreiras e iniciar um controle financeiro empresarial de forma prática e simplificada, é por meio do uso de uma planilha de fluxo de caixa empresarial.

O fluxo de caixa é uma forma de controlar e apresentar todas as entradas e saídas financeiras da organização em um período estabelecido, possibilitando saber a atual situação do caixa.

O que é uma planilha de fluxo de caixa empresarial?

A planilha de fluxo de caixa empresarial é uma ferramenta que auxilia o empresário a fazer o preenchimento e acompanhamento das receitas e despesas da empresa de forma organizada e interativa.

No modelo de planilha de fluxo de caixa empresarial da Par Mais, você pode fazer o acompanhamento mensal de todos os gastos e recebimentos da sua empresa. Nela você divide suas receitas de acordo com os produtos e serviços, calcula os impostos e encargos cobrados e divide suas despesas em: operacionais, administrativas, pessoal e financeiras. Além disso, você terá um espaço para controlar os recebimentos e saídas como empréstimos, investimentos e distribuição de lucro.

Para deixar o uso da ferramenta ainda mais simples, a planilha conta com uma aba de instruções e dicas, espaço onde são gerados gráficos automaticamente com a finalidade de facilitar a análise dos resultados obtidos mês a mês e, para não deixar dúvidas, um vídeo de como utilizá-la.

planilha de fluxo de caixa empresarial

É importante fazer o controle do fluxo de caixa por meio da planilha empresarial?

O simples lançamento das entradas e saídas por si só não trás valor algum para a gestão do negócio. Por isso a importância de se utilizar uma ferramenta que permita realizar um controle financeiro efetivo e auxilie em tomadas de decisões, permitindo basear-se em fatos.

O controle financeiro efetivo, entre outras atividades, consiste em estar atento aos períodos que o dinheiro entra e sai da empresa para manter um capital de giro suficiente e não ficar devendo para os fornecedores. Ademais, significa planejar uma reserva de emergência que deve ser mantida no fluxo de capital, verificar viabilidade de investimentos futuros e identificar o momento certo de colocar o pé no freio ou no acelerador da gestão do empreendimento.

Além de servir de base para o controle financeiro, o fluxo de caixa empresarial apóia as tomadas de decisões dos gestores, já que manter um fluxo atualizado permite dar respostas rápidas às mudanças de mercado e situações inesperadas do dia a dia.

Como a ParMais pode ajudar na gestão financeira da sua empresa?

A missão da Par Mais é empoderar financeiramente o maior número de pessoas, famílias e empresas. E para te dar o poder financeiro do seu negócio nós atuamos em todos os níveis da gestão financeira: o operacional, o tático e o estratégico.

A gestão financeira operacional consiste no controle dos recebimentos e despesas da empresa, podendo ser feita mês a mês utilizando-se a planilha de fluxo de caixa empresarial que é disponibilizada para download.

Já a gestão financeira no nível tático abrange a análise dos dados lançados, comparação do resultado obtido com a meta de orçamento planejada e, também, no monitoramento do capital de giro necessário para manter a saúde financial  da empresa.

Por fim, a gestão financeira estratégica atua no ambiente futuro da empresa, considerando o contexto onde está inserida. Ou seja, por intermédio dos resultados operacionais e táticos, são feitas projeções futuras para o negócio, considerando financiamentos, captação de recursos com investidor, ampliação, mudança do ambiente e etc.

Conclusão

Como foi exposto, são muitas as atividades de gerenciamento que estão por trás de um fluxo de caixa empresarial. Fazer o preenchimento desse fluxo a moda antiga, no caderno de anotações, limita muito todas essas atividades que são tão importantes para manter a saúde financeira do seu negócio. Portanto, vença as barreiras para o controle financeiro utilizando a planilha de fluxo de caixa empresarial da Par Mais.

O preenchimento do fluxo de caixa é o primeiro passo de uma boa administração das finanças do seu empreendimento. Mas, se você ou não tem tempo ou, ainda, encontra dificuldades em fazer a gestão financeira da sua empresa, considere ter ao seu lado a expertise dos especialistas de uma consultoria de planejamento financeiro e, com os da Par Mais, pode ser a diferença entre o lucro ou prejuízo.

Se empodere financeiramente e cuide da saúde da sua empresa.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 2

       

Últimas publicações