Conquiste a liberdade financeira: saia dos bancos e invista por corretoras

  • 31/08/2017
Página inicial - capital - Conquiste a liberdade financeira: saia dos bancos e invista por corretoras

liberdade financeira

Os brasileiros são aculturados desde cedo que os bancos são as melhores opções para deixar seu dinheiro aplicado. Com isso, existe grande receio em investir por meio de corretoras de valores, que dão acesso a aplicações financeiras melhores e permitem alcançar a liberdade financeira com tranquilidade.

O objetivo deste artigo é mostrar que é possível, seguro e muito prático acessar boas opções de investimentos no mercado financeiro, que vão muito além dos grandes bancos. A ideia é ajudar o leitor a visualizar alguns pontos que podem o estar impedindo de dar esse próximo passo importante para conquistar a liberdade financeira.

Não tenha medo do desconhecido

Sair da zona de conforto de uma situação já estabelecida causa uma grande insegurança nas pessoas. Para o investidor, sair dos serviços dos grandes bancos e investir numa instituição financeira independente pode trazer muitos medos. Afinal, ninguém quer perder o patrimônio acumulado com algo que nem conhece ou nunca ouviu falar.

Outros comportamentos, como a comodidade e a preguiça, também podem fazer com que as pessoas deixem de melhorar seus investimentos. Assim, elas ficam presas às condições impostas pelos bancos, que geralmente cobram altas taxas de administração e oferecem menores rentabilidades. Com isso, ficam mais longe da liberdade financeira.

Evolua financeiramente

Evoluir financeiramente é um sonho de qualquer pessoa. Todo mundo quer viver sem dificuldades financeiras e ter uma renda capaz de suprir os custos básicos e ainda ter sobras para conquistar patrimônio com o tempo. Para isso, o investidor também deve “pisar fora da caixa”. No caso, sair dos grandes bancos e partir para uma corretora de valores.

Enviar os recursos do banco para uma corretora de valores é muito simples. O primeiro passo é abrir uma conta na corretora. O processo é rápido e não é precisa nem ter dinheiro na hora do cadastro. Depois, basta enviar o dinheiro do banco para a corretora através de uma transferência eletrônica (TED).

O investidor não precisa ficar em dúvida quanto à segurança da transação. Os recursos enviados para a corretora continuarão nominais e sob propriedade do investidor. Dependendo do investimento, a custódia poderá até ser de uma instituição diferente, mas o dinheiro estará atrelado ao nome do investidor pelo seu CPF.

Escolha os investimentos mais adequados

Escolher os investimentos é uma etapa decisiva na conquista da liberdade financeira. É aqui que o investidor deve prestar mais atenção entre o que é oferecido pelos grandes bancos e pelas corretoras. Essa escolha deve envolver três fatores:

  • o perfil psicológico frente aos investimentos – a capacidade de enfrentar as oscilações;
  • o momento de vida – idade, fase profissional, número de dependentes;
  • os objetivos financeiros – para cada objetivo é necessário escolher a estratégia da carteira de investimentos.

E se as corretoras falirem?

Um dos maiores medos dos investidores é quanto à segurança da instituição financeira. E se a corretora falir? Vou perder tudo o que juntei? Como faço para recuperar minhas economias? Essas são algumas das dúvidas mais comuns nestas situações.

As chances de uma corretora quebrar são bem baixas. Mas, se isso acontecer, basta escolher outra instituição e transferir seus investimentos para lá. Pode parecer estranho, mas é simples desse jeito mesmo. O investidor não perde o que investiu e pode realocar suas aplicações em produtos de uma outra corretora.

Para um melhor entendimento, vale fazer uma comparação com um condomínio que é administrado por uma empresa terceirizada. Caso a empresa administradora venha a falir, basta que os condôminos escolham outra empresa para administrar o condomínio.

Ninguém perderá seu patrimônio (seu imóvel, neste caso). Com investimentos acontece exatamente a mesma coisa. Ninguém perderá seu dinheiro se a corretora quebrar. Ela não passa de uma intermediadora entre investidor e instituição financeira que torna viável o acesso a bons investimentos.

Conclusão

Os brasileiros têm medo de sair dos grandes bancos para investir por instituições financeiras independentes, como as corretoras de valores. Além de elas oferecerem uma maior variedade de produtos, os investimentos também costumam ter taxas de administração menores e rentabilidades mais atrativas.

Sair da zona de conforto nunca é fácil. Para chegar lá, o investidor precisa alinhar seus objetivos financeiros com seu perfil psicológico e seu momento de vida. Depois disso, o próximo passo é transferir seus recursos do banco para uma corretora e escolher produtos de investimentos que o ajudem a alcançar a liberdade financeira.

Nossos artigos