Entenda o que são Family Offices e como funcionam

  • 23/10/2019
Página inicial - Vida financeira - Familly Office - Entenda o que são Family Offices e como funcionam
Family Office

Family Offices são empresas especializadas em consultoria e gestão de patrimônio para indivíduos e famílias de alto poder aquisitivo. Grande parte dos bancos prestam serviços de administração de fortunas, no entanto os Family Offices se diferenciam por oferecer uma solução mais integrada, ampla e personalizável para atender as demandas cada núcleo familiar.

A importância do Family Office

Quanto maior a fortuna de uma família, mais complexos são os aspectos que devem ser avaliados ao realizar a sua gestão. Questões tributárias, jurídicas, financeiras, sucessórias, filantrópicas, entre outros, devem ser levados em consideração no planejamento familiar e o Family Office aparece como uma solução para auxiliar e ordenar esses assuntos.

Serviços oferecidos

O Family Office pode oferecer uma gama enorme de soluções, de acordo com a necessidade da família. Confira alguns dos serviços tradicionalmente associados aos Family Offices:

  • Gestão de patrimônio: esse serviço abrange o diagnóstico da situação financeira familiar, alocação global de ativos e estratégias de investimento, avaliação das ações não cotadas em bolsa (private equity), gestão do relacionamento bancário, entre outros serviços.
  • Governança familiar: inclui a implementação da governança familiar, preparativos para sucessão na empresa familiar, organização de assembleias familiares, apoio em reuniões do conselho familiar, entre outros.
  • Planejamento patrimonial: esse serviço abrange o planejamento sucessório, a continuidade da empresa familiar, planejamento imobiliário, elaboração de acordos pré-nupciais e testamentos, seguros, entre outros serviços.
  • Serviços de trustee e corporativos: inclui o aconselhamento sobre assuntos de constituição e administração de empresas, gestão de participações acionárias, coordenação de contatos com autoridades locais e estrangeiras, seleção de jurisdições para trustes e fundações, entre outros.
  • Planejamento sucessório/partilha: envolve a adoção de estratégias para assegurar as proteções necessárias dos integrantes da família, evita possíveis conflitos entre herdeiros com planejamento da distribuição da herança, clareza do que cada um terá, controle da situação patrimonial futura, tranquilidade, segurança e redução de custos e despesas.
  • Planejamento tributário: inclui a análise de estruturas mais eficientes no aspecto tributário (como holdings, FIPs, etc), aconselhamento fiscal, migração de empresa fiscal, preparação de declarações fiscais, entre outros.
  • Caridade e filantropia: abrange o planejamento de filantropia, administração de instituições de caridade, formulação de estratégias de doação, preparação de iniciativas filantrópicas, entre outros.

Vantagens e custo de um Family Office

Contratar ou criar um Family Office pode trazer várias vantagens. Eles podem ajudar no planejamento da estrutura da família, além de facilitar e auxiliar em vários serviços e tarefas que a família precisa executar. No geral, os Family Offices oferecem diversos serviços profissionais, sempre com o interesse da família em vista, aumentando a eficiência nos mais diversos aspectos da sua gestão.

O contraponto a isso é o seu preço. O custo da prestação desses vários serviços com alta qualidade e exclusividade varia com a complexidade da estrutura familiar, com o tamanho do patrimônio, a quantidade dos serviços, entre outras questões. O Family Office pode cobrar uma taxa fixa, um percentual sobre o patrimônio administrado ou ainda uma combinação das duas.

Apesar disso, a otimização de alguns aspectos da família, como o ocorrido no planejamento tributário, de seguros, entre outros, pode gerar uma economia relevante de custos que compense o valor de manutenção da estrutura do Family Office.

Conclusão

Os Family Offices prestam diversos serviços para famílias ou indivíduos que possuem grandes riquezas, serviços esses que vão desde a gestão patrimonial dos recursos familiares até serviços de apoio geral à família. Existem diversas vantagens na contratação de um Family Office, como o aumento da eficiência e a otimização na gestão dos recursos da família, no entanto o seu custo tende a ser bastante alto.

Nossos artigos